segunda-feira, 20 de junho de 2016

Solstício marca início oficial do inverno e traz a noite mais longa do ano

Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam.

O inverno no Hemisfério Sul começa hoje (20) oficialmente às 19h34, quando ocorre o solstício de inverno e temos a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam.
A palavra vem do latim: Sol e sistere (que não se move). Na astronomia, o evento marca o momento em que a luz solar incide com maior intensidade sobre o Hemisfério Norte e quando o sol encontra-se o mais distante possível da Linha do Equador.
Previsão
Neste ano, depois de uma massa de ar polar ter levado frio intenso às regiões Sul e Sudeste do país, antes mesmo do início do inverno, a expectativa de meteorologistas é de que a estação tenha temperaturas um pouco mais baixas do que no ano anterior.
Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o Centro-Oeste também é de frio intenso.
“As regiões Sul e Sudeste têm as temperaturas mais baixas e os termômetros marcarão abaixo de zero durante o inverno. O Centro-Oeste registrou no último sábado a temperatura mais baixa (9,9ºC) e por todo o inverno a mínima deve ficar entre 13ºC e 14ºC”, disse Carvalho.
A temperatura mínima para a região Sul deve ficar entre 0ºC e 4ºC e na região Sudeste os termômetros variam entre 3ºC e 4ºC.
Em 2015, o inverno foi um pouco mais quente em relação à média, em praticamente todo o país, com até um grau a mais que a expectativa para 2016. Neste ano, por conta da neutralidade de fenômenos que alteram a temperatura, como o El Ninõ e La Niña, o inverno será mais rigoroso.
Para hoje, o Inmet prevê mínima de -3ºC e máxima de 26ºC para a Região Sul, mínima de 4ºC e máxima de 33ºC para a Região Sudeste, e mínima de 11ºC e máxima de 35ºC na Região Centro-Oeste. As Regiões Norte e Nordeste registram máxima de 36ºC e a mínima varia entre 13ºC e 15ºC.
A Defesa Civil de Santa Catarina registrou cerca de 40 municípios com temperatura abaixo de seis graus na manhã de hoje. As cidades com menor temperatura registrada são Urupema (-5,4ºC), Urubici (-3,4ºC) e São Joaquim (-2,2ºC).
Agência Brasil/WSCOM

Ingressos para Jogos Rio 2016 começam a ser vendidos em bilheterias

Ingressos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 começam a ser vendidos, às 10h de hoje (20), em duas bilheterias da cidade do Rio de Janeiro.
As entradas para competições da olimpíada serão vendidas nos shoppings Leblon (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon), na zona sul, e Via Parque (Avenida Ayrton Senna, 3.000, Barra da Tijuca), na zona oeste.
Os pontos de venda funcionarão de segunda-feira à sábado, das 10h às 22h. Nos domingos, o horário de funcionamento será das 13h às 21h.
As bilheterias funcionarão também como ponto de retirada dos ingressos comprados pela internet.
Outras cerca de 30 bilheterias começarão a funcionar em breve no Rio de Janeiro e nas outras cinco cidades-sede do torneio de futebol: São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Manaus.
Mesmo com a abertura dos pontos de venda, será possível continuar comprando ingressos pela internet, através do site ingressos.rio2016.com.
FONTE: Agência Brasil/Paraíba online

Dilma deve voltar à PB ainda este ano

Dilma disse que vai prestigiar inauguração das obras do Eixo Norte da Transposição na PB Durante sua passagem por João Pessoa, no último dia 15, para participar da Audiência Pública promovida pela ALPB, a presidente eleita Dilma Rousseff, recebeu do deputado e presidente da Frente Parlamentar da Água, Jeová Campos, o Ofício nº 278/2016, do poder legislativo estadual, convidando-a para participar da inauguração das obras do Eixo Norte, do projeto da Transposição do Rio São Francisco, nos municípios de São José de Piranhas e Cajazeiras. Ela assinou o documento e disse que será uma honra participar da solenidade. “Virei com o maior prazer, pois essa obra muito me orgulha porque sei da grande importância dela para o Nordeste”, disse ela a Jeová.

Segundo o parlamentar, as obras da transposição no referido trecho já estão concluídas e espera apenas a definição da Presidência da República para agendar uma data de inauguração. “Em razão da prioridade dada à obra na gestão de Dilma, que mesmo em momentos de contingenciamento de recursos não sacrificou a liberação de verbas para conclusão dos serviços, e em razão do reconhecimento público do povo paraibano pelo compromisso assumido por ela em defesa da transposição de águas do Rio São Francisco para os estados nordestinos, entendemos que a presença de Dilma na inauguração da obra é fundamental”, destaca Jeová.

Além de Jeová, na condição de presidente da Frente Parlamentar da Água, o ofício entregue à presidente durante ato no Espaço Cultural, na semana passada, foi assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino e também endossado por vários deputados presentes ao evento, como Frei Anastácio, Anísio Maia e Gervásio Maia.





Redação/PB AGORA

Movimento de passageiros no Aeroporto de João Pessoa cai 11,38% em maio

O movimento de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, registrou uma queda de 11,38% em maio deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. A informação é da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), com dados repassados pelas companhias aéreas que operam no equipamento (TAM, Azul, GOL e Avianca).
A queda reflete o momento de crise econômica vivenciada no Brasil e que, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), reduz o número de passageiros nos aviões.
A queda registrada em maio amplia a redução de passageiros embarcando e desembarcando no Castro Pinto. Nos cinco primeiros meses deste ano a queda no movimento chegou a 47,98%, em relação ao mesmo período de 2015. Somente em maio, foram menos 13.335 passageiros, comparado com maio do ano passado.
Em relação ao número de desembarques no Aeroporto de João Pessoa, a queda nos cinco primeiros meses do ano chegou a 50,93%. Em maio deste ano, a queda foi de 11,90% – menos 7.019 passageiros. Em relação aos embarques, a queda foi de 10,86%, com 6.336 passageiros a menos.
No ano, já passaram pelos portões no aeroporto 583.090 passageiros. No ano passado, a Infraero registrou 1.463.315 de passageiros embarcando e desembarcando..
Paraíba já