segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ÊTA MUNDO BOM:Mafalda diz que perdoa Romeu

Moça escreve carta declarando seu amor ao vigarista.

Mafalda (Camila Queiroz) anda numa "sofrência" só desde que Romeu (Klebber Toledo) partiu. A caipira até já garantiu que vai virar freira caso não se case com o vigarista. Sabendo que Josias(Flávio Migliaccio) vai para São Paulo tentar localizar Romeu, ela escreve uma carta declarando seu amor e garantindo que perdoa o rapaz:
"Romeu. Eu quero cum todas as força do meu coração lhe . Seje o que  que hôve, eu hei deperdoáVorta preu. Eu te amo!". Será que a mensagem chegará nas mãos do galã? Confira Êta Mundo Bom! nesta segunda-feira, 29/2. Saiba mais sobre o capítulo. 
Gshow

Leonardo DiCaprio é um dos favoritos ao Oscar; conheça outros

Faltando pouco mais de vinte e quatro horas para a cerimônia de entrega do oscar, os correspondentes Fabio Turci e Lucas Louis já estão em Los Angeles. Eles prepararam esta reportagem especial pra mostrar quem são os favoritos na edição de número 88 da maior festa do cinema.
O caminho dos artistas pelo tapete vermelho tem um monte de estátuas do Oscar. Mas a única que interessa é a menor de todas, aquela que cabe na mão. Em Hollywood, na época do Oscar, até o sonho da gente é dourado. Pelo menos é assim que eles vendem o peixe. Só que, na hora da festa, não tem sonho, não. Tem, sim, olhos bem abertos. Do mundo inteiro. Olhos por todo lado. Dave veio de outro estado, Colorado, só pra ver o Oscar.
O tapete vermelho leva os artistas até a entrada do teatro onde é a cerimônia. Muitas vezes, quem passa por aqui já tem o sorriso de campeão, de quem é favorito. Mas, agora, pelo menos o Oscar de melhor filme é um dos mais disputados dos últimos anos.
Se os outros prêmios anunciados este ano servem de referência, existem três favoritos:
"A grande aposta", "Spotlight - Segredos revelados" e "O regresso", o filme com mais indicações este ano: 12.
Leonardo DiCaprio, que tá indicado ao Oscar pela quinta vez como ator e nunca ganhou, faz o papel de um caçador em "O regresso". E tá impressionando muita gente. Até quando não fala nada.
Na disputa de melhor atriz, Brie Larson tá sendo apontada como favorita. Ela vive a mãe que é mantida refém há anos com o filho num cômodo minúsculo em "O quarto de Jack".
Mas, se ela tá na dianteira, tem alguém no retrovisor:  Saoirse Ronan, no papel de uma imigrante irlandesa nos Estados Unidos no filme "Brooklin".
O Oscar de ator coadjuvante pode ir pra um artista que se confunde com o próprio personagem. Sylvester Stallone ou Rocky Balboa?
Quando fez o primeiro "Rocky", 40 anos atrás, Stallone disputou o Oscar de melhor ator, mas não ganhou. Nunca mais concorreu - até agora. Voltou com o mesmo personagem - quase setentão, como ele.
A disputa de melhor atriz coadjuvante está apertada. E meio confusa. Não faz muito sentido Alicia Vikander estar nessa disputa. Ela é atriz principal, e não coadjuvante, em "A garota dinamarquesa".
A mesma coisa com Rooney Mara - tão protagonista quanto a outra protagonista Cate Blanchett, em "Carol".
De qualquer forma, as duas tão sendo elogiadas e premiadas por estes papéis. E enfrentam a também premiada Kate Winslet, do filme "Steve Jobs".
A lista termina com Jennifer Jason Leigh, de "Os Oito Odiados".
E Rachel McAdams, de "Spotlight - segredos revelados".
Viu que não apareceu nenhum artista negro aí, né? É o segundo ano seguido que o Oscar só tem atores brancos concorrendo. O apresentador da cerimônia, sim, é negro: o ator Chris Rock. Ele já deu a entender que vai falar disso e até andou fazendo ironia com o "Oscar branco".
A atuação de Chris Rock, no papel dele mesmo, e ao vivo, vai ser uma das surpresas da noite.
A Globo transmite a cerimônia de entrega do Oscar amanhã, depois do Big Brother Brasil.
www.g1.com.br/jn

“Negligência dos Bancos aumenta a sensação de insegurança no interior”, diz Anísio Maia

Na ultima quinta-feira, 25, a Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança, da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), presidida pelo deputado Anísio Maia (PT), realizou na cidade de Jacaraú mais uma audiência pública dentro de ciclo de debates sobre segurança e enfrentamento à violência no estado.
Presidida pelo deputado Anísio Maia, e secretariada pelo deputado José Paulo (PCdoB), a audiência pública foi extremamente prestigiada, contando com a participação dos deputados Bosco Carneiro (PSL) e Camila Toscano (PSDB). Para além do Legislativo Estadual, fizeram parte da Mesa o desembargador José Aurélio da Cruz, o Secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Cláudio Lima, além dos prefeitos de Jacarú, João Ribeiro e de Pedro Regis, José Aurélio Ferreira.
A maior parte dos participantes, inclusive os vereadores da região, registraram o aumento de pequenos furtos na zona rural, porém, ressaltaram que os ataques aos bancos, ou aos seus correspondentes, são hoje a maior causa da sensação de insegurança nos municípios de Jacaraú, Pedro Regis, Curral de Cima e Lagoa de Dentro.
Para o deputado Anísio Maia fica evidente que a negligência dos bancos prejudica a população. “Os bancos hoje tem a maior taxa de lucro, inclusive ganham com a atual crise econômica. Porém, se recusam a investir na segurança de seus clientes. Nem mesmo as portas giratórias com detector de metais são instaladas nas agências de pequenas cidades do interior”, afirmou.
Já está em vigor lei que obriga os bancos a indenizarem vítimas de violência
Na ocasião, o deputado Anísio Maia lembrou que já está em vigor uma alteração de sua autoria na Lei Estadual 10.564/2015 que obriga os bancos a indenizarem as vítimas de ações de violência envolvendo as atividades bancárias. Desta forma, espera-se que os bancos se preocupem, e invistam na segurança de seus clientes.
“Há casos de transtornos causados por explosões e tiroteios, lesões corporais e até mesmo mortes, por conta da negligência dos bancos que não investem na segurança de suas agências. Não é papel da polícia proteger os lucros das instituições financeiras. Agora com esta lei os bancos terão que indenizar as vítimas de seus descasos”, explicou o parlamentar. 
Portal vale Mamanguape

