domingo, 28 de fevereiro de 2021

ENTREVISTA DA SEMANA: VEREADOR MARMUTHE





Nome: Marmuthe de Souza Cavalcanti

Cargo: Vereador de João Pessoa-PB

Hobby!

1-Ler

2-Tocar violão

Como iniciou sua carreira política?

Boa tarde minha amiga Marina, uma alegria conceder esta entrevista, bem, como começou minha carreira politica.. Minha carreira política começou incentivada pela minha mãe, ela sempre foi uma pessoa que gostou de fazer a política social, e acabou tambem enveredando pela política partidaria, mas nunca obteve sucesso, e então, ela se realizou em mim quando ela me incentivou a entrar no mundo político, porque ela viu que eu tinha as mesmas vontades que ela, trabalho social, a luta comunitária, e também a luta estudantil, então, depois de toda essa experiência, isso fez com que eu resolvesse me dedicar à política partidária, que começou no ano de 2003, no ano de 2004 tentei ser candidato, mas o partido na época não me deu legenda, mesmo assim continuei na luta, no meu trabalho, disputei a eleição em 2008, fui muito bem votado mas não obtive sucesso, só na campanha de 2012 que logrei êxito nas urnas, e estou desde lá, até esse momento, em plena atuação política.

O senhor é fundador da ONG Cicovi, onde existem vários trabalhos sociais, quais trabalhos são desenvolvidos na ONG?

É verdade, sou Presidente da ONG Civoci ( Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida ). É uma instituição da organização civil, que existe desde 2009, são quase 12 anos de plena atuação. Graças à Deus, e nossa equipe de ativistas sociais e voluntários, nos somos hoje uma referência nacional em  trabalho social, e lá oferecemos vários serviços e atividades, atividades educativas, recreativas, esportivas, culturais, artísticas, e também profissionalizantes.
Então, além de um trabalho de assistencialismo, com a distribuição de alimentos e roupas, agora na pandemia, temos feito um esforço concentrado no sentido de ampliar esse assistencialismo, e poder ajudar muitas famílias que passaram e passam ainda por essa vulnerabilidade social, situação de risco. Então, a ONG Cicovi, inclusive esse ano, está sendo financiada pelo projeto Criança Esperança, da Unicef, onde estamos podendo atender centenas de crianças e adolescentes nas diversas atividades que oferecemos. Também existem atividades de assessoria jurídica, psicológica, um trabalho de resgate de pessoas que estão vivendo no mundo das drogas, enfim, são muitas coisas boas que a gente vem oferecendo à população ao longo desses 12 anos, que vem fazendo a diferença na vida de muitas pessoas, transformando vidas e gerando muitas oportunidades.

Quais os projetos e ações estão sendo priorizados em seu início de mandato como Vereador?

Bem, estamos priorizando uma pauta extremamente positiva no que diz respeito à estar trazendo nossa contribuição no que diz respeito ao combate à pandemia, no sentido de retorno ao crescimento econômico da cidade, debatendo com representantes do governo, com representante de instituições, categorias, representantes de comércio, então a gente tem trabalhado também no sentido de buscar o retorno das atividades das escolas, a gente precisa realmente focar nessa questão, porque não dá mais, apesar de toda a agressividade que tem esse vírus (Corona) Covid-19, a gente sabe bem que a gente precisa paralelamente.. sabe também os prejuízos que pode trazer à sociedade, uma sociedade que não está investindo em educação, então é possível que se faça as duas coisas paralelamente, basta realmente, de fato, ter boa vontade política, um total compromisso dos nossos governantes, é preciso também que a população faça sua parte, pra que a gente possa não fazer com que o mundo pare, essa coisa de “lockdown” não funciona, não faz bem à ninguém, então a gente tem trazido esse debate, o investimento na educação, na geração de oportunidades, no respeito à acessibilidade, porque nossa bandeira de luta, uma das maiores é a defesa da pessoa com deficiência, e também a questão do combate à pandemia, levando sujestões, dicas, levando realmente nossa contribuição nesse sentido.

O senhor tem um trabalho comunitário onde coordena um centro de informática com cursos grátis, encaminhando jovens para o mercado de trabalho, essa iniciativa existe há quanto tempo?

