quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Brasil dificilmente cumprirá metas do plano de saneamento, admite governo

Metas são: universalizar o abastecimento de água até 2023 e atender a 93% da população com rede de esgoto até o ano de 2033.

O Ministério das Cidades admitiu nesta terça-feira (16) que o Brasil dificilmente vai cumprir as principais metas do plano nacional de saneamento básico.
As metas são: universalizar o abastecimento de água até 2023 e atender a 93% da população com rede de esgoto até o ano de 2033.

Os dados divulgados nesta terça-feira (16) pelo Governo Federal mostram que, em 2014, menos de 60% da população nas cidades eram atendidos por rede de esgoto.
O secretário nacional de Saneamento Ambiental, Paulo Ferreira, admitiu que há atraso nas obras de saneamento e que há dificuldade de gestão dos projetos nos estados.

www.g1.com.br/jn

Lula falou que triplex não é dele, diz deputada Benedita da Silva

Depoimento de Lula e Marisa sobre imóvel no Guarujá foi suspenso.
Ex-presidente se encontrou com deputados petistas no Instituto Lula.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou, nesta quarta-feira (17), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a deputados petistas que o apartamento triplex no edifício Solaris, no Guarujá, no litoral de São Paulo, não pertence a ele. O ex-presidente se reuniu com 21 deputados federais petistas no Instituto Lula, na Grande São Paulo, depois que seu depoimento no Fórum da Barra Funda foi suspenso.

“O presidente Lula está muito firme, seguro e convicto, e a bancada também”, disse a deputada. “Acreditamos muito nele e estamos juntos para esta batalha. Lula é muito transparente e nós acreditamos no que ele coloca. Ele falou claramente 'não é meu o triplex, não é meu'”.
Os deputados se reuniram no Instituto Lula em ato de desagravo ao promotor Cássio Cesarino, que intimou Lula a depor sobre o imóvel. Uma liminar concedida na noite de terça-feira (16) por um integrante do Conselho Nacional do Ministério Público suspendeu a audiência marcada para ouvir Lula e Marisa Letícia.

Além de Benedita da Silva, outros parlamentares também demonstraram apoio ao ex-presidente. Para Wadih Damous (PT-RJ), os esclarecimentos que Lula tinha para prestar sobre o caso já estão no processo.

“Este promotor agiu de maneira irresponsável e desrespeitosa, marcando publicamente um depoimento ao qual o presidente não era obrigado a comparecer, porque ele atribuiu ao presidente a qualidade de investigado, e investigado não é obrigado a falar nada”, disse.
Damous disse que “Lula não iria depor”. Confrontado com a versão de um advogado que falou que Lula iria depor, o parlamentar disse que, em sua opinião, “caso houvesse depoimento, ele não deveria depor”.

 Já o deputado Vicente Cândido (PT-SP) disse que o presidente estava em dúvidas se iria depor ou não, e que a divisão do Conselho Nacional do Ministério Público acabou com a dúvida. Na opinião do parlamentar, Lula não deveria depor. “A Lava Jato está virando Lava Lula e Lava PT”, diz Cândido. “O presidente tinha dúvidas [se deveria depor hoje ou não]. E com a liminar, acabou dirimindo a dúvida. Na minha opinião, ele não deveria depor, porque virou uma disputa política”, disse Cândido.


G1

Vice-prefeito de Cuité de Mamanguape descarta reaproximação com a prefeita

Rompido desde o ano passado, o vice-prefeito de Cuité de Mamanguape, Hélio Severino, mais conhecido como Helhinho, negou veementemente qualquer possibilidade de reaproximação com a Prefeita Isaurininha Meireles  e garantiu que mantém a sua pré-candidatura a prefeito, para as eleições municipais deste ano.
Esta semana ao ser entrevistado por site da região, o vice-prefeito explicou que não concorda com certos políticos que um dia diz uma coisa e no outro dia fala outra completamente diferente. “Sem chance, estou bem longe, político tem que ter palavra, se fosse para eu ficar com ela não teria saído”, afirmou Helhinho.