Aluno em greve de fome sofre convulsões e é levado para emergência do HU

Um dos quatro estudantes que estão acorrentados à entrada da reitoria há uma semana em greve de fome, passou mal. O estudante de Serviço Social Daniel teve convulsões e precisou ser levado à emergência do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).
Devido a demora na chegada do atendimento, o jovem foi levado ao HU em outro veículo.Minutos depois, a equipe médica chegou ao local mas foi avisada que o estudante já havia seguido para o HULW.
O fato ocorreu durante a visita da reitora da UFPB Margareth Diniz aos estudantes do movimento grevista. Ela estava acompanhada por auxiliares e não interveio nem se manifestou na ocasião.
Reunião
Na tarde desta segunda-feira (29), a partir das 15h, acontece uma reunião convocada pela reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Margareth Diniz, em conjunto com representantes da Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público Federal (MPF), Procuradoria da UFPB, equipe de pró-reitores, Direitos Humanos, Associação dos Docentes da UFPB (Adufpb), Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da UFPB (Sintespb), Diretório Central de Estudantes (DCE) e estudantes.
O objetivo é dar encaminhamento às reivindicações dos estudantes que estão acampados na rampa da reitor.
PARAÍBA JÁ

Governador reclama da queda do FPE e cobra agilidade de Dilma na liberação de recurso



Desesperador. Foi assim que o governador Ricardo Coutinho classificou, em entrevista nesta segunda-feira (29), a queda de 12,7% do Fundo de Participação dos Estados do mês de janeiro de 2016 em comparação com o mesmo período do ano passado. A redução é reflexo da crise nacional por que passa o país.

Segundo o governador é necessário que a presidente Dilma seja mais ágil para solucionar o problema, ativando a economia, sobretudo para gerar tanto emprego quanto o consumo.

“A presidente não vai atender um estado sem atender o outro. A solução tem que ser para todos e isso está sendo feito. Agora o que eu peço é que haja agilidade, porque a economia está cada vez caindo, o reflexo nos estados tem sido violento, você fechar o mês de janeiro, que é um mês cheio, gordo de arrecadação, com uma queda de 12,7% do FPE em relação a janeiro do ano passado é desesperador”, desabafou.

O governador disse que está trabalhando junto ao governo federal para poder, o mais rápido possível receber os recursos, fazer as licitações e ter as obras de infraestrutura e recursos hídricos que efetivamente o estado precisa.

ENTENDA COMO FUNCIONA O FPE

A Constituição Federal  determina que 21,5% da receita arrecadada com IR (Imposto Sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza) e IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) sejam repassados pela União aos Estados e Distrito Federal. Esse repasse é feito por meio do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal - FPE.

A distribuição dos recursos do FPE deve ser proporcional ao coeficiente individual de participação resultante do produto do fator representativo da população de cada Estado.

Os índices de repasse desse fundo são calculados pelo Tribunal de Contas da União utilizando como fatores a população e o universo da renda per capita.

À medida que for recebendo as comunicações do recolhimento dos impostos (IR e IPI) para escrituração na conta “Receita da União", o Banco do Brasil S.A. deve providenciar para que o percentual destinado ao FPE seja automaticamente creditado em conta dos Estados e Distrito Federal.

Os créditos do FPE são feitos a cada 10 dias: geralmente nos dias 10, 20 e 30 de cada mês (se coincidir com sábado, domingo ou feriado, o crédito é feito no dia anterior).

As declarações do governador foram dadas à imprensa, durante solenidade de entrega da Escola Cidadã  Integral Helinton Santana, em Santa Rita. A unidade tem capacidade para atender 320 alunos em tempo integral e fica situada no bairro Marcos Moura, próximo à rua Governador João Leite, no município de Santa Rita. Foram investidos mais de R$ 4,1 milhões na sua construção.