Esse trabalho de capacitação profissional para jovens, com vistas à busca pelo primeiro emprego, à oportunidade para o mercado de trabalho, ele existe na nossa ONG Cicovi aqui no bairro Valentina, e também no bairro Muçumagro, onde funciona a segunda unidade, e lá, a gente têm todo esse trabalho em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil, é uma parceria de duas instituições, uma de renome internacional, com a nossa instituição, com isso a gente já capacitou quase 3.000 jovens, e já encaminhamos centenas para o mercado de trabalho, com as parcerias que nós temos também com várias empresas, várias redes de empresas que existem na cidade, então é um trabalho super importante, que além de capacitar os jovens, tudo gratuito, do lápis à farda, esse trabalho ele também faz com que o jovem saia dessa ociosidade. A gente tem percepido muitos jovens tendo suas vidas ceifadas muito cedo, de forma prematura, com envolvimento com drogas, justamente por não ter oportunidades, e a gente trabalha justamente nessa geração de oportunidade fazendo também esse trabalho preventivo, não apenas pensando na oportunidade de emprego, mas também, em salvar vidas.

O senhor esteve com o presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira, em sua vinda à Paraíba, e entregou em suas mãos a solicitação da instalação de uma agência bancária da Caixa Econômica no bairro de Valentina, quais as necessidades da instalação desta agência?

O bairro de Valentina, hoje, é o segundo maior bairro da cidade, um bairro que todo mercado imobiliário tem apontado de forma expressiva para essa região, o crescimento habitacional, populacional, econômico, comercial, tem sido permanente. Então, há necessidade de uma agência, de uma instituição bancária, principalmente do porte da Caixa Econômica, é de fundamental importância. Desde o primeiro mandato, 2013, a gente tem incansavelmente encampado essa luta, e conseguimos sua aprovação, no ano de 2014, só que a crise econômica que se instalou no país, a crise política, tudo isso foram fatores que impediram a sua instalação. E hoje, a economia quando começa a respirar, a Caixa Econômica começa a engrenar suas atividades, já começa a sentir necessidade de expandir, e aproveitando o momento, não perdi a oportunidade de encontrar o Presidente Jair Bolsonaro, e de reforçar esse projeto que já estava aprovado desde 2013. Então, a gente preparou um documento, com esse dossiê desse crescimento todo, essa importância toda que o bairro tem para a cidade, e ai o Presidente foi muito solicito, foi muito receptivo ao nosso projeto, e ficou de encaminhá-lo para o Presidente nacional da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, para que pudesse analisar com carinho, e ver a viabilidade de atender esse pedido, então estou com muita fé e esperança, porque como eu falei, o Presidente olhou com bons olhos, e tem também outras pessoas envolvidas nessa luta, para que ela se concretize, e o bairro está muito necessitado de um equipamento importante como esse, eu acredito que agora vai dar certo.

Eleito com mais de 4 mil votos, o senhor acredita que esse retorno está relacionado à trabalhos sociais que o senhor vem realizando ao longo do tempo, Vereador?

Minha amiga Marina, não restam dúvidas, o reconhecimento da população de João Pessoa, em especial da Zona Sul, tem sido muito importante em nossa trajetória política, a força do trabalho, os resultados do trabalho, a importância do trabalho, a população tem visto isso, que a gente tem uma característica diferenciada dos demais políticos, é que a gente trabalha todos os dias, e se possível, muitas vezes até os três turnos, então, a gente não para, então a gente tá sempre em busca de ajudar, de melhorar, de trazer desenvolvimento para a cidade, para economia local, para trazer ações e obras, que venham trazer mais qualidade de vida para as pessoas, a gente tem um trabalho fortíssimo que a gente encampa lutando por valorização das condições de trabalho, de melhoria salarial, de várias categorias importantes na sociedade, a gente tem uma luta muito importante também, que é em defesa da criança, adolescente, idosos, da pessoa com deficiência. Então, esse trabalho social também que a gente faz, ele tá aprovado nas urnas, o quanto a população tem aplaudido e reconhecido. Como falei hoje, nosso trabalho é uma referência nacional, e essa votação expressiva é fruto, justamente desse reconhecimento.

