domingo, 4 de julho de 2021

REPRISE - ENTREVISTA DA SEMANA: Daiana Targino


 

Entrevistada: Daiana Targino [Jogadora de futebol, Escritora, Professora]

Repórter/Jornalista: Marina Sousa

João Pessoa, 12/04/2021.

NOTICIA DO ESPORTE:GP da Áustria: Verstappen leva vitória dominante e dispara no campeonato

PORTAL GE


Liderando de ponta a ponta, holandês da RBR conquistou quinto triunfo do campeonato e ampliou vantagem na tabela sobre Hamilton para 32 pontos; Valtteri Bottas e Lando Norris completam o pódio.


Repetindo o bom desempenho do último fim de semana no Circuito de Spielberg, Max Verstappen desfilou para conquistar sua quinta vitória da temporada no GP da Áustria, neste domingo. Largando da pole, liderando do primeiro até o último giro e levando o ponto extra da volta mais rápida, o holandês não sofreu ameaças dos adversários da McLaren e Mercedes e ainda viu o rival Lewis Hamilton, com problemas no carro, ausentar-se do pódio e chegar apenas em quarto. Valtteri Bottas ficou com o segunda lugar e Lando Norris, que chegou a ser punido com 5s, foi o terceiro colocado.


O britânico da McLaren, que largou em segundo, foi punido com 5s por empurrar Sergio Pérez para fora da pista no início da prova, mas conseguiu se recuperar e faturar seu terceiro pódio da temporada - e após a corrida, ainda recebeu dois pontos na superlicença. Já o mexicano da RBR, que caiu de terceiro para décimo no incidente, também foi punido duas vezes por um lance semelhante com Charles Leclerc e terminou a corrida em sexto. 


A dupla da Ferrari descontouo prejuízo da classificação; Carlos Sainz, de décimo, chegou em quinto; já Leclerc, que largou em 12º, ficou em oitavo.Com a vitória - que marcou também a conquista de seu 50º pódio - e o ponto da volta mais rápida, Verstappen soma 181 pontos no campeonato de pilotos. Assim, ele amplia a a vantagem para Hamilton, vice-líder, de 18 para 32 pontos. O britânico, por sua vez, anota 150 pontos no Mundial. Pérez se mantém em terceiro, com 104 pontos, mas a distância para Norris é de apenas três pontos. Ja na disputa de construtores, a RBR segue na liderança com 286 pontos contra 242 da rival Mercedes.

CURIOSIDADES:Um pouco da história do leite condensado

 

 Huuumm!!!

Um pouco da história do leite condensado

Para alguns historiadores, o leite condensado foi descoberto no ano de 1853, quando o fazendeiro norte-americano Gail Borden Junior criou-o na tentativa de produzir um leite que pudesse ser embalado e transportado e que mantivesse as condições ideais para o consumo humano.

Para outros historiadores, a receita do leite condensado foi feita pelo cozinheiro de Napoleão Bonaparte, que a desenvolveu após ter recebido a missão de arranjar uma forma de os soldados transportarem leite durante as guerras.

Apesar do nome, o leite condensado não passa por condensação,Ele tem esse nome para ninguém confundi-lo com o leite evaporado. A condensação refere-se à passagem de um material do estado gasoso para o estado líquido, pois um dos objetivos do seu processo de produção é retirar parte da água.

O leite condensado é um produto industrial que foi desenvolvido pela primeira vez em 1853, por um norte-americano chamado de GailBorden Jr, porém só se popularizou com a Guerra Civil Americana (1861-1865), quando foi adotado como ração de soldados. As latinhas de 395 gramas eram fáceis de transportar e estocar. Além disso, elas continham 1 300 calorias, 80 gramas de proteína gramas de carboidrato – ótima fonte de energia.🤫

João Pessoa vacina público 40+, grupos prioritários e segunda dose neste domingo

 

T5

As pessoas com 40 anos ou mais e grupos prioritários serão vacinados das 10h às 17h

A campanha de imunização contra a Covid-19 da Prefeitura de João Pessoa se concentra, neste domingo (4), na vacinação das pessoas a partir de 40 anos de idade sem comorbidades, nos grupos prioritários já atendidos na campanha e na continuidade da aplicação da segunda dose dos imunizantes Astrazeneca (Fiocruz) e Coronavac (Butantan).

As pessoas com 40 anos ou mais e grupos prioritários serão vacinados das 10h às 17h em quinze ginásios distribuídos por bairros da cidade e quatro drives-thru, que funcionarão das 10h às 21h, Santuário Mãe Rainha, Unipê, UFPB e Mangabeira Shopping (incluindo pedestres).A aplicação do complemento da Astrazeneca acontecerá Na Escola Municipal Chico Xavier (Jardim Oceania) e Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos (Bancários), das 8h às 12h. Já para aqueles que foram imunizados com a primeira dose da Coronavac, continuarão sendo atendidos no Lyceu Paraibano, também das 8h às 12h.

Trabalho da Prefeitura – Neste sábado, na abertura da vacinação para grávidas, puérperas e segunda dose, o trabalho da Prefeitura se destacou aos olhos do público. “O prefeito tem feito um bom trabalho na campanha de vacinação da população. Eu me sinto segura por ser recebida em uma estrutura organizada e sem aglomeração”, ressaltou a recente mamãe Natana Murielle de Araújo Diniz.
Seu José Tavares Neto, que trabalha em uma transportadora e sua esposa, a professora aposentada Helena Bezerra de Carvalho Tavares, concordam. “Tanto na primeira quanto na segunda dose, fomos bem atendidos e com comodidade, sem aglomeração. A Prefeitura está fazendo muito bem a sua parte”, completou seu José Tavares.