Márcia Dias Henrique Lima

PB AGORA

No Brasil, Nobel de Medicina defende vacina de HPV também para meninos

Atualmente, meninas de 9 a 13 anos recebem a vacina pelo SUS no país.
HPV está relacionado a cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Em visita ao Brasil na semana passada, o médico virologista alemão Harald zur Hausen - laureado com o prêmio Nobel de Medicina de 2008 por ter descoberto a relação entre o papilomavírus humano (HPV) e o câncer do colo do útero - defendeu que a vacinação contra HPV se estenda também aos meninos. Hoje, no Brasil, a vacina é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a meninas de 9 a 13 anos de idade, em três doses.
“Se vacinássemos somente os meninos, provavelmente preveniríamos mais casos de câncer do colo do útero do que vacinando somente meninas”, disse zur Hausen nesta sexta-feira (26) em entrevista a meios de comunicação no A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo, onde participou de um evento científico.
O virologista contou ainda que ficou desapontado em saber que o Brasil só introduziu a vacina contra HPV no calendário nacional de vacinação em 2014 e considera que o atraso em relação a outros países pode significar que o país deixou de evitar muitos casos de câncer do colo do útero. Segundo o Instituo Nacional de Câncer (Inca), 70% dos casos desse tipo de câncer são provocados pelos dois tipos oncogênicos de HPV que estão incluídos na imunização.
Leia, abaixo, os principais trechos da entrevista com o cientista:
Oposição contra a vacina por temor de efeitos colaterais
Descobri, com um pouco de decepção, que o Brasil só começou o programa nacional de vacinação contra HPV em 2014. A vacina foi licenciada em vários países em 2006  e, olhando para as altas taxas de câncer do colo do útero no Brasil, acho uma pena porque ela poderia prevenir um grande número de casos. Quem não recebeu a vacina neste período está mais sujeito à doença e é possível até calcular quantos morreram devido a esse atraso.
Hoje temos dados muito bons disponíveis e publicados sobre a quantidade de efeitos colaterais dessa vacinação, particularmente na Austrália onde estudos conduzidos de forma muito cuidadosa mostram que - além dos efeitos que aparecem nas primeiras 24 horas da vacinação, como vermelhidão no local da vacinação e um pouco de dor, o que é comum na maioria das vacinas - há um efeito em cada 100 mil doses aplicadas. Neste caso, é uma alergia contra a proteína presente na vacina, a proteína do HPV. É uma taxa muito menor do que os efeitos colaterais de muitas outras vacinas que damos a crianças pequenas. [A segurança da vacina já foi questionada no Brasil por grupos temendo efeitos colaterais.]
É uma das vacinas mais efetivas, porque a conversão da formação dos anticorpos depois da vacinação é quase de 100% nas crianças vacinadas. Se pegar a vacina de hepatite B, que é também muito eficiente, 5% das pessoas não desenvolvem anticorpos contra o vírus.
É muito segura, é altamente eficaz e há evidências que previne as lesões precursoras de câncer, ao menos dos tipos de HPV que estão na vacina.
Meninos deveriam ser vacinados contra HPV
Tem um aspecto que, na minha opinião, precisa ser fortemente enfatizado, que é a vacinação de meninos. Primeiro, em todas as sociedades, globalmente, os homens entre 15 e 40 anos de idade têm mais parceiros sexuais do que as mulheres da mesma idade. Eles são os maiores transmissores de HPV devido ao maior número de parceiros sexuais.
Outras razões pelas quais eles deveriam ser vacinados é o câncer de faringe, que está acontecendo em um número muito maior em grandes cidades em comparação a áreas rurais. Também o câncer na região anal, que ocorre, em muitos países, muito mais frequentemente em homens do que em mulheres. Há evidências de que - como o mesmo vírus foi encontrado nessas lesões, geralmente o HPV 16 e o HPV 18 -  essas doenças também seriam prevenidas pela vacinação.
G1

Após cinco dias sem comer, estudante em greve na UFPB desmaia de fome

Um dos quatro estudantes que estão fazendo greve de fome na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) passou mal e desmaiou neste domingo (28). Em nota postada nas redes sociais, os líderes do movimento informaram que um dos grevistas, chamado Marcos, sofreu uma queda de pressão causada pelo baixo nível de glicose por estar há mais de 120 horas sem se alimentar.

Leia mais:
Reitora da UFPB não compreende greve de fome: “um dos alunos é beneficiado”
Alunos da UFPB mantêm greve de fome e se reúnem para decidir ocupação da reitoria
Universitários fazem greve de fome em protesto contra precariedades na UFPB
UFPB é tão frágil quanto alunos que estão em greve de fome, diz vice-reitor

Acorrentados na entrada da reitoria da UFPB desde o último dia 23, os estudantes estão fazendo greve de fome em protesto ao resultado da seleção do auxílio moradia, um recurso de R$ 550,00 pago mensalmente pela universidade para ajudar alunos de baixa renda a se manter em João Pessoa.
Auto-proclamados independentes, “por conta e risco”, sem contar com apoio explícito do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFPB) ou de movimentos como o ‘Levante Popular da Juventude’, eles reclamam da demora no anúncio do resultado do auxílio moradia, que durou mais de um ano, e principalmente o número de vagas, que seria insuficiente e não atenderia minimamente a demanda de estudantes.

De acordo com o estudante Felipe Bezerra, um dos líderes do movimento, houve caso de estudante que passou duas semanas dormindo na rodoviária e teve de trancar o curso e ir embora por não ter condições de se manter na capital paraibana.

Apesar do valor pago ser considerado baixo, a quantidade de bolsas de auxílio-moradia, 150, é a principal reivindicação dos estudantes. De acordo com eles, esse número nem chega próximo da necessidade real, levando em conta que a seleção via Enem/Sisu aumentou consideravelmente o número de estudantes vindos de outros estados e de cidades do interior.
Leia abaixo a nota postada pelo movimento nas redes sociais:

PORTAL PARAÍBA JÁ

COMENTÁRIO:

ACREDITE, "O JAMAIS ESPERADO ACONTECE Á OLHO NÚ." UM ALUNO DESACOBERTADO RETRATA NIGLIGÊNCIA DE UMA SOCIEDADE VIVIDA AFAVORES. A CORRENTE FORTE DIANTE DA FORMAÇÃO DE NOVOS CIDADÃOS DECAEM CEDENDO ESPAÇO PARA DESALENTOS PRECÁRIOS. 

A REALIDADE DO FATO PROCEDE:PERDA DOS VALORES CONSTITUCIONAIS OU MEDO DE DESCONSIDERA-SE DAS AGREGAÇÕES INSTITUÍDAS MERAMENTE, FAVORECENDO  Á CAUSA DE DESCRÉDITO DOS VALORES HUMANOS E SOCIAIS.--

Marina Sousa
8784-8981

Botafogo-PB vence o Paraíba e mantém liderança do Grupo B

 Botafogo-PB e Paraíba se enfrentaram na tarde deste domingo (28) pela sexta rodada do Campeonato Paraibano de 2016. Sem muita dificuldade, o Belo venceu por 3 a 0 no estádio Almeidão, e segue líder isolado do Grupo B.

Para poupar alguns jogadores devido ao desgaste causado pelas viagens que o time fez nas últimas, o treinador Itamar Schulle decidiu poupar boa parte do time titular. Porém, o futebol permaneceu inalterado.

Sem articulação no meio-campo, as bolas lançadas de longa distância era a única forma encontrada do time para jogar. E não dava certo, já que o time cajazeirense, bem postado em campo, não dava espaços.

Mas aos 27 minutos uma falha bizarra da defesa do Paraíba fez com que o Botafogo-PB abrisse o placar. O zagueiro Marcelo recebeu a bola, cochilou e perdeu para Carlinhos, que cruzou para Jéfferson Recife, que apareceu sozinho na segunda trave e marcou o gol do Belo.

