segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ÊTA MUNDO BOM:Mafalda diz que perdoa Romeu

Moça escreve carta declarando seu amor ao vigarista.

Mafalda (Camila Queiroz) anda numa "sofrência" só desde que Romeu (Klebber Toledo) partiu. A caipira até já garantiu que vai virar freira caso não se case com o vigarista. Sabendo que Josias(Flávio Migliaccio) vai para São Paulo tentar localizar Romeu, ela escreve uma carta declarando seu amor e garantindo que perdoa o rapaz:
"Romeu. Eu quero cum todas as força do meu coração lhe . Seje o que  que hôve, eu hei deperdoáVorta preu. Eu te amo!". Será que a mensagem chegará nas mãos do galã? Confira Êta Mundo Bom! nesta segunda-feira, 29/2. Saiba mais sobre o capítulo. 
Gshow

Leonardo DiCaprio é um dos favoritos ao Oscar; conheça outros

Faltando pouco mais de vinte e quatro horas para a cerimônia de entrega do oscar, os correspondentes Fabio Turci e Lucas Louis já estão em Los Angeles. Eles prepararam esta reportagem especial pra mostrar quem são os favoritos na edição de número 88 da maior festa do cinema.
O caminho dos artistas pelo tapete vermelho tem um monte de estátuas do Oscar. Mas a única que interessa é a menor de todas, aquela que cabe na mão. Em Hollywood, na época do Oscar, até o sonho da gente é dourado. Pelo menos é assim que eles vendem o peixe. Só que, na hora da festa, não tem sonho, não. Tem, sim, olhos bem abertos. Do mundo inteiro. Olhos por todo lado. Dave veio de outro estado, Colorado, só pra ver o Oscar.
O tapete vermelho leva os artistas até a entrada do teatro onde é a cerimônia. Muitas vezes, quem passa por aqui já tem o sorriso de campeão, de quem é favorito. Mas, agora, pelo menos o Oscar de melhor filme é um dos mais disputados dos últimos anos.
Se os outros prêmios anunciados este ano servem de referência, existem três favoritos:
"A grande aposta", "Spotlight - Segredos revelados" e "O regresso", o filme com mais indicações este ano: 12.
Leonardo DiCaprio, que tá indicado ao Oscar pela quinta vez como ator e nunca ganhou, faz o papel de um caçador em "O regresso". E tá impressionando muita gente. Até quando não fala nada.
Na disputa de melhor atriz, Brie Larson tá sendo apontada como favorita. Ela vive a mãe que é mantida refém há anos com o filho num cômodo minúsculo em "O quarto de Jack".
Mas, se ela tá na dianteira, tem alguém no retrovisor:  Saoirse Ronan, no papel de uma imigrante irlandesa nos Estados Unidos no filme "Brooklin".
O Oscar de ator coadjuvante pode ir pra um artista que se confunde com o próprio personagem. Sylvester Stallone ou Rocky Balboa?
Quando fez o primeiro "Rocky", 40 anos atrás, Stallone disputou o Oscar de melhor ator, mas não ganhou. Nunca mais concorreu - até agora. Voltou com o mesmo personagem - quase setentão, como ele.
A disputa de melhor atriz coadjuvante está apertada. E meio confusa. Não faz muito sentido Alicia Vikander estar nessa disputa. Ela é atriz principal, e não coadjuvante, em "A garota dinamarquesa".
A mesma coisa com Rooney Mara - tão protagonista quanto a outra protagonista Cate Blanchett, em "Carol".
De qualquer forma, as duas tão sendo elogiadas e premiadas por estes papéis. E enfrentam a também premiada Kate Winslet, do filme "Steve Jobs".
A lista termina com Jennifer Jason Leigh, de "Os Oito Odiados".
E Rachel McAdams, de "Spotlight - segredos revelados".
Viu que não apareceu nenhum artista negro aí, né? É o segundo ano seguido que o Oscar só tem atores brancos concorrendo. O apresentador da cerimônia, sim, é negro: o ator Chris Rock. Ele já deu a entender que vai falar disso e até andou fazendo ironia com o "Oscar branco".
A atuação de Chris Rock, no papel dele mesmo, e ao vivo, vai ser uma das surpresas da noite.
A Globo transmite a cerimônia de entrega do Oscar amanhã, depois do Big Brother Brasil.
www.g1.com.br/jn

