domingo, 6 de junho de 2021

ENTREVISTA DA SEMANA: Projeto Beira da linha

 

 Entrevistada: Rosenilda Dias (Coordenadora do Projeto Beira da Linha)

Repórter/Jornalista: Marina Sousa
João Pessoa, 06/06/2021.

ESPORTE:Brasil tem ótima atuação contra a Sérvia e conquista a sexta vitória na Liga das Nações

GE
Seleção feminina encontra uma cara e soma o sexto triunfo na competição em Rimini. Equipe volta à quadra nesta segunda-feira, contra a Bélgica, às 16h
O Brasil não deu a menor chance para a Sérvia neste domingo, no primeiro dos três jogos da semana 3 da Liga das Nações, que está sendo disputada na bolha em Rimini, na Itália. Com a mesma formação de vitórias anteriores, a seleção brasileira apresentou muito entrosamento e concentração em quadra. Mostrando um ataque eficiente e um sistema defensivo cuidadoso, fez 3 sets a 0 - com parciais de 25/12, 25/14 e 25/13 - e se manteve entre as quatro melhores equipes da competição. A menos de 50 dias dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o time de José Roberto Guimarães tem uma cara.

Resumo do jogo

A evolução do Brasil rumo às Olimpíadas de Tóquio pode ser constatada não somente pela repetição da formação inicial, que colabora para o entrosamento, mas pelo ótimo desempenho das jogadoras em quadra. Com Macris, Carol, Carol Gattaz, Gabi, Fê Garay, Tandara e Camila Brait, a seleção brasileira deu mais uma demonstração de força no sistema defensivo, com cobertura atenta e bloqueios que, quando não eram efetivos, forçaram o erro das adversárias. O saque não ajudou tanto contra a Sérvia, que estava desfalcada de suas principais jogadoras.

O ataque foi o grande destaque da partida. Tandara e Fê Garay foram as maiores pontuadoras com 12 e 11, respectivamente. Mas Gabi, assim como as centrais Carol e Carol Gattaz, foram boas opções à Macris durante a partida. Sheilla, Mayany e Adenízia, que foram lançadas em quadra no decorrer do jogo, também apareceram bem na definição das jogadas. No terceiro set, com a vitória encaminhada, o técnico Zé Roberto mudou todo o time e colocou Ana Cristina e Nyeme.

REPRISE: III Encontro Regional de Quadrilhas Juninas acontece neste sábado

quarta-feira, 18 de maio de 2016

PARAIBA ONLINE

O “Pré Junino 2016” – III Encontro Regional de Quadrilhas Juninas, será realizado neste sábado, 14, com o apoio da Prefeitura de Campina Grande. O evento, que reúne as diversas agremiações juninas da cidade, numa festa com muito forró e animação, começará às 17h no Sítio São João.
Segundo os membros da Moleka 100 Vergonha, quadrilha junina idealizadora do evento, o apoio da Prefeitura Municipal tem sido fundamental para o crescimento das agremiações juninas de Campina Grande e para a realização destes momentos de confraternização e cultura.

Foto: Codecom/CG

“Desde 2013 o prefeito Romero Rodrigues aumentou o apoio financeiro para todas as quadrilhas associadas da Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande (Asquaju). Só para se ter uma ideia, antes recebíamos cerca de 2 mil reais por ano, cada junina. Agora, este apoio aumentou para mais de 10 mil reais para cada, uma renda que nos ajuda a montar nosso espetáculo e levar o melhor da cultura paraibana por todo o país”, destacou Rafael Sousa, membro da quadrilha junina Moleka 100 Vergonha.

O evento deste sábado contará com a participação das quadrilhas juninas: Jovem Matuto e Xote e Baião (João Pessoa), Dona Xita (Bayeux), Boo Seca (Patos), Malícia de Menina (Pocinhos), Eterno Amor (Lucena), Cheiro de Malícia (Massaranduba), Mandacaru (Alcantil), Arraiá da Fênix (Santa Luzia) e Junina Cariri, do estado de Pernambuco. Representando a Rainha da Borborema no Pré Junino 2016, estão confirmadas Arraial em Paris, Trilha Junina e Moleka 100 Vergonha, promotora do evento.

O “Pré Junino 2016” contará ainda com estrutura de bares e barracas de comidas típicas e artesanato, cujas verbas serão destinadas ao complemento das despesas das quadrilhas juninas participantes e na montagem dos espetáculos deste ano. Além disso, os forrozeiros poderão dançar ao som da Banda Bregadeira, do Trio Campina e da Banda Moleka 100 Vergonha, que estará lançando seu repertório para o São João deste ano.

A entrada no “Pré Junino 2016” – III Encontro Regional de Quadrilhas Juninas será gratuita, sendo que os organizadores pedem que os interessados levem 1 quilo de alimento, não perecível. Os alimentos arrecadados serão, posteriormente, doados às famílias carentes e instituições da cidade.

FONTE: Codecom/CG

João Pessoa registra quase 100 milímetros de chuvas em 24h


De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de mais precipitação nas próximas horas.

João Pessoa registrou, neste domingo (6) cerca de 100 milímetros de chuvas nas últimas 14 horas, de acordo com a Defesa Civil da capital. A previsão é de mais precipitação pelas próximas horas. 