Apesar da vitória, o técnico Itamar Schulle não estava contente com a exibição do time, e ainda aos 35 minutos da primeira etapa tirou Janeudo de campo para colocar Lukinhas.

No início do segundo tempo parecia que as coisas seriam diferentes. Após boa jogada pela esquerda, Jéfferson Recife chegou na linha de fundo e cruzou para o meio da pequena área, onde Jó Boy apareceu livre para só empurrar a bola para a rede aos 33 segundos.

Aos 7, mais um gol do Belo. Carlinhos foi derrubado na área e Pablo Alves marcou pênalti. Muller cobrou no meio do gol de Genivaldo e ampliou a vantagem para o time pessoense.

Com a vantagem, o Botafogo-PB passou a administrar o jogo, e a Cobra Coral do Sertão não conseguia criar nada. A partida chegou a esquentar, mas apenas por causa de um desentendimento entre o zagueiro Marcelo Xavier, do Belo, e o atacante Danúbio, do Paraíba, que discutiram asperamente por algumas oportunidades. O defensor acabou sendo advertido com o cartão amarelo.

A vitória por 3 a 0 manteve o Botafogo-PB na liderança do Grupo B do Campeonato Paraibano, agora com 14 pontos. O próximo compromisso do Belo será na quarta-feira (02), quando enfrentará o Fortaleza pela Copa do Nordeste. Já o Paraíba pega o Atlético, em Cajazeiras, no domingo (06).

Ficha técnica

Botafogo-PB 3 x 0 Paraíba

Campeonato Paraibano de 2016 (6ª rodada)

Estádio: Almeidão

Arbitragem: Pablo Alves/ Oberto Santos/ Adriana Basílio

Gols: Jéfferson Recife, Jó Boy, Muller (B)

Cartões amarelos: Djavan, Marcelo Xavier, Muller (B); Cleitinho (P)

Botafogo-PB: Michel Alves, Roberth, Magno Alves, Marcelo Xavier, Zeca (Jó Boy); Thiago Costa, Djavan, Jéfferson Recife, Janeudo (Lukinhas); Carlinhos (Warley), Muller. Técnico: Itamar Schulle

Paraíba: Genivaldo, Renatinho, Alenilson, Nilson Paraíba (Marcelo) (Ítalo), Gilberto Matuto; Algodão, Ramon, Xinho, Cleitinho (Vaninho); Danúbio, França. Técnico: Suélio Lacerda.

PB AGORA

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Dois filmes inspirados em fatos que foram notícia concorrem ao Oscar

Filme "A Grande Aposta" conta a história real de investidores. Outro filme que disputa o Oscar também saiu das manchetes nos EUA é "Spotlight".













Domingo (28), Hollywood vai premiar com o Oscar os profissionais considerados os melhores da indústria do cinema no ano passado. Entre os indicados estão duas produções inspiradas em fatos que foram notícia na imprensa mundial.
Em economia, tudo tem dois lados. Quando o dólar sobe ou desce, quando os juros sobem ou descem, tem gente que perde, tem gente que ganha.
Mesmo quando acontece uma crise arrasadora, como a de 2008, nos Estados Unidos, tem gente que perde e tem gente que ganha.
O filme "A Grande Aposta" conta a história real de investidores que perceberam como a euforia no mercado financeiro iria terminar mal.
Os juros eram baixos e os bancos vendiam financiamento de imóveis que nem água. Tinha gente rindo à toa, achando que o mercado imobiliário era sólido como pedra.
Até que a pedra ruiu. Veio a crise e aquele grupo de investidores enriqueceu porque tinha feito a aposta certa.
Turney Duff trabalhou no mercado financeiro em Wall Street por 15 anos. Ele disse que o mercado foi, sim, o grande culpado pela crise, mas que o filme não dá tanta atenção aos outros culpados - como o próprio governo. Turney concorda que quase ninguém deu bola pro risco de a bolha estourar.
A crise de 2008 é notícia até hoje. A última das medidas pra recuperar a economia dos Estados Unidos durou até dois meses atrás. As doações de bancos de Wall Street são assunto na campanha eleitoral nos Estados Unidos. O filme "A Grande Aposta" não é um documentário, mas se baseia no que a gente viu na TV, na internet, nos jornais. E outro filme que disputa o Oscar também saiu das manchetes nos Estados Unidos.
"Spotlight - segredos revelados" mostra uma premiada investigação jornalística do começo dos anos 2000. Uma equipe do jornal "Boston Globe" revelou que padres abusavam de menores e eram acobertados pela Igreja Católica. Mark Ruffalo concorre ao Oscar de ator coadjuvante pelo papel do jornalista Mike Rezendes.
Em entrevista à Globo, ao lado do verdadeiro jornalista, o ator disse: "fico revoltado de pensar no que aconteceu com a vida dos jovens que foram vítimas".
Mike contou que ainda trabalha no mesmo jornal. E disse que o jornalismo investigativo é uma forma de responsabilizar até os poderosos pelo que eles fazem de errado.
www.g1.com.br/jn

Rio tem maior temperatura e sensação térmica do ano neste sábado

Sensação térmica chegou a 48,6°C na Zona Oeste; temperatura foi de 41,4°C.Cidade entrou em estágio de atenção por volta das 16h15.


O sistema Alerta Rio informou que a cidade registrou neste sábado (27),  a maior temperatura e a maior sensação térmica de 2016. A maior sensação térmica foi de 48,6°C na estação Barra/Riocentro as 14h45min. A temperatura máxima foi de 41,4°C na estação Guaratiba, na Zona Oeste as 13h15 e a mínima foi de 25,7°C na estação Alto da Boa Vista as  02h00 .

Nuvens negras surgiram em vários bairros da cidade. Em São Cristovão, na Zona Norte,  parecia que já havia anoitecido. Por volta das 16h15, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o município entrou em estágio de atenção devido a atuação de núcleos de chuva moderada a forte sobre a cidade.