“Negligência dos Bancos aumenta a sensação de insegurança no interior”, diz Anísio Maia

Na ultima quinta-feira, 25, a Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança, da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), presidida pelo deputado Anísio Maia (PT), realizou na cidade de Jacaraú mais uma audiência pública dentro de ciclo de debates sobre segurança e enfrentamento à violência no estado.
Presidida pelo deputado Anísio Maia, e secretariada pelo deputado José Paulo (PCdoB), a audiência pública foi extremamente prestigiada, contando com a participação dos deputados Bosco Carneiro (PSL) e Camila Toscano (PSDB). Para além do Legislativo Estadual, fizeram parte da Mesa o desembargador José Aurélio da Cruz, o Secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Cláudio Lima, além dos prefeitos de Jacarú, João Ribeiro e de Pedro Regis, José Aurélio Ferreira.
A maior parte dos participantes, inclusive os vereadores da região, registraram o aumento de pequenos furtos na zona rural, porém, ressaltaram que os ataques aos bancos, ou aos seus correspondentes, são hoje a maior causa da sensação de insegurança nos municípios de Jacaraú, Pedro Regis, Curral de Cima e Lagoa de Dentro.
Para o deputado Anísio Maia fica evidente que a negligência dos bancos prejudica a população. “Os bancos hoje tem a maior taxa de lucro, inclusive ganham com a atual crise econômica. Porém, se recusam a investir na segurança de seus clientes. Nem mesmo as portas giratórias com detector de metais são instaladas nas agências de pequenas cidades do interior”, afirmou.
Já está em vigor lei que obriga os bancos a indenizarem vítimas de violência
Na ocasião, o deputado Anísio Maia lembrou que já está em vigor uma alteração de sua autoria na Lei Estadual 10.564/2015 que obriga os bancos a indenizarem as vítimas de ações de violência envolvendo as atividades bancárias. Desta forma, espera-se que os bancos se preocupem, e invistam na segurança de seus clientes.
“Há casos de transtornos causados por explosões e tiroteios, lesões corporais e até mesmo mortes, por conta da negligência dos bancos que não investem na segurança de suas agências. Não é papel da polícia proteger os lucros das instituições financeiras. Agora com esta lei os bancos terão que indenizar as vítimas de seus descasos”, explicou o parlamentar. 
Portal vale Mamanguape

Aluno em greve de fome sofre convulsões e é levado para emergência do HU

Um dos quatro estudantes que estão acorrentados à entrada da reitoria há uma semana em greve de fome, passou mal. O estudante de Serviço Social Daniel teve convulsões e precisou ser levado à emergência do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).
Devido a demora na chegada do atendimento, o jovem foi levado ao HU em outro veículo.Minutos depois, a equipe médica chegou ao local mas foi avisada que o estudante já havia seguido para o HULW.
O fato ocorreu durante a visita da reitora da UFPB Margareth Diniz aos estudantes do movimento grevista. Ela estava acompanhada por auxiliares e não interveio nem se manifestou na ocasião.
Reunião
Na tarde desta segunda-feira (29), a partir das 15h, acontece uma reunião convocada pela reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Margareth Diniz, em conjunto com representantes da Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público Federal (MPF), Procuradoria da UFPB, equipe de pró-reitores, Direitos Humanos, Associação dos Docentes da UFPB (Adufpb), Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da UFPB (Sintespb), Diretório Central de Estudantes (DCE) e estudantes.
O objetivo é dar encaminhamento às reivindicações dos estudantes que estão acampados na rampa da reitor.
PARAÍBA JÁ

Governador reclama da queda do FPE e cobra agilidade de Dilma na liberação de recurso



Desesperador. Foi assim que o governador Ricardo Coutinho classificou, em entrevista nesta segunda-feira (29), a queda de 12,7% do Fundo de Participação dos Estados do mês de janeiro de 2016 em comparação com o mesmo período do ano passado. A redução é reflexo da crise nacional por que passa o país.

