quinta-feira, 24 de julho de 2014

Ricardo homenageia escritor Ariano Suassuna em encontro de lideranças em Guarabira

O governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato à reeleição, prestou uma homenagem ao escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, durante encontro de lideranças no Brejo paraibano, realizado na noite desta quarta-feira (23), em Guarabira. Em seu discurso, Ricardo pediu uma salva de palmas, em substituição a um minuto de silêncio, para celebrar a existência "desse grande paraibano, escritor, dramaturgo e presidente de honra do PSB, que não tinha medo de ser o que é nem tinha duas caras". Em sua conta no twitter, Ricardo postou "Força e Luz, Zélia.

 O que fica é o agradecimento de tanta gente por uma existência tão iluminada”. Ariano Suassuna dizia o que pensava e lutava com todas as forças para realizar o que acreditava seja na literatura, nas artes e na política. "Pessoas como ele são essenciais, importantes, porque a política precisa de Homens e Mulheres com coerência e lealdade e não pode se transformar num balcão de negócios.

O mestre fará muita falta", declarou Ricardo Coutinho. Quando prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho homenageou Ariano Suassuna com uma escultura assinada pelo artista Miguel dos Santos no Parque Solón de Lucena e assinou o decreto criando uma ação cultural denominada “Ano Cultural” no âmbito da Secretaria de Educação  tendo o “Ano Cultural Ariano Suassuna”, como o primeiro da série.

Nesta quinta-feira (24), o governador Ricardo Coutinho comparecerá ao velório do escritor paraibano que será realizado em Paulista- PE. Nesta quinta o governador Ricardo Coutinho assinou decreto que será publicado no Diário Oficial do Estado instituindo luto oficial de três dias em decorrência do falecimento do paraibano. Ariano Vilar Suassuna nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa (PB), no dia 16 de junho de 1927, filho de Cássia Vilar e do ex-governador João Suassuna. No ano seguinte, seu pai deixa o governo da Paraíba e a família passa a morar no Sertão, na Fazenda Acauã, em Aparaceida.

 Com a Revolução de 1930, seu pai foi assassinado por motivos políticos no Rio de Janeiro e a família mudou-se para Taperoá, onde morou de 1933 a 1937. Nessa cidade, Ariano fez seus primeiros estudos e assistiu pela primeira vez a uma peça de mamulengos e a um desafio de viola, cujo caráter de “improvisação” seria uma das marcas registradas também da sua produção teatral. Dentre as obras antológicas Uma mulher vestida de Sol, (1947);o Auto da Compadecida (1955), Farsa da boa preguiça, (1960) e os romances A Pedra do Reino. Também foi secretário de Cultura do Estado de Pernambuco no governo Eduardo Campos.

PB agora

Radialistas serão beneficiados com linha de crédito do Empreender-PB

O presidente do Sindicato dos Radialistas da Paraíba, Moisés Marques, se reuniu com o secretário do Empreender Paraíba, Eduardo Moraes Filho, para solicitar a abertura da linha de crédito para radialistas.

A solicitação ocorreu em virtude do grande número de associados que tem procurado a entidade em busca de informações sobre o programa que já beneficiou filiados a Associação Campinense de Imprensa (ACI) e a Associação Paraibana de Imprensa (API).

De acordo com Moisés, nem todo radialista é filiado a associações de imprensa, mas estão interessados em aderir às linhas de créditos do Empreender para investir na profissão e na melhoria da prestação de serviços, por meio da aquisição de equipamentos e outros investimentos para o incremento das atividades de radiodifusão e televisão.

O secretário Eduardo Moraes Filho disse que o Empreender Paraíba estava aberto para atender aos profissionais com linhas de créditos específicas, tendo em vista a função social do programa que é a concessão de empréstimos para estimular pequenos negócios, o empreendedorismo e a melhoria das condições de trabalhos de diversas categorias.