Como vereador ligado à força jovem, o senhor acredita na eficiência das Redes Sociais?

Sem dúvidas, as redes sociais, tem sido prepronderantes nas vidas das pessoas, à partir do momento que ela consegue se relacionar com nossas experiências, com novas idéias, com o que existe de mais moderno e atual, as pessoas tem buscado cada vez mais interagir, e faz com que as redes sociais sejam a ferramenta de crescimento profissional, pessoal, enfim. Os jovens, mais do que qualquer outra faixa etária, são os que estão diretamente focados nessas plataformas, e muitos estão inclusive buscando oportunidades de emprego, de conhecimento, de crescimento, enfim, as redes sociais tem uma importância fundamental na vida de todos, principalmente na dos jovens, que são aqueles que estão mais ligados.

Encerramento!

Fique à vontade para agradecimentos, abraços, e suas redes sociais para seus seguidores.

 Marina, fico muito lisonjeado pelo convite, estarei sempre à sua disposição, parabéns pelo seu belíssimo trabalho, levando informações de forma imparcial, responsável, fazendo um jornalismo totalmente sério, e também dando oportunidade às pessoas, de serem ouvidas.Dizer que, nosso mandato, é um mandato que procuro fazê-lo cada vez mais de forma participativa, onde as pessoas podem participar trazendo idéias, sujestões, críticas, reclamações, pra que a gente possa a quatro mãos, fazer o melhor para João Pessoa, e para quem quiser interagir, pode acessar as redes sociais, estamos sempre no Direct, respondendo todo mundo, então você pode me seguir @marmuthejp, e acompanhar nosso trabalho, todo dia estamos postando nossas ações, nossa luta, prestando conta diáriamente do que estamos buscando para a cidade, e em especial para os nossos munícipes, então, só resta agradecer pela oportunidade mais uma vez, e dizer que estarei sempre à sua inteira disposição, forte abraço, e que Deus abençõe todos nós.

 

Entrevistado: Marmuthe de Souza Cavalcanti

Repórter / Jornalista: Marina Sousa

João Pessoa, 28/02/2021.

 

Google oferece capacitação gratuita para mulheres; saiba como se inscrever


 Minicursos, que ocorrerão virtualmente no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, já estão com as inscrições abertas


A gigante de tecnologia Google está oferecendo gratuitamente dois programas de capacitação para mulheres. Os minicursos, que ocorrerão virtualmente no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, já estão com as inscrições abertas.




O programa Cresça com o Google para Mulheres que Querem Empreender tem como objetivo apresentar conteúdos e dicas práticas sobre liderança feminina, marca pessoal, vendas e finanças. As palestras serão ministradas por Susana Ayarza, Diretora de Marketing no Google; Priscilla de Sá, Especialista em Liderança Feminina; Dany Carvalho, Networker Profissional; Cris Ueda, Consultora de Marca Pessoal; Dilma Campos, CEO da agência Outra Praia; Paula Bazzo, Planejadora Financeira; e Rachel Maia, CEO e Fundadora da RM Consulting.




Já o programa Mulheres que Querem Desenvolver suas Carreiras irá se focar no fortalecimento das habilidades pessoais. Serão abordados temas como comunicação, apresentação pessoal, e autoconhecimento. Entre as palestrantes, estarão Patricia Tucci, Especialista em Treinamento e Desenvolvimento, e Veruska Galvão, mentora de carreiras.Da Agência BrasiL/PARÍBA JÁ








Semob começa a multar quem desrespeitar decreto e estacionar veículo na Orla de João Pessoa

 Superintendência de Mobilidade Urbana instalou 40 banners na região para alertar condutores sobre a proibição.


A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) começa a multar, neste domingo (28), os condutores de veículos que desrespeitarem o decreto municipal nº 9.685/2021 e estacionarem veículos na orla.



Conforme determinação da Prefeitura, o estacionamento está proibido de segunda a sexta, das 16h às 8h, e aos sábados, domingos e feriados em todos os horários. A medida busca reduzir o fluxo de pessoas na localidade e conter a disseminação do novo coronavírus.





