quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

IPI de carros sobe a partir desta quinta-feira, confirma governo

O Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre os automóveis terá aumento a partir desta quinta-feira, dia 1º de janeiro de 2015, confirmou o Ministério da Fazenda ao G1. Com a decisão, segundo o governo, será retomada a chamada "alíquota cheia" do tributo. Com isso, a Anfavea (associação das montadoras) estima que o preço dos carros seja reajustado em 4,5%. 
Em junho deste ano, o governo anunciou que as alíquotas reduzidas do IPI para carros seriam mantidas até o fim do ano. Para os carros populares (com motor 1.0), o IPI, que está em 3%, avançará para 7% em janeiro - um aumento de quatro pontos percentuais.
Para carros com motor entre 1 e 2 litros flex, a alíquota do IPI segue em 9% até hoje, mas subirá para 11% (alíquota cheia) a partir de janeiro. Para os veículos com a mesma faixa de motorização, mas movidos apenas a gasolina, a alíquota é de 10% até o fim de 2014, mas será elevada para 13% a partir de 2015

Aracilba aceita convite de Romero e assume a Secretaria de Finanças da Prefeitura de Campina

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, anunciou os nomes que responderão pelas secretarias de Finanças e de Saúde, em substituição ao professor Gustavo Nogueira e à médica Lúcia Derks, respectivamente. Para a Secretaria de Finanças, o chefe do poder executivo municipal confirmou o nome da engenheira Aracilba Rocha, ex-secretária de Finanças do Estado.


Para a Saúde, Romero anunciou a administradora, especialista em Ciências da Saúde e atual diretora de Planejamento e Regulação da pasta, Luzia Pinto. O prefeito Romero Rodrigues explicou que a transição se dará de forma célere nas duas secretarias e destacou o perfil técnico de Aracilba e Luzia. Ele também fez questão de agradecer aos secretários que deixam as pastas.


“É importante agradecer a Gustavo Nogueira pelo trabalho iniciado, que foi interrompido para que ele assuma uma nova missão no governo do Rio Grande do Norte. E também muito importante ressaltar e reconhecer o trabalho realizado por Lúcia Derks na Saúde, um setor que encontramos tomado por desafios e dificuldades e que contou com a plena dedicação da secretária, que continuará cooperando com nossa gestão”, disse.


Perfil

Aracilba Alves da Rocha é graduada em Engenharia Civil, especialista em Gerenciamento de EmpresasPúblicas, Planejamento Urbano e Gestão de Habitação Popular e Finanças Públicas. Além de outras importantes funções, inclusive fora da Paraíba, foi diretora presidente da Cagepa, diretora de administração da Eletrobrás, presidente do Conselho de Administração da Chesf e, mais recentemente, secretária de Finanças do Estado, entre os anos de 2011 e 2014.