segunda-feira, 7 de maio de 2018

Quais os horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo da Rússia

Seleção Brasileira vai estrear na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, no dia 17 de junho (domingo), às 15h, contra a Suíça, na cidade de Rostov


A Copa do Mundo de 2018 começará no dia 14 de junho, quinta-feira, às 12h (horário de Brasília), com o jogo entre Rússia (país-sede) e Arábia Saudita, o único do dia. 
A Seleção Brasileira entrará em campo pela primeira vez três dias depois, no dia 17 de junho (domingo), às 15h, em Rostov, diante da Suíça. A equipe do técnico Tite voltará a jogar depois só na sexta-feira, dia 22 de junho, às 9h, em São Petersburgo, contra a Costa Rica. Depois, encerra sua participação na primeira fase contra a seleção da Sérvia no dia 27 de junho (quarta-feira), às 15h, em Moscou. 
Se passar como primeira colocada do Grupo E, a Seleção Brasileira jogará no dia 2 de julho (segunda-feira), às 11h, em Samara, pelas oitavas de final, contra o 2º colocado do Grupo F, que tem Alemanha, México, Coreia do Sul e Suécia. Avançando, o Brasil jogará no dia 6 de julho, sexta-feira, às 15h, em Kazan, pelas quartas de final. Se passar, disputará a semifinal no dia 10 de julho, terça-feira, às 15h, em São Petersburgo. Já a final será no dia 15 de julho, domingo, às 12h, em Moscou. 
Caso a seleção brasileira passe como 2ª colocada do Grupo E, jogará nas oitavas de final contra o 1º colocado do Grupo F (talvez a Alemanha), no dia 3 de julho, terça-feira, às 11h, em São Peterburgo. Depois, nas quartas de final, jogaria no dia 7 de julho (sábado), às 11h, em Samara. Avançando, na semifinal, jogaria no dia 11 de julho, quarta-feira, às 15h, em Moscou.
Horários (de Brasília) dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2018:
Primeira fase

17 de junho (domingo) - BRASIL x SUÍÇA - 15h
22 de junho (sexta-feira) - BRASIL x COSTA RICA - 9h
27 de junho (quarta-feira) - BRASIL x SÉRVIA - 15h

Marcela Temer pula em lagoa do Palácio da Alvorada para resgatar cachorro da família

Durante uma caminhada, primeira-dama percebeu que o cachorro Picoly entrou na lagoa e não conseguia sair. Servidora que não ajudou Marcela foi afastada da função.




rimeira-dama Marcela Temer pulou de roupa em uma lagoa do Palácio do Alvorada, residência oficial da presidência da República, para resgatar um cachorro da família. O episódio ocorreu no dia 22 de abril, quando Marcela fazia uma caminhada pelo palácio.
De acordo com a assessoria da primeira-dama, Picoly, da raça jack russel, está na família desde 2016 e é um dos mascotes de Michelzinho, o filho de 9 anos de Marcela com o presidente Temer.
A primeira-dama, segundo a assessoria, decidiu se jogar na água para resgatar o animal quando percebeu que Picoly tinha entrado na lagoa, mas não conseguia sair.
O episódio resultou no afastamento de uma servidora que, no momento da caminhada, atuava na segurança da primeira-dama, mas não auxiliou Marcela no resgate.
A assessoria da primeira-dama informou que a servidora não foi exonerada. Após o afastamento, ela ficou à disposição do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela segurança do presidente e de seus familiares.

Ryan Reynolds volta a vestir uniforme do anti-herói piadista em 'Deadpool 2'

Não dá para chamar Deadpool de super-herói, afinal ele não quer salvar o planeta; só quer acabar com seus próprios inimigos. Veja entrevista com ator.

Ele era bem diferente quando apareceu pela primeira vez no cinema. Mudo, mal-humorado, um vilão que queria acabar com o Wolverine. Tudo mudou quando ele ganhou um filme próprio, sete anos depois. Mas não foi tão simples assim.
Enquanto o Deadpool que a gente conhece hoje não saía do papel, Ryan Reynolds tentou a sorte na concorrência, em outro estúdio. Foi ser o Lanterna Verde, mas não deu muito certo; fracasso de crítica e público.
“A melhor coisa do ‘Lanterna Verde’ é que ele virou uma fonte inesgotável de piadas que eu posso usar em ‘Deadpool’”, conta Reynolds.
Aliás, não dá para chamar Deadpool de super-herói. Ele não quer salvar o planeta; só quer acabar com seus próprios inimigos. Veja na reportagem do Fantástico.

