segunda-feira, 4 de abril de 2016

Cardozo defende Dilma na comissão do impeachment e pede anulação

Advogado-geral da União disse que foi por vingança que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, aceitou o pedido de afastamento.

A sessão da comissão de impeachment começou nesta segunda-feira (4) com bate-boca. Deputados da oposição queriam impedir o advogado-geral da União de defender a presidente Dilma no processo.
Deputados de quatro partidos alegaram que a Constituição e a lei orgânica da Advocacia-Geral da União só autorizam a AGU a fazer a defesa da presidente Dilma se a ação for de interesse do governo federal. E sustentaram que o impeachment é de interesse pessoal de Dilma.

“A AGU pode assessorá-la em assunto de natureza jurídica quando do interesse da União e não quando o interesse for pessoal, como é o caso”, afirmou Alex Manente (PPS-SP).
Deputados governistas defenderam a escolha do advogado-geral da União.

“Os atos que estão sendo aqui impugnados são atos praticados no exercício da função pública. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal já está assentada aqui. Em casos como esse a defesa é feita pela AGU”, disse Wadih Damous (PT-RJ).
A sessão foi tensa e teve muita discussão, bate-boca. Era difícil ouvir os argumentos de um lado e de outro.

O presidente da comissão, deputado Rogério Rosso, negou o pedido da oposição. Manteve o direito do advogado-geral da União de defender a presidente. Disse que chegou a essa conclusão depois de consultar a própria AGU.

“É de prerrogativa da denunciada indicar a sua representação junto a essa comissão na apresentação de sua manifestação. Não cabe, portanto, a esta presidência impedir que a denunciada se pronuncie através de quem por bem entender que deva fazê-lo”, disse o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), presidente da Comissão.

Em seguida, os governistas centraram fogo no relator. Os deputados Orlando Silva e Jandira Feghali, do PC do B, cobraram dele uma prévia dos temas que estarão no relatório. Queriam que Jovair Arantes assumisse o compromisso de só considerar as pedaladas e os decretos editados em 2015 sem autorização do Congresso, deixando de fora as denúncias do Petrolão.

“É o objeto deferido pelo presidente Eduardo Cunha. Qual seja? Os decretos de crédito suplementar do ano de 2015. Essa comissão não está autorizada a examinar nenhuma outra matéria, nenhuma outra matéria, sob pena de realizar um processo de exceção, de fazer um julgamento político fora da lei, e a história está cheia de ilustrações de qual é a resultante desse tipo de atitude”, declarou Orlando Silva (PCdoB-SP).

Jovair Arantes se recusou a antecipar como será o relatório. Disse apenas que pode considerar tudo o que está nas 6 mil páginas da denúncia, como escândalo da Petrobras.
“Não vamos produzir nenhuma prova, tanto é que não fizemos nenhuma diligência. Não vamos produzir nenhuma prova extra às já dentro do processo, então eu tenho quase 6 mil páginas de denúncias feitas pelos denunciantes, Janaína Paschoal, Miguel Reale Jr. e o dr. Hélio Bicudo”, apontou o deputado Jovair Arantes (PTB-GO), relator.

Governistas voltaram a dizer que as pedaladas não configuram crime.
“Atos legais. Decretos assinados pela Presidência da República com amparo do artigo quarto da Lei Orçamentaria anual. Atos que já foram praticados por presidentes anteriores. Inclusive o presidente Fernando Henrique no ano de 2001, também fez decretos dessa natureza”, disse o deputado Pepe Vargas (PT-RS).

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Android Auto é liberado no Brasil; veja quais carros são compatíveis

Sistema leva funções de smartphone para a tela do carro.
Versão em português tem compatibilidade com Maps, Whatsapp e Spotify.

O Google liberou nesta segunda-feira (4) o aplicativo Android Auto no Brasil. A plataforma, leva funções dos celulares Android para o carro. Para usá-la, é preciso ter uma central que já dispõe do sistema, baixar o aplicativo na loja do Google Play e conectar o smartphone no automóvel via cabo USB e Bluetooth para comandos de voz.
Ainda são poucos os carros no país que possuem o sistema (veja lista abaixo). Os mesmo acontece com a rival Apple, que liberou um sistema semelhante no Brasil, o CarPlay, no ano passado; ele é compatível com o iPhone.

No Android Auto é possível usar na tela do carro aplicativos como Google Maps, Play Music, Now e Spotify (veja a lista completa).

Também é possível fazer chamadas e mandar mensagens por Whatsapp e Skype, por exemplo.
O Waze ainda está sendo modificado e não tem data para aparecer no Android Auto no país.
Que carros têm
 
Honda, Chevrolet e Volkswagen já possuem alguns modelos com centrais multimídia com Android Auto.

Os carros são:

- Chevrolet Cobalt: Android Auto e Car Play fazem parte da segunda geração do sistema MyLink, que estreou no modelo e é de série a partir da versão 1.4 LTZ Manual.

- HondaAccord: central multimídia é de série; modelo é vendido em única versão.

G1

Conexão de voos em Guarulhos não vai mais precisar de novo check-in

Processo de conexão será feito pela área interna do terminal.
Transferência faz parte de obras de modernização.

 O embarque internacional do Terminal 2 do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, passa a funcionar, a partir de terça-feira (12), no mesmo local onde é realizado o embarque doméstico. Com isso, os passageiros que utilizarem um voo doméstico e depois fizerem uma conexão internacional não precisarão pegar as malas e fazer outro check-in.

O processo de conexão de um voo doméstico para o internacional passa a ser mais ágil. "O aeroporto, tal como foi feito, em 1985, não previa área para conexão. Então, havia aquela dificuldade de o passageiro ter que sair, fazer a conexão e embarcar de novo", explica o presidente do GRU Airport, Gustavo Figueiredo.
A transferência faz parte de obras de modernização e o processo de conexão será feito pela área interna do terminal, sem que os usuários tenham de ir para o desembarque.
“Dentro do novo projeto, a ideia é que todos os passageiros acessem a área de embarque por um único local e depois migrem para o respectivo portão do seu voo. Com isso, será mais fácil para o passageiro se orientar no terminal”, afirma Figueiredo.

Além dos três portões atuais, foi adicionado outro portão de embarque remoto internacional e nacional do Terminal 2. A reforma na área do embarque permite reverter esses espaços em uma única área de embarque, de acordo com a demanda.
De acordo com o aeroporto, foram instaladas placas de sinalização e orientação ao passageiro para melhor identificação das informações por pessoas de todo o mundo.

G1