Agendamento – A Secretaria Municipal de Saúde alerta que as pessoas deverão realizar o agendamento prévio, tanto para a primeira quanto para a segunda dose, através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com isso, o cidadão assegura ser vacinado no local indicado, com agilidade e todos os cuidados sanitários necessários.

Quem tiver algum problema para realizar o cadastro ou agendar o atendimento pode procurar um posto de vacinação para ter a orientação necessária para garantir sua dose.

Documentação exigida – Para receber a vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. O cidadão que for tomar a segunda dose precisa levar apenas o cartão de vacinação e documento com foto.

Transporte gratuito – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente.

Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Cagepa faz manutenção em reservatório e suspende fornecimento d’água em cinco localidades de Bayeux e Santa Rita

PB NEWS
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai precisar suspender o abastecimento de água, nesta terça-feira (29), das 7h às 21h, em Várzea Nova, no município de Santa Rita, e nos bairros de Tambaí, Rio do Meio, Alto da Boa Vista e Jardim Aeroporto, em Bayeux.
 
De acordo com a diretoria de Operação e Manutenção da Cagepa, a interrupção no fornecimento de água será necessária para que equipes da companhia realizem serviços de limpeza e desinfecção no reservatório R-18, que fica localizado no Alto da Boa Vista e atende as demais localidades.
 
Ainda de acordo com a Cagepa, as manutenções preventivas e periódicas dos reservatórios administrados pelo órgão atendem portaria do Ministério da Saúde e garantem a qualidade da água distribuída aos paraibanos.
 
Mais informações sobre os serviços executados pela Cagepa podem ser obtidas gratuitamente pelo telefone 115, que também atende ligações originadas de celular, ou no site www.cagepa.pb.gov.br.

POLITICA:Vereador de JP solicita criação de Auxílio Emergencial Suplementar para pessoas afetadas pela pandemia da Covid-19

 

WSCOM

O objetivo é complementar a renda que voltou a ser paga pelo Governo Federal, e garantir que mais pessoas em situação vulnerabilidade social sejam ajudadas financeiramente.
Nesta semana o vereador Marmuthe Cavalcanti apresentou na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) o Requerimento 2.103/2021, solicitando a implantação do Auxílio Emergencial Suplementar para os setores afetados pela pandemia da Covid-19. O objetivo é complementar a renda que voltou a ser paga pelo Governo Federal, e garantir que mais pessoas em situação vulnerabilidade social sejam ajudadas financeiramente.A pandemia da Covid-19 vem produzindo repercussões não apenas de ordem epidemiológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos, sem precedentes na história recente das epidemias. A estimativa de infectados e mortos concorre diretamente com o impacto sobre os sistemas de saúde, com a exposição de populações e grupos vulneráveis, a sustentação econômica do sistema financeiro e da população, o acesso a bens essenciais como alimentação, medicamentos, transporte e afins, entre outros desafios.

Nesse contexto, o parlamentar destaca a relevância do Auxílio Emergencial e a necessidade do seu fortalecimento e complemento pela Prefeitura de João Pessoa. “O Auxílio Emergencial, seja federal, estadual ou municipal, significa um alívio para as famílias, proporcionando algum grau de segurança econômica, extremamente necessário para que possam atravessar este período de dificuldades. Significa garantir a sobrevivência com mais dignidade para muitas pessoas e famílias seriamente afetadas pela pandemia, inclusive com falta de alimentos e produtos básicos de higiene e limpeza”, disse Marmuthe.

Vale salientar que prefeituras de oito capitais do Brasil já lançaram uma versão municipal do Auxílio Emergencial, com o pagamento em dinheiro para pessoas afetadas pela pandemia. Nesses grandes centros urbanos encontram-se uma maior concentração de população vulnerável, e apesar do Orçamento Municipal ser restrito, os programas complementares de renda implantados nas capitais são essenciais durante esta pandemia, sobretudo quando há aumento do desemprego e fome.

“O Governo Federal está proporcionando uma nova rodada do Auxílio Emergencial, mas dessa vez o valor do benefício é menor e mais restrito, com um número bem inferior de pessoas tendo direito a receber. Portanto, é fundamental que a Prefeitura do nosso município siga o exemplo de outras capitais e cidades, criando o Auxílio Emergencial Suplementar. A ideia é de grande valia e garantirá que muitas pessoas e famílias carentes tenham alimento e condições para ficar em casa, pois grande parte da população depende do comércio ou da prestação de serviços para sobreviver”, concluiu Marmuthe.

POLITICA:Entenda o que muda com o novo Código de Processo Eleitoral

PORTAL CORREIO

 Objetivo é dar mais transparência e segurança jurídica já que hoje não existe uma lei específica sobre o processo eleitoral.

Em discussão na Câmara dos Deputados, o projeto de Lei que trata do Novo Código de Processo Eleitoral busca modernizar os processos relativos às eleições já previstos no Código Eleitoral, Lei das Eleições, Lei das Inelegibilidades. O objetivo é dar mais transparência e segurança jurídica já que hoje não existe uma lei específica sobre o processo eleitoral.

Blog Sony Lacerda conversou, por telefone, com a deputada federal Margarete Coelho, que é relatora do projeto, e faz um resumo do que consta no CPE. Se aprovado pelo Congresso – tem até outubro para isso -, já valerá para as eleições de 2022.

Após dois meses de trabalhos, o grupo de deputados federais criado para reformular o processo eleitoral brasileiro, entregou no dia 23 de junho, ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), o projeto de lei.