Em caso de ocorrências, a população deve acionar o órgão através dos telefones 0800-285-9020 e 98831-6885, que funcionam 24 horas.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as chuvas devem continuar. No bairro do Grotão, choveu quase 100 milímetros (mm) nas últimas 24 horas. Para evitar transtornos e acidentes no período chuvoso, a Defesa Civil alerta a população. Veja as orientações:


– Ficar em casa, saindo apenas em casos de necessidade;
– Redobrar a atenção no trânsito, manter distância entre os veículos e não exceder a velocidade para evitar acidentes nas vias alagadas;
– Desligar os eletrodomésticos para evitar que sejam atingidos por raios e queimados, assim como o perigo de choque;
– Evitar se abrigar embaixo de árvores para não ser atingido por raios;
– Ao perceber a elevação do nível dos rios, procurar abrigo em um lugar seguro;
– Ao perceber sinais de processo erosivo em barreiras, inclinação de postes ou árvores, a população deve manter distância.

Invenções em prol da saúde e da ciência ganham vida na Paraíba no combate à pandemia


PB AGORA

O pesquisador explicou que o equipamento é confortável e leve e facilita na esterilização.

“São protetores que podem ser reutilizados. Os profissionais podem fazer a esterilização, como também fazer a higienização desses protetores” observou.

Para desenvolver os protetores faciais e atingir o patamar de produção em grande quantidade, a equipe do Nutes firmou uma parceria com o Grupo Duraplast de Campina Grande. A empresa ficou responsável por todo o processo de produção das hastes plásticas, feito por meio de injeção de polipropileno a partir de um bloco de modelagem desenvolvido pelo Nutes.

A parceria possibilitou a impressão em escala industrial, o que aumentou a produção deste EPI para cerca de duas mil unidades diárias, e consequentemente, a doação de grande quantidade para os hospitais.

Ao todo, já foram produzidos e distribuídos gratuitamente, mais de 60 mil protetores faciais, para profissionais que atuam diretamente na linha de frente com pacientes da Covid19, na região nordeste, principalmente na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A pretensão dos pesquisadores é expandir os protetores faciais para todo o Brasil. O engenheiro Rodolfo enfatizou que algumas instituições já entraram em contato com o Nutes, e manifestaram interesse em adquirir o equipamento.

Rodolfo Castelo Branco disse que tem sido uma experiência gratificante e compensadora, liderar um projeto de tamanha relevância e que tem ajudado aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento da Covid.
“É motivo de alegria, saber que estamos contribuindo para amenizar os efeitos de uma doença tão devastadora!” comentou.

POLITICA:UBAM viabilizará recursos financeiros por compensação ambiental para 100 Municípios




PB NEWS


Segundo o presidente nacional da UBAM, o executivo Leonardo Santana, muitos mecanismos, metas e acordos foram implementados para o desenvolvimento sustentável.

A União Brasileira de Apoio aos Municípios (UBAM) lançou hoje o Programa Compensação Ambiental dos Municípios, ferramenta que viabilizará repasses financeiros para uma grande parte dos Municípios que compõem as regiões Norte e Centro-Oeste do país, os quais possuem imensa riqueza ambiental, o que muito tem contribuído para fazer frente ao aquecimento global causado pela emissão de poluentes, principalmente por países da Ásia, Europa e América do Norte.

Segundo o presidente nacional da UBAM, o executivo Leonardo Santana, muitos mecanismos, metas e acordos foram implementados para o desenvolvimento sustentável, surgindo assim o Crédito de Carbono, em 1997 com a assinatura do Protocolo de Kyoto.

“As maiores nações do mundo têm se preocupado em discutir constantemente as questões climáticas, desde eventos como a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima realizada em 1992, a Eco 92, da qual participei, no Rio de Janeiro, estabelecendo diretrizes capazes de atenuar a emissão de gases poluentes na nossa atmosfera, que tem gerado uma terrível consequência para o clima na terra. ”

Conforme o presidente, o Protocolo de Kyoto só foi ratificado em 2005, recomeçando aí uma mecânica mais acertada acerca de diretrizes a serem traçadas entre quem polui e quem mantém e conserva reservas ambientais capazes de fazer frente a toneladas de carbono depositada pelos países industrializados,

“Já temos leis brasileiras que definem compensação a atividades de produção com preservação de florestas, e dedicação a fauna e flora, porém esses recursos não chegaram aos Municípios. Muitos deles possuem mais de 90% de sua área total só de mata intocada, sem receber um só Dólar ou Euro do Mercado Internacional de Carbono. Por isso a UBAM vai em busca desse direito. ”

“Os Municípios deverão receber Bilhões de Dólares por compensação ambiental que tem livrado o planeta de um desastre maior, causado pela degradação e pela ganância dos países ricos. E um crédito de carbono representa a não emissão de uma tonelada de carbono na atmosfera. Isso, com certeza é o que mais os Municípios têm proporcionado. ” Finalizou o presidente da UBAM.

A Entidade Municipalista fará a certificação de "MUNICÍPIO VERDE" para os que serão contemplados com os recursos internacionais compensatórios.

POLITICA: PTB proíbe deputados de votarem PL da cannabis



PTB tem deputados federais, entre eles, o paraibano Wilson Santiago, destituído da presidência estadual da legenda

 O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, em resolução publicada nessa quinta-feira (03), decidiu que deputados federais filiados à legenda não podem votar favoravelmente no Projeto de Lei n.º 399/2015, que trata da legalização do plantio e a comercialização da cannabis para fins medicinais. As informações são da jornalista da Rede Correio Sat, Sony Lacerda, erm seu blog.

O PTB tem deputados federais, entre eles, o paraibano Wilson Santiago, destituído da presidência estadual da legenda por não votar projeto de interesse do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A disposição tem como base a orientação política estabelecida em Convenção Nacional, realizada em 18 de novembro de 2020, com fundamento no programa partidário. Os detentores de cargos eletivos, filiados ao PTB, que descumprirem a resolução serão automaticamente encaminhados ao Conselho de Ética e Disciplina Partidária.

PORTAL CORREIO