 Se mostrando bastante confiante, Helhinho disse continuar trabalhando e acredita no sucesso político de seu grupo. “Coloco todas as forças nas mãos do nosso grupo e povo de Cuité. Se Deus quiser vai dar tudo certo”, disse.
O vice-prefeito Helhinho, que já tinha anunciado suas pretensões políticas, era aliado da prefeita Isaurininha até que ela passou a preterir sua possível candidatura em detrimento de outros nomes do grupo.

Portal vale do Mamanguape

Ricardo exonera diretores de hospitais e faz mudanças na Saúde

Algumas mudanças na Saúde da Paraíba foram publicadas através de Atos, divulgados na edição desta quarta-feira (17) do Diário Oficial. O governador Ricardo Coutinho exonerou diretores de hospitais e gerentes da Secretaria da Saúde.


Em João Pessoa, as alterações foram nas direções de dois hospitais. Bruno Leandro de Souza sai da direção geral do Hospital Arlinda Marques. Quem assume o lugar é Claudio Teixeira Régis, enquanto Bruno vai para a direção técnica da Maternidade Frei Damião.


Jailson Vilberto de Sousa e Silva sai da direção administrativa do Arlinda Marques, cargo que fica para Lucia Helena Martins Barreto Ferreira. Jailson, por sua vez, vai para posto deixado por Rogeria Chelly Diniz na assistência de gabinete da Secretaria da Saúde. Outra novidade na Secretaria é a saída de Edna Guedes da Costa, que entrega o cargo de gerente de planejamento para Marta Betânia Duarte Silva.


Em Patos, Higia Maria Trigueiro Lucena sai da direção geral do Hospital Regional Janduhy Carneiro. José Leudo Farias Alves, que antes era gerente regional da Secretaria da Saúde, assume o cargo. Higia fica no lugar deixado por ele.


Redação

Daniella Ribeiro não descarta pré-candidatura a prefeita em Campina Grande

Foto: Paraibaonline

A deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) comentou que a cidade de Campina Grande está chamando o seu nome para que coloque à disposição como pré-candidata a prefeita. Ela afirmou que ainda é cedo para falar sobre composições nesse sentido, mas não descartou que pode vir a acatar o chamado da população.

Ao ser questionada sobre receber um possível apoio do governador Ricardo Coutinho (PSB), Daniella declarou que não negaria, mas não mencionou que seria recíproco.
– Apoio não se nega, se aquela pessoa acredita no seu projeto, você recebe o apoio. Campina Grande tem colocado nosso nome e eu acho isso fundamental. A cidade tem demonstrado um carinho muito grande por nosso nome e no momento certo vamos nos colocar nesse sentido – comentou.
As informações foram concedidas à Arapuan FM.
 
FONTE: Da Redação

Senadores cobram explicações sobre epidemia e taxa de juros

Brasília – O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), e o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) apresentaram nesta quarta-feira (03), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), requerimento convidando o ministro da Saúde, Marcelo Castro e o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, para que apresentem as ações detalhadas e medidas implementadas pelo governo para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e evitar o aumento da incidência das doenças transmitidas por ele.

“A epidemia de casos de dengue, chicungunya e zika é o retrato do abandono do país por parte do governo petista. Números recentes do Ministério da Saúde informam que há suspeitas de 3.530 casos de microcefalia em razão do vírus Zyka. A possibilidade de o Brasil enfrentar uma tríplice epidemia em 2016 é cada vez mais real. De acordo com os dados oficiais, em todas as regiões cresceu a população do vetor Aedes Aegypti”, destacaram Cássio e Flexa na justificativa do requerimento.
O requerimento poderá entrar na pauta da reunião da CAS na reunião marcada para o próximo dia 17/02 (quarta-feira).

 Taxa de juros
 Cássio e Flexa também apresentaram, em conjunto, outro requerimento de convite. Eles querem que o ministro-presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, esclareça, aos membros da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), quais foram os argumentos que justificaram a manutenção da taxa de juros em 14,25% ao ano, o maior patamar em mais de nove anos.
A última reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) foi marcada por um episódio que contrariou todas as práticas até então adotadas às vésperas de suas decisões.
 
BLOG