O sábado foi de céu parcialmente nublado a nublado no Município do Rio de Janeiro. O dia foi de muito calor. Turistas e cariocas aproveitaram o dia de sol na praia. Em alguns bairros da Zona Sul, o céu ficou azul com poucas nuvens durante toda a manhã.
A previsão para as próximas horas é de chuva acompanhada de raios e rajadas de vento moderado a forte.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.

Framboesa de Ouro aponta piores do ano neste sábado; G1 comenta filmes

O Framboesa de Ouro, tradicional paródia do Oscar que aponta os piores filmes do ano um dia antes da premiação principal, acontece neste sábado (27). O Razzie Awards (nome do evento em inglês), já está na 36ª edição Veja no final da reportagem a lista de indicados.
Os vencedores serão anunciados no Palace Theater, em Los Angeles, às 20h (1h da madrugada de domingo no horário de Brasília).
O irônico prêmio serve com "antídoto" ao Oscar, com os organizadores entregando um troféu pintado de dourado e avaliado em US$ 4,97. Em 2015, o grande vencedor foi "Saving Christmas".
Os vencedores são escolhidos pela internet por cerca de 900 integrantes do comitê Framboesa. Qualquer um pode se inscrever para votar, desde que pague uma filiação a partir de US$ 40. É raro que os "premiados" apareçam.
Indicações merecidas
Três dos indicados mais fortes deste ano ganharam resenhas do G1 que ajudam a explicar a presença na lista dos piores. "Pixels" e "50 tons de cinza" estão entre os líderes de indicações. São seis categorias, junto com "O destino de Júpiter" e "Segurança de shopping 2". "O quarteto fantástico" tem cinco indicações, inclusive para pior filme.
Veja o que o G1 disse dos três fortes concorrentes a Framboesas de Ouro:
 'CINQUENTA TONS DE CINZA'
"A atriz Dakota Johnson, em seu primeiro grande papel, é tão convincente como a virgem Ana que chega a ser irritante. Ela fala sussurrando, tem os olhos aguados e postura fragilizada. Até aí tudo bem, já que a personagem é a "submissa" do livro. A falha do filme está no Sr. Grey. Cadê o "dominador" da história? Taylor-Johnson e a roteirista Kelly Marcel ("Walt nos bastidores de Mary Poppins") certamente não encontraram o tom do sadomasoquismo da obra de E. L. James.
Toda a graça se perde na adaptação. A "pornografia para mulheres", como o livro foi definido no lançamento em 2011, se transforma em sexo comportado. Mais da metade das cenas de sexo foram cortadas, como as de Anastasia fazendo sexo oral em Christian, e as que ficaram têm poucos minutos de duração."
G1


Ministério Público denuncia 16 gestores bandidos na PB.

A Procuradoria-Geral de Justiça protocolou na manhã desta sexta-feira (26) no Tribunal de Justiça da Paraíba denúncia contra 16 pessoas envolvidas na terceira fase da operação Andaime, deflagrada no último dia 18, pelo Ministério Público da Paraíba, através do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), Ministério Público Federal, Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Polícia Militar. Entre os denunciados, estão a prefeita do município de Monte Horebe, Claudia Aparecida Dias, o marido dela e também o ex-prefeito de Monte Horebe, Erivan Dias Guarita. As informações foram detalhadas em entrevista coletiva concedida pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora.
Os 16 acusados foram denunciados fazem parte por frustração do caráter competitivo de licitações (Art. 90 da Lei n° 8.666/93); lavagem ou ocultação de ativos financeiros (Art. 1º da Lei 9.613/98); falsidade ideológica (Art. 299 do CPB) e participação em organização criminosa (Art. 2º da Lei 12.850/2013). As penas dos crimes somadas chegam ao máximo de 27 anos de reclusão.
De acordo com o promotor de Justiça Manoel Cacimiro Neto, integrante do Gaeco, a denúncia pede ainda o sequestro dos bens dos envolvidos para ressarcir o erário e a quebra parcial do sigilo para que o inteiro teor da denúncia possa ser divulgado. O promotor informou ainda que as seis pessoas presas na terceira fase da Andaime (entre elas, a prefeitura Cláudia Dias e o marido) continuam no presídio de Cajazeiras e no Batalhão do Corpo de Bombeiros de Sousa.
Segundo o promotor Rafael Linhares, que também integra o Gaeco, os 16 denunciados formavam uma organização criminosa responsável por um prejuízo estimado em cerca de R$ 4,5 milhões à Prefeitura de Monte Horebe. Ele acrescentou que, desde 2010, o Ministério Público vem investigando fatos relativos à prefeitura de Monte Horebe, que além da Operação Andaime, já havia sido foco da Operação Monte Sinai, realizada em julho do ano passado.
O procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, afirmou que as investigações continuam. “Nós vamos até o fim”, disse destacando que tudo é resultado da estruturação e da atuação dos promotores do Gaeco. Bertrand Asfora também ressaltou a participação do Tribunal de Justiça concedendo as medidas solicitadas pelo Ministério Público.
Participaram da coletiva o 2º subprocurador-geral, Valberto Lira, e o secretário-geral do MPPB, João Arlindo Corrêa Neto.
Investigação – De acordo com as investigações da Força-tarefa, composta pela unidade especializada do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Controladoria-Geral da União e Polícia Federal, ficou comprovada a existência de uma organização criminosa do colarinho branco levada a cabo por Francisco Justino do Nascimento do Nascimento, conhecido como “Deusimar”, sua esposa, Elaine da Silva Alexandre, conhecido como “Laninha”, e seus demais familiares, com o objetivo de fraudar licitações públicas em diversos municípios da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, mascarar desvios de recursos públicos em favor próprio e de terceiros, lavar o dinheiro público desviado e fraudar os fiscos federal e estadual, tudo através das empresas “fantasmas” Servcon Construções Comércio e Serviços LTDA – EPP, nome fantasia “Construtora Servcon” (CNPJ n. 10.997.953/0001-20), e Tec Nova – Construção Civil LTDA – ME (CNPJ n. 14.958.510/0001-80).Ainda seguindo a investigação, os núcleos criminosos instalados nos municípios contratavam os serviços de Francisco Justino do Nascimento, que através de suas empresas “fantasmas” participava das licitações e fornecia toda a documentação legal para dar esteio à despesa pública, sendo Francisco Justino remunerado por esse serviço em valor variável entre 2% a 8% do valor da nota fiscal. Além disso, em cada município investigado existiam os chamados operadores ligados à administração municipal que realizam as obras públicas, pagando uma comissão pelo aluguel das empresas de Justino e auferindo todos os lucros direitos e indiretos.
Com o desenrolar das investigações, ficou constatado que no Município de Monte Horebe havia os seguintes operadores: Eloizio Dias Guarita, Mario Messias Filho, Francisco Antônio Fernandes de Sousa (Antônio Popo) e Francisco Moreira Gonçalves (Didi da Licitação). Para executarem diretamente os contratos destas empresas, contaram com a efetiva participação de Fábio Barreto Ferreira e Erivaldo Jacó de Sousa, tendo como parâmetro temporal os mandatos de Erivan Dias Guarita e Cláudia Aparecida Dias. Cláudia passou a executar diretamente o contrato de coleta de resíduos sólidos, por meio das empresas Construtora Servcon (CNPJ n. 10.997.953/0001-20) e Lorena & Adria Construções, Comércio e Locações Ltda – ME CNPJ nº 15.407.975/0001-06, cedidas ilicitamente por Francisco Justino e por Francisco Antônio Fernandes de Sousa (Antonio Popo). Todos esses participantes estão entre os 16 que foram denunciados pela Procuradoria-Geral de Justiça.

