segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Justiça de GO treina religiosos para atuar como conciliadores de conflitos

Intenção é reduzir os processos que poderiam ser resolvidos em conversas.
Acordo feito é encaminhado ao poder judiciário e homologado por juiz.


A justiça de Goiás está treinando líderes religiosos para atuarem como conciliadores na solução de conflitos. A intenção é reduzir os processos que poderiam ser resolvidos em conversas.Uma vizinha achou a deficiência nas pernas da Poliana leve demais para que ela tivesse uma vaga especial na garagem do prédio e mandou um bilhete. “Ela não estava concordando, porque eu pulava, eu andava, eu subia escada”, conta. Oito anos depois, a Poliana ganhou na justiça uma indenização por danos morais de R$ 5 mil.

Quando a desavença entre vizinhos ou a confusão doméstica começa a incomodar demais, existe um caminho alternativo. Em vez de levar a briga para a justiça e esperar anos por uma solução, tem muita gente que tem o hábito de buscar conselhos espirituais e tentar resolver o problema bem pertinho da religião.

Conselheiros e, agora, conciliadores. Padres, pastores e lideres espíritas estão na sala de aula aprendendo com o Tribunal de Justiça de Goiás a mediar conflitos na comunidade.

“Tradicionalmente, nós fomos treinados para brigar, e não para conversar. E é isso que a gente está tentando reverter”, diz o coordenador de solução de conflitos do TJ-GO, Romério Cordeiro.
Os religiosos recebem 40 horas de treinamento e simulação de conflitos. Eles colocam em prática na sala de catequese da igreja. Uma freira e um católico praticante para ouvir Cintia e Rodrigo, que não se entendem por causa da pensão alimentícia da filha. Uma hora e meia depois de muita conversa e sem discussão. “Cada uma das partes resolveu, de acordo com a necessidade de cada um. Eu espero que dê certo”, diz a auxiliar de produção Cíntia Lopes.

“O acordo feito pelo pastor ou pelo padre vai ser encaminhado ao poder judiciário e vai ser homologado por um juiz. Em caso de não cumprimento, ele poderá ser objeto de execução”, explica o juiz e coordenador do movimento de conciliação, Paulo César das Neves.

www.g1.com.br/jn

Marina Ruy Barbosa e Juliana Paes rodam cenas do concurso Garota TD+ em praia


Fábio Assunção, Juliana Paes, Daniel Rocha e mais atores também participam das filmagens; confira os cliques! O concurso Garota TD+ vai invadir sua praia! As gravações da novela Totalmente Demais levaram grande parte do elenco para as areias da zona oeste do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 15/2.

 Marina Ruy Barbosa, Juliana Paes, Fábio Assunção, Juliana Paiva, Daniel Rocha, Julianne Trevisol, Carla Salle, Raphael Sander, Jéssica Ellen, Gabriel Reif e Marat Descartes são alguns dos nomes que desfilaram pelo local. Confira as fotos!


Continue ligado em Totalmente Demais e descubra o que essa turma vai aprontar na trama de Rosane Svartman e Paulo Halm!
Baixe o aplicativo do Gshow gratuitamente na loja do seu smartphone e tablet e acompanhe tudo sobre o entretenimento da TV Globo.

Veja mais no Gshow!

Correspondência revela relação ‘intensa’ de João Paulo 2º com filósofa

BBC teve acesso a cartas trocadas entre papa e Anna-Teresa Tymieniecka, mantidas em segredo por anos pela Biblioteca Nacional da Polônia.

Centenas de cartas e fotos contam a história de uma relação próxima entre o papa João Paulo 2º e uma mulher casada, que durou mais de 30 anos.
A BBC teve acesso a parte da correspondência trocada entre o papa e a filósofa polonesa naturalizada americana Anna-Teresa Tymieniecka, que foram mantidas em segredo por anos pela Biblioteca Nacional da Polônia.
Os documentos revelam uma face pouco conhecida do pontífice, que morreu em 2005.
Não há sugestão de que o papa tenha quebrado seu celibato.
Quando ambos se conheceram, em 1973, o então cardeal Karol Wojtyla era arcebispo de Cracóvia. Como ele, Tymieniecka era polonesa e tinha vivido a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra ela foi estudar no exterior e veio a desenvolver carreira como filósofa nos Estados Unidos, onde se casou e teve três filhos.Tymieniecka contatou o futuro papa sobre um livro de filosofia que ele havia escrito. Ela então viajou dos EUA até a Polônia para discutir o trabalho.

A troca de cartas começou pouco depois. As cartas do cardeal eram formais no começo, mas se tornaram mais íntimas à medida que a amizade crescia.
A dupla decidiu trabalhar em uma versão ampliada do livro do cardeal The Acting Person (Pessoa em ação, em tradução livre). Eles se encontraram por muitas vezes - às vezes com a secretária de Wojtyla presente, às vezes a sós - e se corresponderam frequentemente.Em 1974, ele escreveu que estava relendo quatro cartas de Tymienkiecka escritas em um mês porque eram "significativas e profundamente pessoais".

No verão de 1976, o cardeal Wojtyla liderou uma delegação de bispos poloneses em um grande encontro católico nos EUA, e Anna-Teresa Tymieniecka o convidou a ficar na casa de campo da família na pequena cidade de Pomfret, em Vermont. Era o tipo de vida na natureza que o papa adorava, e as fotos feitas à época mostram o futuro papa relaxado e descontraído.
Ela aparentemente revelou sentimentos fortes pelo papa porque as cartas escritas por Wojtyla logo depois sugerem um homem lutando para definir em termos cristãos a amizade que mantinham.
Em setembro de 1976, ele escreve: "Minha querida Teresa, recebi todas as três cartas. Você escreve sobre estar arrasada, mas não consegui encontrar resposta a essas palavras."
Ele a descreve como um "presente de Deus".

