sábado, 4 de agosto de 2018

Produtores rurais investem em drones para monitorar e melhorar a lavoura

Com as imagens aéreas, agrônomos identificam falhas na plantação e a solução vem mais rápido. Com isso, há uma corrida pelo curso de pilotagem.  O Centro-Oeste do Brasil, produtores rurais estão investindo em cursos que têm mais a ver com tecnologia do que com agricultura. Mas que ajudam a melhorar e a aumentar a produção.

Imagine ver tudo do alto, sem precisar sair do chão. Foi assim que o Márcio acompanhou cada etapa de crescimento das plantas. Com um drone, ele não tirou os olhos da lavoura. 

“A gente faz os voos semanalmente ou mensalmente ou conforme a orientação do coordenador de agricultura”, explicou Márcio Smaniotto, técnico de operações agrícolas.
Com ajuda das imagens aéreas, os agrônomos descobriram falhas, e isso facilitou buscar soluções.
“Isso foi por onde a água correu, que levou a terra embora. Levou a terra, levou nutrientes, plantas”, explica Márcio. 

O equipamento voa a uma altura de até cem metros e ajudou a monitorar uma lavoura de algodão que já está na fase de colheita. 

Foi a primeira vez que a fazenda usou esse tipo de tecnologia. Um diferencial para a produção, já que todo o algodão vai para o mercado externo.
A produção vai sair da fazenda em Cristalina, Goiás, direto para a indústria têxtil da Ásia. A nova forma de cuidar da lavoura ajudou nos resultados. A safra aumentou 10%, um recorde.
“Hoje, dentro da agricultura, o objetivo é aumentar cada vez mais a produtividade e diminuir custos de produção. Essa ferramenta vem auxiliar a gente a conseguir homogeneizar nossas lavouras, identificar as pragas antes que elas possam trazer prejuízos”, disse Rafael Bellé, coordenador de produção agrícola.
Dominar essa ferramenta de trabalho exige habilidade e isso provocou uma corrida para aprender a pilotagem. Num curso oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, são 24 horas de aulas durante três dias. Pousar no local certo já é motivo de comemoração.
“Tem que saber operar bem porque se não o drone vai embora”.
Mais de 600 pessoas já passaram pelo treinamento.
“Você consegue cobrir uma grande área em um espaço muito reduzido e a um custo muito menor se comparado a técnicas anteriores, como, por exemplo, utilizando aviões e helicópteros”, disse o instrutor do curso José Carlos Monteiro Júnior.
No curso também participaram policiais militares, que fazem o patrulhamento no campo.
“Às vezes o pessoal entrou na mata e a gente usa o drone, faz uma varredura e o drone vai nos orientar para o melhor local que a gente pode estar direcionando as equipes”, afirmou o soldado da PM Daniel Novais Marques.
O Márcio Smaniotto fez o curso e assumiu uma nova função na fazenda. Agora, ajuda a cuidar da área tecnológica.

Governo Cidadão visita Alto do Mateus e realiza exibição de documentos

     Amanhã de sexta-feira iniciou diferente para os estudantes do Colégio Escritor Horácio de Almeida. Uma equipe do programa Governo Cidadão realiza á expedição de documentos (IDENTIDADE, CPF) para jovens ainda não portadores da documentação.

A importante participação social de interatividade corresponde ás secretarias estaduais de ação Social , e planejamento.


Ás necessidades de Cidadania implantadas através de projetos governamentais integram equipes para visitas nas escolas , instituições , Feiras e eventos.


Os estudantes do Colégio Escritor Horácio de Almeida disponibilizam dos serviços das 08 ás 13 hs da manhã. 


BLOG

Maria Joana mostra como usar bota vermelha, hit da moda no inverno

No ‘É de Casa’, a atriz usou looks para você se inspirar; veja fotos!Que tal o calçado ser o destaque do seu look? No É de Casa deste sábado, 4/8, a bota vermelha roubou a cena e provou que pode ser um grande curinga em qualquer armário. Com ajuda da atriz Maria Joana, Patrícia Poeta e a produtora de moda Karen Brusttolin explicaram como montar looks lindos com o sapato. Assista ao vídeo! 🎥

Após furto, iraniano Caucher Birkar recebe nova medalha Fields no Rio

    Ele foi roubado na quarta-feira (1º), quando recebeu a medalha ao lado de outros três matemáticos na abertura do Congresso Mundial da disciplina, no Riocentro.

   O matemático iraniano Caucher Birkar recebeu uma nova medalha Fields neste sábado (4) após ter sido furtado dentro do Riocentro, momentos após ter recebido a comenda pela primeira vez.
A polícia já identificou dois suspeitos de terem roubado a medalha e divulgou um vídeo que seria do momento que a mochila com os pertences do matemático foi levada. 

A medalha é considerada a maior honraria da Matemática mundial e é concedida a dois, três ou quatro matemáticos com menos de 40 anos. O prêmio é distribuído a cada quatro anos por suas contribuições à disciplina. A medalha Fields é de ouro e custa U$ 4 mil, o equivalente a R$ 15 mil. 

Pela primeira vez, a comenda foi entregue no Brasil, onde acontece o Congresso Mundial de Matemática, com a presença de mais de três mil matemáticos. A cerimônia aconteceu no Pavilhão 6 do Riocentro, na Zona Oeste do Rio, na última quarta (1º). 

BLOG