BLOG

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Aumenta número de brasileiros com ensino superior que buscam emprego

 Em janeiro, de cada dez desempregados, seis estudaram 11 anos ou mais.

Desemprego para quem tem mais de 11 anos de estudo aumentou 45%.

O desemprego está afetando principalmente quem tem mais qualificação. Em janeiro, de cada dez desempregados, seis estudaram 11 anos ou mais.
O ano de 2015 foi um dos piores anos da vida do James Leitão. Ele tem curso superior e perdeu o emprego com excelente salário numa das maiores empresas de petróleo do mundo. Agora, está trabalhando como motorista.“Infelizmente não tem outra coisa. É esperar e aguardar a nossa oportunidade chegar novamente”, diz James Leitão, motorista.

A gente vai pra escola e passa anos estudando, claro, para ter uma vida cada vez melhor. Desde os primeiros degraus até a universidade, a gente sempre escuta o seguinte: tem mais chances quem estiver melhor preparado. A mais pura verdade. Mas quando a economia do país faz o caminho inverso e não acompanha esse crescimento, aí nem diploma é garantia de emprego.
Os números do IBGE mostram que de 2014 para 2015, o desemprego entre as pessoas com menos de oito anos de estudo subiu 38%. Entre os trabalhadores que têm de 8 a 10 anos de estudo, o aumento foi de 37%. Agora, pra quem tem 11 anos ou mais foi bem pior. O desemprego aumentou 45%.
E a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) também mostra que em janeiro - de cada dez pessoas desempregadas, seis tinham estudado 11 anos ou mais.

“É mais fácil demitir alguém com menor qualificação, que está há menos tempo na empresa, que tem menor ligação com a empresa. Mas chega um momento que não dá mais, você não está conseguindo vender, você não está conseguindo novos clientes, você vai ter que começar a demitir pessoas mais qualificadas. Nesse momento, atinge a todos”, destaca João Saboia, professor emérito de Economia – UFRJ.

Repórter: O certificado de conclusão do curso de direito na universidade, você ainda está esperando o diploma... Quantos anos aqui estudando?
Julianna: Foram 5 anos.

Repórter: E este aqui é um outro diploma de uma universidade britânica comprovando que a Julianna é fluente em inglês. Bom, preparada você é, você estudou bastante.

Julianna: Com certeza. Mas infelizmente toda vez que eu vou procurar um emprego, é isso que falam pra mim: ‘você estudou demais, a gente queria uma pessoa que tivesse o Ensino Médio’.
Uma situação em que todos saem perdendo.

“Você perder pessoas de alta qualificação, significa que você está prejudicando os níveis de produtividade do país. E isso está comprometendo o futuro desse país”, diz o professor.
Enquanto as coisas não melhoram, a Juliana ajuda a mãe dela - a Dirce - na banca de revistas.
“Eu inclusive estou planejando fazer outra faculdade. Porque, enquanto a gente não arranja emprego a gente vai se preparando. A gente estuda mais porque o estudo é uma coisa que nunca vão tirar da gente”, afirma Julianna Alves, estudante.

www.g1.com.br/jn

Contas do setor público têm melhor resultado para janeiro em 3 anos

No mês passado, contas públicas tiveram superávit de R$ 27,91 bilhões.Foi o primeiro superávit do setor público desde abril do ano passado.

 As contas do setor público consolidado, que englobam o governo, os estados, municípios e as empresas estatais, retornaram ao azul em janeiro. No mês, foi contabilizado um superávit primário (a economia para pagar juros da dívida pública) de R$ 27,91 bilhões, informou Banco Central nesta sexta-feira (26).

É o primeiro resultado positivo desde abril do ano passado e, também, o maior superávit, para todos os meses, desde novembro de 2013 (+R$ 29,74 bilhões). Também foi o melhor valor para meses de janeiro desde 2013 – quando foi registrado um saldo positivo de US$ 30,25 bilhões, de acordo com números da autoridade monetária.
O bom resultado das contas públicas está relacionada com uma melhora no resultado do governo, que teve resutlado positivo de R$ 20,89 bilhões em janeiro, mas também dos estados e dos municípios – que apresentaram um superávit primário de R$ 7,97 bilhões no primeiro mês deste ano.