"Aqui temos uma das grandes figuras públicas transcendentais do século 20, o chefe da Igreja Católica, em uma relação intensa com uma mulher casada", diz Eamon Duffy, professor de história do cristianismo na Universidade de Cambridge.A BBC não teve acesso às cartas escritas por Tymienkiecka. Acredita-se que cópias tenham sido incluídas no arquivo da filósofa que foi vendido à Biblioteca Nacional da Polônia em 2008, seis anos após a morte dela. Mas elas não estavam lá quando a BBC consultou o arquivo. A biblioteca não confirmou a posse das cartas de Tymienkiecka.Marsha Malinowski, uma comerciante de manuscritos raros que negociou a venda das cartas, diz acreditar que Tymienkiecka tenha se apaixonado pelo cardeal Wojtyla logo no começo do relacionamento entre os dois. "Acho que isso se reflete completamente na correspondência", afirmou à BBC.

As cartas revelam que o cardeal deu a Tymienkiecka um de seus objetos mais preciosos, um escapulário - um colar de devoção com dois quadrados pequenos, geralmente de pano.
Em uma carta de 10 de setembro de 1976, ele escreveu: "No ano passado já estava buscando uma resposta a essas palavras: 'Eu pertenço a você', e finalmente, antes de partir da Polônia, encontrei uma maneira, um escapulário. A dimensão na qual aceito e sinto você em todo lugar em todos os tipos de situações, quando você está perto e quando está distante."Após tornar-se papa, ele escreveu: "Estou escrevendo após o evento, para que a correspondência entre nós continue. Prometo que me lembrarei de tudo nesse novo estágio da minha jornada".O cardeal Wojtyla tinha várias amigas, entre elas Wanda Poltawska, psiquiatra com quem trocou cartas por décadas.Mas suas mensagens a Tymienkiecka às vezes são muito mais intensas, e em alguns pontos lutavam com o sentido da relação que mantinham.

G1

 

Os animais que detectam câncer e avisam pacientes antes de ataques

Pombo leitor de exame, rato farejador de doença, cachorro de alerta para convulsões: conheça bichos com habilidades úteis à saúde do homem.

 Um rato ou um pombo pode não ser a opção mais óbvia para indicar a alguém doente, mas tais criaturas possuem certas habilidades superiores que podem ajudar a diagnosticar e tratar doenças humanas.
Pombos costumam ser vistos como sujos e incômodos, mas são os mais recentes numa lista longa de animais com habilidades que podem ser úteis à saúde do homem.
Embora tenham um cérebro menor do que a ponta do seu dedo indicador, pombos possuem uma memória visual impressionante.

Provou-se recentemente que esses pássaros podem ser treinados para ser tão precisos como humanos na detecção de câncer de mama por meio de imagens.
Conheça mais três amigos peludos ou emplumados que podem ter um impacto importante na medicina.

De ratos de laboratório a ratos especialistas
Ratos são frequentemente associados à difusão de doenças, mas esse roedor de cauda longa é um farejador sensível que pode salvar vidas.
O nariz de um roedor possui até 1.000 tipos diferentes de receptores olfativos, enquanto humanos possuem apenas de 100 a 200 desses receptores. Isso dá a roedores como ratos a habilidade de farejar aromas sutis.

G1

Prefeitura instala 20 câmeras em pontos estratégicos no Centro de João Pessoa

Fotos: Secom/JP
  O prefeito Luciano Cartaxo participou, na manhã desta segunda-feira (15), do início do trabalho de videomonitoramento do Centro da Capital.

Para reforçar a ação em segurança pública e mobilidade urbana, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) instalou 20 câmeras em pontos estratégicos da cidade.

A intenção é garantir mais tranquilidade para quem trabalha ou circula pela região.
“Esse será um grande reforço na segurança pelo Centro e a intenção é inibir ou aumentar a capacidade de ação com relação a crimes e também ao uso de drogas”, explicou o prefeito.
“Além disso, poderemos detectar gargalos no trânsito e agir para garantir mais mobilidade. A intenção é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, complementou.As imagens serão monitoradas pela Guarda Civil Municipal por meio de uma base móvel.

Os agentes responsáveis passaram por treinamento especial, e estarão prontos para acompanhar as demandas e repassa-las para os órgãos competentes, como é o caso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.No que se refere à mobilidade urbana, o monitoramento atuará em apoio às ações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), informando ao órgão sobre casos de colisões ou engarrafamentos, por exemplo. Com isso, espera aumentar a capacidade de ação na resolução dos problemas.

Entre os pontos que passam a ser vistoriados estão a Praça da Independência, o Parque Solon de Lucena, o Mercado Central, a Rua Visconde de Pelotas e o Terminal de Integração.
Já a base móvel, vai alternar seu ponto de permanência, variando entre o Pavilhão do Chá, o Paço Municipal e o Mercado Central.

O veículo também é equipado com câmeras de monitoramento em sua parte externa, o que permite ações em pontos onde as câmeras fixas não estão instaladas.
“A intenção é ampliar sua ação, podendo acompanhar também os grandes eventos da cidade”, explicou o secretário municipal da Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim.
 
FONTE: Da Redação com Secom/JP-PARAIBA ONLINE

Operação Andaime é destaque no Fantástico e mostra desvio de R$ 200 mi

O Repórter Secreto do Fantástico mostrou neste domingo a investigação de um esquema que envolve mais de 80 cidades no Estado da Paraíba e que desviou mais de R$ 200 milhões dos cofres públicos. O pulo do rato acontece na licitação de obras feitas por prefeitos e gente ligada às prefeituras. Com informações de Marcos Wéric.

ASSISTA O VÍDEO PARAÍBA JÁ