Enem 2018: inscrições estão abertas; prazo termina em 18 de maio

Taxa de inscrição é de R$ 82. Aqueles que conseguiram a isenção da taxa também devem se inscrever.


s inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foram abertas no site nesta segunda-feira (7) e irão até o dia 18 de maio, às 23h59, segundo o manual do candidato. Todos os interessados em participar da prova devem fazê-la, inclusive aqueles que conseguiram a isenção da taxa de R$ 82. A aprovação do pedido de isenção, que foi feito em um período anterior, não significa estar inscrito no exame.
A previsão é de que, até o fim do prazo, o total de participantes chegue a 7,5 milhões, de acordo Rossieli Soares, ministro da Educação.No caso dos estudantes que terão de pagar esse valor para se inscrever, o prazo máximo para quitar o boleto bancário é o dia 23 de maio. Mesmo que haja um feriado regional e os bancos não funcionem, a data-limite não será alterada, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para fazer a inscrição, é necessário informar o número do CPF e do RG para que seja criada uma senha. É ela que dará acesso futuramente ao cartão de confirmação e aos resultados, por exemplo. Também é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos, para que o Inep envie comunicados diretamente aos candidatos.No caso dos estudantes que terão de pagar esse valor para se inscrever, o prazo máximo para quitar o boleto bancário é o dia 23 de maio. Mesmo que haja um feriado regional e os bancos não funcionem, a data-limite não será alterada, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para fazer a inscrição, é necessário informar o número do CPF e do RG para que seja criada uma senha. É ela que dará acesso futuramente ao cartão de confirmação e aos resultados, por exemplo. Também é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos, para que o Inep envie comunicados diretamente aos candidatos.

Além desses dados, os estudantes têm de afirmar se necessitam de algum atendimento especializado no dia da prova (como para pessoas com deficiência ou lactantes). Em outra etapa da inscrição, precisam marcar se a língua estrangeira cobrada na prova será o inglês ou o espanhol.
O Enem seleciona candidatos para o Sisu, Prouni, Fies e universidades portuguesas.No caso dos estudantes que terão de pagar esse valor para se inscrever, o prazo máximo para quitar o boleto bancário é o dia 23 de maio. Mesmo que haja um feriado regional e os bancos não funcionem, a data-limite não será alterada, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para fazer a inscrição, é necessário informar o número do CPF e do RG para que seja criada uma senha. É ela que dará acesso futuramente ao cartão de confirmação e aos resultados, por exemplo. Também é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos, para que o Inep envie comunicados diretamente aos candidatos.

Problema ao gerar boleto bancário

Nas redes sociais, candidatos queixaram-se da dificuldade em gerar o boleto bancário para pagar a taxa de inscrição. O G1 entrou com contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para saber se há alguma instabilidade no sistema, mas ainda não obteve resposta.Além desses dados, os estudantes têm de afirmar se necessitam de algum atendimento especializado no dia da prova (como para pessoas com deficiência ou lactantes). Em outra etapa da inscrição, precisam marcar se a língua estrangeira cobrada na prova será o inglês ou o espanhol.
O Enem seleciona candidatos para o Sisu, Prouni, Fies e universidades portuguesas.





Mais de 50% das multas de trânsito em João Pessoa foram flagradas por câmeras em 2017

Levantamento da Semob-JP apontou que foram feitas 38.498 multas no ano passado.


ais da metade das multas de trânsito foram aplicadas em João Pessoa por meio de fiscalização das câmeras de monitoramento. De acordo com levantamento feito pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), foram registadas 38.498 infrações de trânsito na capital paraibana, sendo que 20.628, cerca de 53,5% do total, foram identificadas pelas câmeras.
Os dados foram divulgados pela Semob-JP com objetivo de conscientização dos condutores e pedestres para a campanha do maio amarelo, para prevenção dos acidentes de trânsito. Conforme o DataSus, somente em 2016, dado mais atualizado, 221 pessoas morreram em João Pessoa vítimas de acidentes de trânsito.
No levantamento referente ao ano passado, a infração mais comum na capital paraibana foi o desrespeito ao limite de velocidade, com 16.748 multas aplicadas. Estacionar em local proibido e em área de passeio completam o ranking dos campeões de multa em João Pessoa, de acordo com a Semob.
Com relação aos tipos de veículos usados para cometer infrações, o balanço desmistificou um pensamento comum no trânsito. Os carros ocupam a primeira colocação na lista como o veículo mais usado para cometer infrações. As motos ficam em segundo lugar. O dado curioso é de que os ônibus aparecem apenas na 10ª posição.

Reforço na fiscalização

O trabalho de monitoramento das vias de João Pessoa por meio das câmeras vai ter um reforço de 13 câmeras. A Semob-JP informou que foi aberta uma licitação para a instalação de mais câmeras, mas não foi informado a previsão da instalação. Até o início de maio deste ano a Semob conta com 67 câmeras de monitoramento. Além das câmeras, o ordenamento no trânsito de João Pessoa é feito com a ajuda de 56 equipamentos de eletrônicos, como radares e lombadas.

'Apagão' é registrado em João Pessoa, confirma Chesf

Falta de energia elétrica atingiu capital após problema em subestação da Chesf. Concessionária não confirma extensão do problema.



m "apagão" de energia elétrica foi registrado na manhã desta segunda-feira (7) em João Pessoa, segundo a Energisa Paraíba, por volta das 10h. A concessionária de energia não confirma a extensão da falta de energia elétrica ou quantos bairros foram afetados. De acordo com a Energisa, houve um problema na subestação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Mussuré II, localizada no bairro Costa e Silva, em João Pessoa.
A queda de energia afetou semáforos no Centro da cidade e em vários bairros. O trânsito ficou congestionado nas principais avenidas e corredores de tráfego. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), agentes de trânsito estiveram em diversos cruzamentos para tentar dar fluidez ao trânsito. O funcionamento dos semáforos foi normalizado por volta das 11h.
A Energisa informou às 11h que a rede de energia estava em fase de restabelecimento. Já foi restabelecida a energia em 90% dos locais afetados, mas a concessionária não sabe informar as causas da queda nem a dimensão da área atingida.
Ao G1, a assessoria de comunicação da Chesf informou que ainda tem resposta nem a dimensão da queda de energia. As causas do apagão ainda estão sendo investigadas.