Meta fiscal
Segundo analistas do mercado financeiro, a recuperação das contas públicas no início deste ano não deve levar, porém, ao atingimento da meta fiscal fixada no orçamento, que é de superávit primário de 0,5% do PIB, o equivalente a R$ 30,5 bilhões para todo o setor público (governo, estados, municípios e estatais).
A parte somente do governo federal é de R$ 24 bilhões, ou 0,4% do PIB, enquanto R$ 6,5 bilhões são a meta de estados e municípios (0,1% do PIB).
O próprio ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, anunciou na semana passada que enviará ao Congresso Nacional uma proposta de baixar a meta de superávit em 2016 para um rombo de até R$ 60,2 bilhões nas contas do governo. Será a terceira vez que o governo tenta reduzir a meta fiscal de 2016.
Se confirmado um novo déficit nas contas públicas em 2016, será o terceiro ano seguido com as contas no vermelho. Em 2014, houve um déficit de R$ 32,5 bilhões e, em 2015, um rombo recorde de R$ 111 bilhões. Nestes dois anos, o Executivo teve de mandar uma revisão formal das metas aos congressistas para não sofrer sanções. No ano passado, chegou a ficar sem poder empenhar novos gastos por alguns dias e somente pôde fazê-lo depois da aprovação da nova meta pelo Congresso Nacional.

G1

Integrantes da banda Olodum encerram workshops com apresentação gratuita

Foi com a batida forte da percussão e o gingado do samba reggae que os integrantes da banda baiana Olodum encerraram, na tarde desta quinta-feira (25), o segundo e último dia de workshops de percussão e dança afro, ministrados na Casa da Pólvora e promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope).


Segundo Mestre Pacote, músico responsável pela oficina de samba reggae, a iniciativa da PMJP de trazer a cultura baiana para a Capital é mais que louvável já que, segundo ele, a música não tem fronteiras e possui um poder de transformação social muito importante para sociedade.“É uma alegria estarmos aqui em João Pessoa mostrando um pouco da história de nossa cultura. Resgatando como tudo começou, falando do falecido Mestre Prego e Mestre Negro do Samba, que foram os criadores do samba reaggae. Eu, mais que ninguém, sei do poder transformador da música, pois sou de origem muito pobre, já morei na rua, fui catador, flanelinha e a música me deu identidade e me transformou no que sou. Isso é muito gratificante”, concluiu.

Para a Amanda Santos, que faz Licenciatura em Dança na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), as oficinas foram muito oportunas. “Está sendo uma experiência magnífica, pois estou em um período em que tenho estudando muito a dança afro brasileira e estar experimentando tudo isso, com música ao vivo, bebendo direto da fonte é uma oportunidade única e riquíssima”, comemorou.Já para Israel Lucena, estudante de História da UFPB, a experiência foi muito proveitosa. “Eu só trabalho com a música popular como coco, maracatu, embolada, axé, mas é a primeira vez que eu participo de um workshop de samba reggae e ter a chance de aprender logo com os mestres, está sendo um grande aprendizado para mim”, avaliou.


Metodologia - Os workshops de dança afro e percussão foram ministrados simultaneamente onde os percussionistas, liderados por Mestre Pacote deram noções da batida sobre os principais instrumentos que compõem o ritmo do samba reggae. Já na dança, todas as atividades foram acompanhadas pela música ao vivo, onde foram transmitidos os conceitos e movimentos básicos da dança africana.Ao final dos workshops, os integrantes do Olodum que fazem parte do projeto Tambores e Cores fizeram uma apresentação gratuita de dança e música na Casa Pólvora.
Os integrantes fazem parte do projeto social Tambores e Cores, onde músicos e dançarinos do Olodum realização oficinas que visam capacitação musical e inclusão social.

PB AGORA

Cássio comanda reunião da bancada de oposição da ALPB; Raniery diz que não vai

A bancada de oposição da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), se reunirá nesta nesta sexta-feira (26), e contará com a presença do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). A reunião está prevista para começar por volta das 14h30, em João Pessoa.

Dois deputados da oposição informaram que não poderão participar do evento. O deputado Raniery Paulino justificou sua ausência afirmando que não se sentirá confortável em participar de uma reunião liderada por Cássio. Já José Aldemir  não estará presente, pois, cumprirá agenda em Cajazeiras.

Com a saída do deputado Frei Anastácio (PT), que optou por adotar uma postura de independência na Casa, a oposição na Assembleia é composta por 13 parlamentares. O líder da oposição, Renato Gadelha (PSC), revelou que o número da bancada pode aumentar, já que dois deputados devem deixar a base do governador Ricardo Coutinho (PSB)  e se integrar a oposição.

Nos bastidores, especulam-se os nomes de Jutay Meneses (PRB), que já adiantou apoio à reeleição do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), e Galego de Souza (PP), que estaria insatisfeito com o tratamento do chefe do executivo em relação a sua base eleitoral, em São Bento.
Já na próxima segunda-feira (29), está prevista uma conversa de Cássio Cunha Lima com a bancada do PSDB da Câmara Municipal de João Pessoa. Eles deverão discutir o rumo do partido nas eleições deste ano. Os parlamentares articulam uma aliança com o prefeito Luciano Cartaxo e a indicação do vice.

Paraíba já

Revitalização da Praça da Bandeira faz STTP transferir ponto de ônibus

Foto: Codecom/CG
A prefeitura de Campina Grande deu inicio as obras de revitalização da Praça da Bandeira, que será contemplada com mudanças no piso e receberá uma nova iluminação, mais eficiente e moderna, com a instalação das lâmpadas de LED.
E, para garantir segurança aos usuários do transporte coletivo que utilizam aquela praça para embarque e desembarque, a gerencia de transportes da STTP anunciou nesta quinta-feira, 25, que estará promovendo a mudança do ponto de ônibus, para defronte ao antigo prédio do Fórum, na Avenida Floriano Peixoto.
Foto: Codecom/CG

De acordo com a STTP, a medida vai evitar principalmente o desconforto dos passageiros, após a colocação dos tapumes da obra.
A partir desta sexta-feira, 26, os ônibus de todas as linhas que utilizam a Praça da Bandeira, 009, 092, 922, 902, 090A, 090B, 900, 909, 077, 101 e 111, já estarão utilizando o novo ponto de embarque e desembarque.

