segunda-feira, 12 de março de 2018

Itabaiana e Guarabira sediam audiências do ODE nesta semana



As regiões polarizadas pelas cidades de Itabaiana e Guarabira recebem nesta semana, quinta-feira (15) e sexta-feira (16), respectivamente, as audiências do Orçamento Democrático Estadual – Ciclo 2018. A audiência em Itabaiana (12ª Região Geoadministrativa) acontece a partir das 19h, no ginásio da Escola Cidadã Integral da cidade e a de Guarabira (2ª Região), acontece também às 19h, no ginásio José Soares – o “Portuguesão”.

A primeira audiência, de Itabaiana, vai reunir representantes dos municípios de Caldas Brandão, Gurinhém, Ingá, Itatuba, Juarez Távora, Juripiranga, Mogeiro, Pedra de Fogo, Pilar, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu e Serra Redonda. E a de Guarabira populares das cidades de Alagoinha, Araçagi, Cuitegi, Duas Estradas, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz e Sertãozinho.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual, vem realizando o ciclo de audiências 2018 que já foi realizado nas regiões de Cajazeiras, Sousa, Pombal, Catolé do Rocha, Patos e Sumé.

As plenárias contam com a presença de vários setores do Governo e é um momento onde as pessoas presentes podem eleger prioridades de investimentos para as suas respectivas regiões, além de indicarem, especificamente, quais obras, ações e serviços que gostariam que fossem implantados ou melhorados em suas comunidades. O Governo também tem prestado contas das ações e investimentos desenvolvidos nessas regiões, além da entrega de benefícios para a melhoria dos serviços prestados nessas localidades.

A população que tiver interesse em participar deve ficar atenta aos locais onde serão disponibilizados transportes até à plenária. E ao chegar ao local da audiência deve preencher o formulário de indicação das prioridades, disponibilizado na entrada dos ginásios, no credenciamento. Também haverá um momento para inscrições de falas para quem desejar expressar-se diretamente para o governador e toda a equipe de governo.

As audiências públicas do Orçamento Democrático Estadual têm o objetivo de reunir as populações das regiões para dialogar sobre as prioridades de investimentos do Governo do Estado. É a forma democrática de discutir os gastos públicos diretamente com a população e de prestar contas daquilo que foi e vem sendo investido pelo governo nas regiões.

Funcionários dos Correios entram em greve a partir desta segunda

Funcionários dos Correios entrarão em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira. Segundo a Fentect, federação que reúne a maioria dos sindicatos da categoria, todas as entidades aderiram à paralisação. Entre outras reivindicações, os trabalhadores protestam contra mudanças no plano de saúde da empresa que preveem o pagamento de mensalidades e a exclusão de dependentes. O início da greve foi marcado para coincidir com o julgamento do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre o assunto, marcado para esta segunda.
Ainda não há informações sobre eventuais exigências de percentual mínimo de operação a ser mantido. Na última paralisação do tipo, no ano passado, a Justiça determinou que a estatal mantivesse 80% do seu pessoal efetivo trabalhando. Os Correios têm ceca de 106 mil funcionários em todo o país.
 
Além das alterações no plano de saúde, a categoria reivindica melhores condições de trabalho. De acordo com a Fentect, os servidores da estatal recebem, em média, R$ 1.600 por mês, que seria o menor salário entre as empresas públicas e estatais. A federação também critica a extinção do cargo de Operador de Triagem e Transbordo (OTT), que considera importante para o fluxo postal interno. Segundo a entidade, a medida foi tomada para facilitar a terceirização na empresa. “Para piorar a situação, a empresa também anunciou o fechamento de mais de 2500 agências próprias, por todo o Brasil”, destaca a nota da Fentect.
 
Procurados na manhã deste domingo, os Correios não se pronunciaram sobre a paralisação.