MPPB recomenda medidas para coibir e combater poluição sonora em Mamanguape.

MPPB recomenda medidas para coibir e combater poluição sonora em Mamanguape.

O Ministério Público da Paraíba expediu recomendação à Prefeitura de Mamanguape, aos comerciantes e proprietários de veículos automotores da cidade e à Polícia Militar sobre as medidas que devem ser adotadas, por cada um, para coibir e combater a emissão de poluição sonora no município, sobretudo nas proximidades de hospitais, escolas, creches, igrejas, órgãos públicos e áreas residenciais. Quem for flagrado descumprindo as normas de trânsito e a lei ambiental pode ser preso, multado e ter o veículo e o equipamento sonoro apreendidos.
Um dos motivos que levou as Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e de Defesa do Patrimônio Público de Mamanguape a expedirem a recomendação foi a falta de regulamentação, por parte do Município, sobre o uso de carros de som para atividades comerciais, como propagandas, por exemplo.
Segundo a promotora de Justiça, Carmem Perazzo, é gritante a poluição sonora produzida por veículos particulares equipados com sistema de som, em diversos locais do município, e esse problema compromete a saúde pública e o sossego da população em geral. “A utilização abusiva de instrumentos sonoros com amplificadores é feita em diversos horários, inclusive durante a madrugada, nas proximidades de residências, escolas, igrejas e hospitais. O artigo 228 da Lei n°9.503, de 23.09.1997 (Código de Trânsito Brasileiro) diz que usar no veículo equipamento com som ou volume ou frequência que não sejam autorizados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) consiste em infração grave, com pena de multa e a medida administrativa é a retenção do veículo para regularização”, alertou.
A promotora explicou que a utilização de instrumentos sonoros tem que obedecer regras para a sua devida emissão, e que os detentores de carros de som e veículos particulares de passeio, ao utilizarem seus veículos, para fins pessoais ou comerciais, devem respeitar os limites legais impostos pela legislação. “O artigo 54 da Lei 9.605/98 prevê que causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora é crime, punível com reclusão de um a quatro anos e multa”, explicou.
A recomendação
De acordo com a recomendação ministerial, a Prefeitura de Mamanguape, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte devem, dentre outras medidas, apresentar à Câmara de Vereadores, no prazo de 30 dias, projeto de lei que regulamente os níveis de som executados através de propaganda sonora volante e sistema sonoro automotivo, especificando os decibéis a serem utilizados (nos períodos diurno e noturno) nas áreas residenciais, industriais e outras, além dos horários permitidos para a execução de serviço de propaganda sonora, bem como a necessidade dos proprietários de carros de som, ao realizarem serviço de propaganda sonora, estarem munidos de alvará expedido pela prefeitura municipal, com as gradações de sanções pelo descumprimento das suas obrigações.
Também devem realizar fiscalizações nos carros de som que trabalham com publicidade, divulgação e entretenimento no município e fazer a apreensão dos veículos e aparelhos sonoros que estiverem em desacordo com a lei.
Outras ações que devem ser adotadas pela prefeitura e secretarias envolvidas é a realização de campanha educativa sobre o uso adequado dos aparelhos de som e apresentação à promotoria a lista de veículos e seus respectivos proprietários e contratantes (quando houver) que desobedecerem as normas contidas na recomendação para as providências penais e cíveis pertinentes.
Já os proprietários de carros de som e veículos particulares equipados com sistemas de som devem se abster de utilizar caixas de som, instrumentos musicais ou equipamentos sonoros de qualquer natureza em veículos em geral, sem a devida autorização do poder público municipal. Além disso, só poderão circular em áreas próximas a hospitais, unidades básicas de saúde, escolas públicas e particulares, repartições públicas e templos religiosos (durante horário de culto), com os equipamentos desligados. Os carros de som estão proibidos de circular antes das 8h e após as 18h.
Comerciantes e PM
Aos comerciantes do município de Mamanguape foi recomendado que se abstenham de contratar carros de som para publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação que não tenham a autorização da prefeitura para tal serviço, sob pena de autuação conjunta do proprietário do veículo e do contratante da divulgação.
Ao comando da Polícia Militar (PM), a promotoria recomendou a realização de diligências para coibir os ilícitos penais referentes à emissão de poluição sonora e transtorno do sossego público, efetuando a prisão em flagrante, se necessário, de quem descumprir a lei e as normas de trânsito. O delegado regional da Polícia Civil de Mamanguape foi orientado a apurar as infrações penais cometidas, instaurando procedimento investigativo cabível.