Fiscais de transporte da STTP estão orientando os usuários, sobre a mudança do ponto e embarque e desembarque das linhas da antiga parada.
Para informações adicionais, a STTP disponibiliza o telefone 3341.1517 e o site www.ciomcg.com.br.

FONTE: Da Redação

Paraíba online

Ex-bispo da Universal conta tudo: “A Record foi comprada com dinheiro do narcotráfico, Edir Macedo é um depravado sexual e Valdemiro Santiago é um cafajeste”


CONFIRAM DETALHES DESTA INFORMAÇÃO:Publicado originalmente no blog do Vini Silva
www.pavablog.com

Ex Bispo e Líder Nacional da Igreja Universal do Reino de Deus, Carlos Magno de Miranda dá uma entrevista corajosa ao Blog Vini Silva, contando como foram parte dos anos que viveu na IURD e sua convivência com Edir Macedo, a compra de Rede Record de Televisão, o dinheiro do Narcotráfico, Renato Suhett, Valdemiro Santiago,Silas Malafaia, entre outras coisas.




Quem é Carlos Magno de Miranda?
“Eu nasci num lar católico, fui praticante da religião católica, a ponto de me tornar coroinha e ajudar em todas as missas do colégio Salesiano em Natal, isso nos anos de 1966-69. Mudei-me para o Rio de Janeiro e continuei católico praticante. Um dia fui convidado pelo namorado (bispo Renato maduro) da prima da minha namorada (atual esposa) a ir num culto da Igreja da Bênção (atual Universal). Era o primeiro templo. Gostei demais de ver aquele homem se mostrando poderoso para enfrentar os guias, ressalve-se que frequentei também umbanda e Kardecismo e nutria respeito e medo pelas entidades.
Aquilo me fascinou. Observe que não foi a Palavra que me encantou. Na época o Edir Macedo era apenas o obreiro do R.R Soares e logo adiante numa jogada politica, conseguiu passar a perna no missionário e assumiu o movimento, que nesse momento já havia sido trocado o nome para Universal.
Comecei a frequentar as correntes, e como sempre fui voltado para as coisas espirituais sentia um desejo muito grande de ser um pastor. Isso só veio ocorrer quatro anos depois quando eu já trabalhava na Nuclep, subsidiária da Nuclebras em Itaguaí, estado do Rio. Larguei tudo, um emprego onde eu tinha um alto salario e fui ser pastor ganhado um salario mínimo e o pagamento do aluguel de um pequeno apartamento.
Eu fui um fiel imitador do Edir Macedo, que era meu ídolo, e o resultado foi espetacular, eu me tornei uma maquina de arrecadar dinheiro. Em um ano fui mandado para o Nordeste para liderar o estado de Pernambuco.


 Conte realmente como se deu a compra da TV Record pela Universal


“Eu vou gravar um vídeo contando a verdade sobre a compra da Record que foi feita pessoalmente por mim, que na época era o “bispo” que liderava toda seita Universal no Brasil. Em primeiro lugar o Edir Macedo estava morando nos Estados Unidos quando iniciei as negociações com o Grupo Silvio Santos e a família Machado de Carvalho, que detinham cada um deles 50% das ações da Record.
A Record foi comprada pelo valor de 45 milhões de dólares, e a igreja assumia as dividas, sabendo que o patrimônio tecnológico era zero. Tudo sucateado, o que implicava em ter que comprar tudo novo. Foi dado um sinal de 15 milhões de dólares e o saldo restante deveria ser pago em 10 parcelas mensais de 4,5 milhões de dólares. Entretanto, antes de começar a pagar as parcelas, a IURD deveria em 90 dias apresentar fiança bancaria de um banco de primeira linha, e o contrato dizia que se isso não fosse cumprido a venda estaria desfeita, e pasmem os senhores, até o sinal de 15 milhões de dólares seria perdido.Eu tentei em todos os bancos a fiança, e mesmo a IURD possuindo patrimônio para garantir a divida, nenhum banco se prestou a financiar. Fiquei então sabendo que era regra na época as instituições bancarias não serem fiadoras de instituições como igrejas, creches, asilos e outros semelhantes a essas.Depois de passado os noventa dias, tivemos uma reunião na sede do SBT em São Paulo, onde estava presente Eu, Edir Macedo, Honorilton Gonçalves, Sandoval que era o braço direito do Grupo do Baú da Felicidade e o próprio Silvio Santos.A reunião foi rápida e objetiva. O Silvio iniciou dizendo: “Edir eu tenho aqui o contrato, vocês não apresentaram a fiança bancaria, e o contrato diz que vocês perdem o sinal dado e o negócio está desfeito.

Parece incrível, mas não havia passagem em avião comercial para Brasília, os vôos lotados.
Procuramos alugar um jato particular e por incrível que pareça não havia nenhum disponível. Isso mostra a Grandeza dessa metrópole que é São Paulo. Só no final da tarde foi que o Sr. Demerval, um dos diretores da Record representante de Silvio Santos, conseguiu com um empresário amigo o aluguel de um jatinho.Partimos para Brasília, eu Edir Macedo, Honorilton Gonçalves, Alberto Hadad ( que foi quem trouxe a Record para ser comprada), e seu primo Jorge Hadad. Na frente da casa da Dinda uma multidão de curioso e muita imprensa. Falamos com a segurança que por sua vez contatou Renan Calheiros, e a ordem dada foi para entrar apenas Edir Macedo. Edir recusou e disse que só entraria se entrassem todos. Meia hora depois veio a autorização para todos entrarem e entramos.
Havia uma grande festa nos jardins da casa da Dinda. Ficamos em pé na varanda esperando e sendo ciceroneados pelo Claudio Humberto, o porta voz do Collor. Conversou bastante e deu uma dica: “Quando vocês cumprimentarem o presidente, somente aperte sua mão, não dêem tapinhas nas costas, pois ele detesta”. Depois de mais de 1 hora de espera, finalmente vem o Collor cercado de uma dúzia de pessoas e parou cumprimentando a todos nós depois da apresentação do Claudio Humberto, identificando cada um.