Durante a reunião foi acordado que o Sindicato dos Radialistas da Paraíba vai efetuar o cadastro de 80 profissionais para participar das etapas de adesão à linha de crédito, a exemplo do que ocorreu com filiados da API e da ACI, já contemplados pelo Empreender Paraíba.

Os radialistas, em dia com suas obrigações sindicais, interessados em adquirir o financiamento podem fazer o cadastro diretamente no site do Empreender no endereço: http://empreender.pb.gov.br/ e enviar cópia do protocolo de inscrição para o email: sind.radialistas@gmail.com ou moisescra@hotmail.com, até a próxima quarta-feira, dia 30 de julho.

Já os que não tiverem acesso à Internet, podem procurar a sede do Sindicato, na Avenida Miguel Couto, 251, Ed. Viña Del Mar, sala 208, no Centro de João Pessoa, nos seguintes dias e horários: sábado (26), das 9h às 13h, e na segunda, terça e quarta-feira, das 14h às 17h. ou diretamente na sede do Empreender, na Av. Almirante Barroso,1040, Torre, nesta capital, no horário comercial.

“Garantimos junto ao secretário, que além dos 80 radialistas que serão contemplados pelo programa nesta primeira etapa, o cadastramento para adesão às linhas de crédito do Empreender-PB será estendido a associados de todo Estado, cujas inscrições poderão ser feitas diretamente no Sindicato dos Radialistas ou nas associações de imprensa de cada município”, declarou o presidente, informando, ainda, que a convocação para capacitação de adesão à linha de crédito será realizada por região, dentro do cronograma, do fluxo de investimentos e das demandas do programa.

Paraíba online

Adote essa idéia: Os filhos do coração!

   Se voçe pensa em dar este passo, é necessário ter em mente que o processo exige não só amor e carinho, mas também preparo, paciência, tranquilidade e disposição. Mas não desanime: ao contrário que muita gente pensa, a burocracia não serve para atrapalhar ou viabilizar o processo; ela é necessária para determinar se os candidatos a pais são de fato adequados ás necessidades da criança , uma vez que todos vínculos jurídicos com a família original serão rompidos após a setença do juiz.

Quando realizada da forma correta , a adoção retirados pais biológicos o chamado poder familiar, ou seja, todos os direitos ( e os deveres) em relação á criança . A certidão de nascimento original é cancelada e um novo documento ( com os nomes dos adotantes e, opcionalmente, com um novo nome para criança) é emitido. Depois de concluído, o processo dá ao filho adotivo os mesmos direitos de um filho biológico, inclusivo á herança. E uma vez concretizada, torna-se definitiva. Mas os pais adotivos estão sujeitos á perda em casos de maus tratos e abusos.

Há quem prefira a chamada " adoção á Brasileira" , que consiste em registrar como filho biológico uma criança que não t5enha sido concebida . Só que o " jeitinho", quando descoberto, tem um preço alto: os pais biológicos podem rever a criança  se não tiverem consentido legalmente a adoção ou se não tiverem sido destituídos do poder familiar.
 

Na próxima postagem confira: Como e quem de fato pode adotar.

Revista Protest.

Deputado João Gonçalves participa de reunião com lideranças políticas de Itabaiana


ITABAIANA: O deputado estadual João Gonçalves esteve na tarde desta sexta-feira,18, reunido com várias lideranças políticas em Itabaiana.

Entre elas os vereadores Ubiratan, Lula do Mangaio, e Baiaco. Além do ex-vereador Déde Tavares, e outros militantes que fazem parte da campanha do deputado.

 O objetivo do encontro foi traçar as metas e fortalecer a campanha. A reunião aconteceu no sítio do presidente do PSB de Itabaiana, advogado Zé Ramos, que declarou seu apoio a João Gonçalves para deputado estadual, e Edvaldo Rosas para federal.

O Presidente do PSB local, Zé Ramos, também manifestou seu apoio à reeleição do governador Ricardo Coutinho.

Do Blog Itabaiana hoje