Segundo o governador é necessário que a presidente Dilma seja mais ágil para solucionar o problema, ativando a economia, sobretudo para gerar tanto emprego quanto o consumo.

“A presidente não vai atender um estado sem atender o outro. A solução tem que ser para todos e isso está sendo feito. Agora o que eu peço é que haja agilidade, porque a economia está cada vez caindo, o reflexo nos estados tem sido violento, você fechar o mês de janeiro, que é um mês cheio, gordo de arrecadação, com uma queda de 12,7% do FPE em relação a janeiro do ano passado é desesperador”, desabafou.

O governador disse que está trabalhando junto ao governo federal para poder, o mais rápido possível receber os recursos, fazer as licitações e ter as obras de infraestrutura e recursos hídricos que efetivamente o estado precisa.

ENTENDA COMO FUNCIONA O FPE

A Constituição Federal  determina que 21,5% da receita arrecadada com IR (Imposto Sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza) e IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) sejam repassados pela União aos Estados e Distrito Federal. Esse repasse é feito por meio do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal - FPE.

A distribuição dos recursos do FPE deve ser proporcional ao coeficiente individual de participação resultante do produto do fator representativo da população de cada Estado.

Os índices de repasse desse fundo são calculados pelo Tribunal de Contas da União utilizando como fatores a população e o universo da renda per capita.

À medida que for recebendo as comunicações do recolhimento dos impostos (IR e IPI) para escrituração na conta “Receita da União", o Banco do Brasil S.A. deve providenciar para que o percentual destinado ao FPE seja automaticamente creditado em conta dos Estados e Distrito Federal.

Os créditos do FPE são feitos a cada 10 dias: geralmente nos dias 10, 20 e 30 de cada mês (se coincidir com sábado, domingo ou feriado, o crédito é feito no dia anterior).

As declarações do governador foram dadas à imprensa, durante solenidade de entrega da Escola Cidadã  Integral Helinton Santana, em Santa Rita. A unidade tem capacidade para atender 320 alunos em tempo integral e fica situada no bairro Marcos Moura, próximo à rua Governador João Leite, no município de Santa Rita. Foram investidos mais de R$ 4,1 milhões na sua construção.

Márcia Dias Henrique Lima

PB AGORA

No Brasil, Nobel de Medicina defende vacina de HPV também para meninos

Atualmente, meninas de 9 a 13 anos recebem a vacina pelo SUS no país.
HPV está relacionado a cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Em visita ao Brasil na semana passada, o médico virologista alemão Harald zur Hausen - laureado com o prêmio Nobel de Medicina de 2008 por ter descoberto a relação entre o papilomavírus humano (HPV) e o câncer do colo do útero - defendeu que a vacinação contra HPV se estenda também aos meninos. Hoje, no Brasil, a vacina é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a meninas de 9 a 13 anos de idade, em três doses.
“Se vacinássemos somente os meninos, provavelmente preveniríamos mais casos de câncer do colo do útero do que vacinando somente meninas”, disse zur Hausen nesta sexta-feira (26) em entrevista a meios de comunicação no A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo, onde participou de um evento científico.
O virologista contou ainda que ficou desapontado em saber que o Brasil só introduziu a vacina contra HPV no calendário nacional de vacinação em 2014 e considera que o atraso em relação a outros países pode significar que o país deixou de evitar muitos casos de câncer do colo do útero. Segundo o Instituo Nacional de Câncer (Inca), 70% dos casos desse tipo de câncer são provocados pelos dois tipos oncogênicos de HPV que estão incluídos na imunização.
Leia, abaixo, os principais trechos da entrevista com o cientista:
Oposição contra a vacina por temor de efeitos colaterais
Descobri, com um pouco de decepção, que o Brasil só começou o programa nacional de vacinação contra HPV em 2014. A vacina foi licenciada em vários países em 2006  e, olhando para as altas taxas de câncer do colo do útero no Brasil, acho uma pena porque ela poderia prevenir um grande número de casos. Quem não recebeu a vacina neste período está mais sujeito à doença e é possível até calcular quantos morreram devido a esse atraso.
Hoje temos dados muito bons disponíveis e publicados sobre a quantidade de efeitos colaterais dessa vacinação, particularmente na Austrália onde estudos conduzidos de forma muito cuidadosa mostram que - além dos efeitos que aparecem nas primeiras 24 horas da vacinação, como vermelhidão no local da vacinação e um pouco de dor, o que é comum na maioria das vacinas - há um efeito em cada 100 mil doses aplicadas. Neste caso, é uma alergia contra a proteína presente na vacina, a proteína do HPV. É uma taxa muito menor do que os efeitos colaterais de muitas outras vacinas que damos a crianças pequenas. [A segurança da vacina já foi questionada no Brasil por grupos temendo efeitos colaterais.]
É uma das vacinas mais efetivas, porque a conversão da formação dos anticorpos depois da vacinação é quase de 100% nas crianças vacinadas. Se pegar a vacina de hepatite B, que é também muito eficiente, 5% das pessoas não desenvolvem anticorpos contra o vírus.
É muito segura, é altamente eficaz e há evidências que previne as lesões precursoras de câncer, ao menos dos tipos de HPV que estão na vacina.
Meninos deveriam ser vacinados contra HPV
Tem um aspecto que, na minha opinião, precisa ser fortemente enfatizado, que é a vacinação de meninos. Primeiro, em todas as sociedades, globalmente, os homens entre 15 e 40 anos de idade têm mais parceiros sexuais do que as mulheres da mesma idade. Eles são os maiores transmissores de HPV devido ao maior número de parceiros sexuais.
Outras razões pelas quais eles deveriam ser vacinados é o câncer de faringe, que está acontecendo em um número muito maior em grandes cidades em comparação a áreas rurais. Também o câncer na região anal, que ocorre, em muitos países, muito mais frequentemente em homens do que em mulheres. Há evidências de que - como o mesmo vírus foi encontrado nessas lesões, geralmente o HPV 16 e o HPV 18 -  essas doenças também seriam prevenidas pela vacinação.
G1