Nesse sábado, 40 banners informativos foram instalados na orla do Bessa, Manaíra, Tambaú e Cabo Branco. Após três dias de ações educativas, a Semob começa a fiscalizar a região neste domingo.





“O condutor é abordado e solicitado a retirar o carro, caso persista a desobediência às ordens emanadas da autoridade competente de trânsito, será autuado com multa no valor de R$ 195,23, de natureza grave, com 7 pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nossos agentes de mobilidade vão monitorar a orla para que seja evitado o estacionamento, cumprindo o decreto municipal”, explica o diretor de operações da superintendência, Sanderson Cesário.PORTAL CORREIO





Energisa lança programa de estágio com 240 vagas

COMENTÁRIO MARINA SOUSA

ENERGISA ( Saelpa) COMPROU MEU LEITE, EMPRESA QUE TRABALHALHAVA MEU PAI 

( EM MEMORIAM) 


 Inscrições seguem até 28 de fevereiro. As oportunidades destinam-se aos níveis técnico e superior. 



Grupo Energisa abriu inscrições no programa de estágio em 10 estados. Na Paraíba, são mais de 50 vagas voltadas para nível técnico – Técnico em Eletrotécnica – e superior, nas áreas Jurídicas, de Tecnologia da Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Psicologia, Estatística, Matemática e Administração de Empresas.




Interessados podem realizar as inscrições podem até o dia 28 de fevereiro no link oficial.“Estamos em busca de candidatos criativos para que possamos desenvolver novos talentos. Acreditamos que esta é uma grande oportunidade considerando todos os desafios enfrentados por jovens durante a pandemia. 




Queremos ser a porta de entrada deles para o mercado de trabalho e, por isso, decidimos oferecer este ano o maior programa da história da Energisa, uma empresa completa de energia, com foco em inovação, sustentabilidade e qualidade no atendimento ao cliente”, afirma Antonio Negreiros, diretor de Recursos Humanos do grupo.



Segundo a companhia, o programa de estágio tem duração de 12 meses - sendo possível renovação por mais 12 para os estagiários das vagas de nível superior. Além da bolsa, a o programa contempla os aprovados com vale-transporte e seguro de vida.PORTAL T5





Em 11 dias de estudo clínico, 42% já foram vacinados contra Covid em Serrana, SP

 Em 11 dias do estudo inédito do Instituto Butantan de vacinação em massa contra Covid-19, Serrana (SP) aplicou 11.895 doses da CoronaVac em voluntários das regiões verde e parte da amarela. O valor corresponde a 41,9% do público-alvo estimado em 28.380 pessoas.




Neste domingo (28), a imunização de quem mora na faixa amarela, a segunda da pesquisa, segue até as 15h30 nas oito escolas. De quarta-feira (24) até sábado (27), 5.258 pessoas receberam a vacina. O valor corresponde a 78,24% do público-alvo dessa etapa.

Cadastrados que perderem os prazos devem esperar o cronograma do Plano Nacional de Imunização, segundo a metodologia do estudo.

De acordo com a metodologia do estudo, somente moradores de Serrana com 18 anos ou mais, exceto grávidas, lactantes e pessoas com doenças graves, podem participar da pesquisa.


O primeiro grupo (verde) já foi vacinado de 17 a 21 de fevereiro. Os outros dois grupos restantes, cinza e azul, receberão a primeira dose até 14 de março.



Projeto 'S'

Com resultados previstos para maio, o estudo quer identificar a eficiência da CoronaVac em frear a transmissão da Covid-19 em um universo coletivo, além de descobrir se o imunizante é capaz de diminuir casos graves, internações e mortes em uma cidade.


Os pesquisadores também buscam o tempo que Serrana vai demorar em atingir a chamada imunidade de rebanho.


A cidade foi escolhida por ser de baixo número populacional, além de estar próxima a Ribeirão Preto (SP), referência nacional em saúde, e de ter apresentado dados preocupantes de transmissão do novo coronavírus em um inquérito sorológico realizado pelo Instituto Butantan em 2020.PORTAL G1