domingo, 20 de dezembro de 2015

RETROSPECTIVA 2015:Itapororoca sofre falta d´água durante o ano de 2014

Cidade visitada por pessoas de diversos estados. Itapororoca localizada 79 km da capital. Ponto turístico reconhecido tradicionalmente por recepcionar turistas, visitantes do patrimônio de lazer. Piscina seguida de parque aquático.

Reservatório tradicional de água nascente; abastecido suficientemente para  manter á limpeza fluente possibilitando a visita dos banhistas.

Durante o ano de 2014 á população  de aproximadamente 15.518 habitantes sofrem á falta d´água recurso natural isento de taxa de pagamento .

O horário de chegada da água ás 03hs da madrugada movimenta o município,  revolta  os moradores.

Dificuldades no sistema de água provenientes do transporte destinado a pequenas cidades do sertão justificam a negligente falta. 

A responsabilidade da secretaria de Infra-estrutura no fato ocorrido identifica a transição relacionada ao projeto de implantação do Sistema de abastecimento de água do estado da Paraíba ( Cagepa).

 Proposta apresentada da taxa de cobrança da água utilizada no município de Itapororoca aguarda resultado de aprovação.Melhorias no funcionamento, água fluente nas torneiras, reservatórios abastecidos. Garantia de satisfação aos moradores.

Marina Sousa
Jornalista online
9800-2589
8784-6532


Cidade da PB aposta no leite de cabra durante crise hídrica e econômica

om dois açudes praticamente secos e enfrentando uma grande crise hídrica, produtores da cidade de Prata, no Cariri paraibano, vêm investindo na criação de caprinos e na venda do leite das cabras. Adaptados ao calor, estes animais conseguem viver com mais tranquilidade. Prefeitura dá incentivo a cada litro de leite produzido.
Um dos produtores e presidente da Associação das Cooperativas de Prata, Mário José Albino, conta que antes trabalhava apenas com plantação. "Desde sempre eu trabalhei na roça plantando milho, batata, macaxeira, feijão e outras coisas. Hoje eu também invisto nas cabras e no leite. É o complemento da minha renda. Os animais não necessitam de tanta água para sobreviver", afirma.
A cidade tem 70 produtores de leite. A maioria deles faz parte de um projeto conjunto entre a prefeitura e o governo estadual. Cada produtor filiado tem direito a R$ 0,10 por leite produzido pagos pela administração municipal como forma de incentivo.
Mais informações G1/PB

Eleições 2018: Datafolha divulga pesquisa sobre a corrida presidencial

Aécio tem 26%, Lula, 20% e Marina, 19%. Em outro cenário, Marina tem 24%, Lula, 21% e Alckmin, 14%. Margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Portal Paraíba já

Comentário : O pleito presidencial das ilustres representatividades política determinantemente resulta, crescimento mediante potencial de expressividade do povo Brasileiro. Marina Sousa-8784-8981

Usuários da APAE realizam confraternização no Parque Zoobotânico Arruda Câmara

 Superando as expectativas, cerca de 160 usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Campina Grande, e acompanhantes, estiveram nesta sexta-feira (18), no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), para a realização da confraternização de fim de ano da Associação. Na ocasião, os visitantes participaram de interações com animais exóticos e silvestres, realizaram piqueniques e passearam pelo Parque.

Jair Azevedo, diretor do Parque, comentou que foi de grande importância receber a APAE. “Nos sentimos muito honrados de recebê-los, além de um dia diferente, nós proporcionamos atividades de terapia assistida para os visitantes e pudemos ver as reações positivas no rosto de cada um deles. O trabalho que a equipe técnica do Parque executou, superou todas as expectativas, demonstrando capacidade e competência. Esperamos que outras atividades como essa possam se repetir no decorrer do ano que vem” afirmou o diretor.

Gustavo Vilar, responsável pelo Setor de Comportamento e Condicionamento Animal e pelo Programa de Terapia Assistida do Parque, afirmou que foi emocionante receber um grande volume de usuários da APAE, e que realizou algumas adaptações para melhor atender e oferecer interações com os animais do zoológico. “Foi nossa primeira experiência no projeto de Terapia Assistida com um volume tão grande de pessoas, mas ao final do processo vimos que as adaptações deram certo. Nós fizemos interações diretas, com as pessoas tocando em animais, demonstração de manejo, tanto dentro quanto fora de recinto, para que eles pudessem conhecer o zoológico de uma outra forma e um pouco da rotina do Parque”, disse.

Valéria Pequeno, diretora da Escola da APAE de Campina Grande, ressaltou que a felicidade e o prazer que a Bica proporcionou aos usuários foi indescritível. “A receptividade e a vivência que tivemos foram fantásticas. Foi uma experiência maravilhosa, todos se propuseram a fazer uma demonstração de muito amor para receber a APAE, só Jesus que vai poder agradecer a atenção das pessoas que nos acolheram”, declarou.

As interações realizadas durante a Terapia Assistida são feitas com animais que não têm condições de retornar à natureza, selecionados através de uma triagem, onde é avaliado qual animal tem propensão ao contato físico com o ser humano, sem sofrer estresse.

Sobre a Bica – Aberto de terça a domingo, das 8h às 17hs (bilheteria até as 16h), o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) está situado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n – Róger, com ingresso de R$ 1,00 por pessoa. Crianças até 7 anos e idosos não pagam. Mais informações através do telefone 3218-9710.


Secom-JP

Avião da Air France faz pouso de emergência por suspeita de bomba

Aeronave com 473 a bordo precisou descer no aeroporto do Quênia.
Voo AF 463 havia saído das Ilhas Maurício com destino a Paris.


Um vôo da Air France seguia das Ilhas Maurício para Paris fez um pouso de emergência no Quênia depois que um pacote suspeito foi encontrado a bordo, segundo informou à agência de notícias France Presse a polícia queniana.
O ministro Joseph Nkaissery disse a repórteres no Aeroporto Internacional Moi, em Mombasa, que autoridades quenianas estão trabalhando junto com França e Maurício para determinar a natureza do dispositivo.
Nkaissery disse que alguns passageiros do voo estavam sendo interrogados sobre o dispositivo suspeito, mas não disse se estavam sob detenção.
"Estamos em contato com Maurício para saber como foi feita a verificação de segurança dos passageiros. Alguns passageiros estão sendo interrogados", disse.
O voo AF 463 que levava 459 passageiros e 14 tripulantes deixou sua origem por volta das 21h local (15h no horário de Brasília) de sábado (19) e tinha previsão de chegada ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, as 2h50 (hora do Brasil) da madrugada deste domingo (20).
O pouso forçado ocorreu por volta as 19h37 (horário de Brasília) no Aeroporto Internacional Moi, em Mombasa. De acordo com o porta-voz da polícia Charles Owino, todos os ocupantes da aeronave foram retirados durante o plano de emergência para que o avião fosse vistoriado.
A Air France disse em comunicado que, como medida de precaução, todos os passageiros foram retirados da aeronave pelos escorregadores de emergência.
G1