Após cinco dias sem comer, estudante em greve na UFPB desmaia de fome

Um dos quatro estudantes que estão fazendo greve de fome na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) passou mal e desmaiou neste domingo (28). Em nota postada nas redes sociais, os líderes do movimento informaram que um dos grevistas, chamado Marcos, sofreu uma queda de pressão causada pelo baixo nível de glicose por estar há mais de 120 horas sem se alimentar.

Leia mais:
Reitora da UFPB não compreende greve de fome: “um dos alunos é beneficiado”
Alunos da UFPB mantêm greve de fome e se reúnem para decidir ocupação da reitoria
Universitários fazem greve de fome em protesto contra precariedades na UFPB
UFPB é tão frágil quanto alunos que estão em greve de fome, diz vice-reitor

Acorrentados na entrada da reitoria da UFPB desde o último dia 23, os estudantes estão fazendo greve de fome em protesto ao resultado da seleção do auxílio moradia, um recurso de R$ 550,00 pago mensalmente pela universidade para ajudar alunos de baixa renda a se manter em João Pessoa.
Auto-proclamados independentes, “por conta e risco”, sem contar com apoio explícito do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFPB) ou de movimentos como o ‘Levante Popular da Juventude’, eles reclamam da demora no anúncio do resultado do auxílio moradia, que durou mais de um ano, e principalmente o número de vagas, que seria insuficiente e não atenderia minimamente a demanda de estudantes.

De acordo com o estudante Felipe Bezerra, um dos líderes do movimento, houve caso de estudante que passou duas semanas dormindo na rodoviária e teve de trancar o curso e ir embora por não ter condições de se manter na capital paraibana.

Apesar do valor pago ser considerado baixo, a quantidade de bolsas de auxílio-moradia, 150, é a principal reivindicação dos estudantes. De acordo com eles, esse número nem chega próximo da necessidade real, levando em conta que a seleção via Enem/Sisu aumentou consideravelmente o número de estudantes vindos de outros estados e de cidades do interior.
Leia abaixo a nota postada pelo movimento nas redes sociais:

PORTAL PARAÍBA JÁ

COMENTÁRIO:

ACREDITE, "O JAMAIS ESPERADO ACONTECE Á OLHO NÚ." UM ALUNO DESACOBERTADO RETRATA NIGLIGÊNCIA DE UMA SOCIEDADE VIVIDA AFAVORES. A CORRENTE FORTE DIANTE DA FORMAÇÃO DE NOVOS CIDADÃOS DECAEM CEDENDO ESPAÇO PARA DESALENTOS PRECÁRIOS. 

