Adriano Galdino disse que o Poder Legislativo irá divulgar imediatamente o edital de licitação para a reforma do imóvel.
O governador Ricardo Coutinho (PSB) assinou Termo de Cessão, no início da tarde desta terça-feira (17), de um prédio que fica localizado na Avenida Epitácio Pessoa para a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O ato ocorreu em solenidade concorrida realizada no Salão Nobre do Palácio da Redenção, em João Pessoa. Avaliado em R$ 80 milhões, o imóvel servirá para abrigar as novas instalações do Poder Legislativo paraibano.
Na oportunidade, o governador enalteceu a parceria e a intenção do presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino (PSB), de buscar o Executivo e expor a necessidade de uma nova sede para abrigar o parlamento. “É uma reivindicação que achei correta, visando fortalecer o Poder Legislativo no momento em que o atual prédio não cabe mais. É preciso criar condições de capacidade para o funcionamento correto do Poder, melhorando a sua prestação de serviço. Esta é uma excelente demanda do presidente Adriano Galdino, parabéns a democracia, parabéns ao povo paraibano e ao Poder Legislativo”, disse.
Com a cessão do novo imóvel, a atual sede da Casa de Epitácio Pessoa, localizada na Praça dos Três Poderes, no Centro de João Pessoa, retorna ao Poder Executivo. Ainda de acordo com o governador, o imóvel abrigará várias secretarias e órgãos do Governo do Estado, entre elas, a Secretaria de Estado da Administração. “Vamos instalar secretarias para não esvaziar o Centro de João Pessoa, pois, alguns setores reclamam que a Assembleia não pode sair. Vamos instalar as secretarias para que agente possa a presença de público circulando pelo Centro”, explicou.
RECURSO ASSEGURADO PARA A REFORMA
O presidente Adriano Galdino destacou a sensibilidade do governador Ricardo Coutinho em autorizar a cessão do imóvel, que irá proporcionar uma Assembleia Legislativa com mais qualidade, com melhores condições de trabalho para os deputados estaduais, para os funcionários, para a imprensa e para as pessoas que diariamente se dirigem à sede do Legislativo. “Teremos um equipamento melhor, uma ferramenta melhor estruturada melhor para fazer o nosso trabalho. Esse gesto do governo é de respeito com a Paraíba”, comentou.
Ainda de acordo com Adriano Galdino, a partir da cessão do imóvel, será divulgado o edital de licitação para reforma do prédio, que abrigou por muitos anos o antigo Paraiban, a Procuradoria Geral do Estado (PGE), entre outras secretarias e órgãos do Executivo. “Temos R$ 17 milhões já aplicados no Banco do Brasil para essa finalidade. Esses recursos são exclusivos e só poderão ser gastos para a construção e reforma da nova sede. Precisamos só analisar se esse recurso será suficiente ou não”, explicou.
O futuro presidente da ALPB, Gervásio Maia Filho (PSB), que assumirá o comando no biênio 2017-2018, disse que a nova sede irá gerar mais economia e um melhor estrutura para o Poder Legislativo.
“Precisamos agradecer a iniciativa do presidente Adriano Galdino, que está marcando história. O atual prédio não atende as necessidades do Poder, haja vista a quantidade de imóveis alugados que funcionam no entorno da praça. É um prédio com mais espaço, mais vagas de estacionamentos, teremos mais economia, mais dinamismo, mais segurança. E esse prédio irá se pagar com a economia que ele irá proporcionar ao poder”, comentou.
Por Ângelo Medeiros - WSCOM