A REALIDADE DO FATO PROCEDE:PERDA DOS VALORES CONSTITUCIONAIS OU MEDO DE DESCONSIDERA-SE DAS AGREGAÇÕES INSTITUÍDAS MERAMENTE, FAVORECENDO  Á CAUSA DE DESCRÉDITO DOS VALORES HUMANOS E SOCIAIS.--

Marina Sousa
8784-8981

Botafogo-PB vence o Paraíba e mantém liderança do Grupo B

 Botafogo-PB e Paraíba se enfrentaram na tarde deste domingo (28) pela sexta rodada do Campeonato Paraibano de 2016. Sem muita dificuldade, o Belo venceu por 3 a 0 no estádio Almeidão, e segue líder isolado do Grupo B.

Para poupar alguns jogadores devido ao desgaste causado pelas viagens que o time fez nas últimas, o treinador Itamar Schulle decidiu poupar boa parte do time titular. Porém, o futebol permaneceu inalterado.

Sem articulação no meio-campo, as bolas lançadas de longa distância era a única forma encontrada do time para jogar. E não dava certo, já que o time cajazeirense, bem postado em campo, não dava espaços.

Mas aos 27 minutos uma falha bizarra da defesa do Paraíba fez com que o Botafogo-PB abrisse o placar. O zagueiro Marcelo recebeu a bola, cochilou e perdeu para Carlinhos, que cruzou para Jéfferson Recife, que apareceu sozinho na segunda trave e marcou o gol do Belo.

Apesar da vitória, o técnico Itamar Schulle não estava contente com a exibição do time, e ainda aos 35 minutos da primeira etapa tirou Janeudo de campo para colocar Lukinhas.

No início do segundo tempo parecia que as coisas seriam diferentes. Após boa jogada pela esquerda, Jéfferson Recife chegou na linha de fundo e cruzou para o meio da pequena área, onde Jó Boy apareceu livre para só empurrar a bola para a rede aos 33 segundos.

Aos 7, mais um gol do Belo. Carlinhos foi derrubado na área e Pablo Alves marcou pênalti. Muller cobrou no meio do gol de Genivaldo e ampliou a vantagem para o time pessoense.

Com a vantagem, o Botafogo-PB passou a administrar o jogo, e a Cobra Coral do Sertão não conseguia criar nada. A partida chegou a esquentar, mas apenas por causa de um desentendimento entre o zagueiro Marcelo Xavier, do Belo, e o atacante Danúbio, do Paraíba, que discutiram asperamente por algumas oportunidades. O defensor acabou sendo advertido com o cartão amarelo.

A vitória por 3 a 0 manteve o Botafogo-PB na liderança do Grupo B do Campeonato Paraibano, agora com 14 pontos. O próximo compromisso do Belo será na quarta-feira (02), quando enfrentará o Fortaleza pela Copa do Nordeste. Já o Paraíba pega o Atlético, em Cajazeiras, no domingo (06).

Ficha técnica

Botafogo-PB 3 x 0 Paraíba

Campeonato Paraibano de 2016 (6ª rodada)

Estádio: Almeidão

Arbitragem: Pablo Alves/ Oberto Santos/ Adriana Basílio

Gols: Jéfferson Recife, Jó Boy, Muller (B)

Cartões amarelos: Djavan, Marcelo Xavier, Muller (B); Cleitinho (P)

Botafogo-PB: Michel Alves, Roberth, Magno Alves, Marcelo Xavier, Zeca (Jó Boy); Thiago Costa, Djavan, Jéfferson Recife, Janeudo (Lukinhas); Carlinhos (Warley), Muller. Técnico: Itamar Schulle

Paraíba: Genivaldo, Renatinho, Alenilson, Nilson Paraíba (Marcelo) (Ítalo), Gilberto Matuto; Algodão, Ramon, Xinho, Cleitinho (Vaninho); Danúbio, França. Técnico: Suélio Lacerda.

PB AGORA