sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Nota do Enem 2015 é divulgada; Sisu abre disputa por vagas na segunda


As notas do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram divulgadas nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Cada um dos 5,7 milhões de candidatos pode conferir seu desempenho no site da instituição. Basta utilizar o CPF e a senha: 

(VEJA ABAIXO TIRA-DÚVIDAS SOBRE A CORREÇÃO DAS PROVAS)
Após o Inep anunciar a divulgação, o site sofreu instabilidades e participantes relataram não ter conseguido fazer a consulta.

O Inep diz que o sistema "funciona sem problemas" e eventualidades podem estar realacionadas a picos de acesso.
G1

Retrospectiva 2015:Ações Idenizatórias:como propor um ação no JEC?

Antiga reclamação de que a justiça brasileira é lenta foi uma das motivações para a criação do juizado Especial Cível ( JEC). O objetivo é oferecer á população um tribunal capaz de resolver com rapidez as causas consideradas mais simples e menos burocrática.

Porém, passados 15 anos desde inauguração do primeiro juizado , não há motivos para comemorar. Filas nos cartórios e atrasos nas audiências continuam a incomodar, principalmente wm JECs localizados nas grandes capitais.

Existem fóruns nos quais audiência no juizado é marcada para uma data mais distante do que em uma vara Cível. Assim, o que veio para ser mais rápido acaba ainda mais lento. Atualmente, as ações indenizatórias no JEC são as mais recorrentes. Todavia, em geral, não pela rapidez.

O que atrai as pessoas é a informalidade e a desobrigação de contratar um advogado para ajuizar uma causa. Aliás qualquer cidadão maior de 18 anos pode entrar com uma ação , desde que o pedido não necessite de perícia técnica ( Como vistoria por engenheiro ou mecânico) e os prejuizos envolvidos na ação não ultrapassem 40 salários minímos( R$ 20,4 mil ).

 Se os prejuízos somarem menos que 20 salários minímos ( R$ 10,02 mil), não exigida a contratação de um advogado para entrar com um processo . Voçê mesmo pode entrar com um processo . Voçê mesmo pode entrar com sua ação e acompanha-la. Mas, para quem quiser recorrer, o profissional será necessário.

 Procedimentos necessários 

1-Descobrindo o foro competente

O primeiro passo é descobrir onde levar a petição inicial. Para issso,procure o forúm mais próximo de sua casa . Também vale por contato telefônico . Pergunte ao atendente se aquele juizado é competente para julgar ás causas do bairro no qual voçê reside.

2- Voçê deve preparar um documento , que será apresenatdo ao juiz para que ele possa decidir sobre a causa . Siga o modelo em nosso site . Voçê escreverá seus dados pessoais e narrará os fatos ocorridos , explicandoo que levou a entrar com uma ação .
Depois, voçê mencionar qual enquadramento legal para o caso. Para isso, conte a ajuda da nossa central de orientação jurídica. No fim, voçê fará o seu pedido ao juiz, ou seja aquilo que voçê fará para o seu pedido ao juiz , ou seja, aquilo que voçê quer a empresa cumpra ( por exemplo ; retirar o nome do SPC , pagar uma idenização por danos morais, entre outros ). Se vo|Ç~e não levar o documento , o atendente poderá prepara-lo.

Mais informações próxima edição
Revista Protest/
Publicação blog-Marina Sousa

Prefeito de Bayeux diz que já tem 13 partidos apoiando sua reeleição

O prefeito da cidade de Bayeux Expedito Pereira (PSB), denunciou na tarde desta quinta-feira (07) em entrevista ao Paraíba Já, que recebeu da gestão anterior uma administração com diversas contas em atraso mas que está conseguindo manter os pagamentos em dia, assim como destacou ações do seu mandato. O gestor ainda afirmou que não há possibilidade de uma chapa partidária com o pré-candidato Leo Micena (PMDB) e que já possui apoio de 13 partidos para sua reeleição.

O socialista disse que herdou uma prefeitura com muitas dívidas, mas conseguiu pagar todas, assim como manter o pagamento de servidores em dia. Expedito ainda comentou sobre obras e serviços que estão sendo realizados para a população, e evidencia que o seu slogan é ‘cuidar das pessoas’.

“Recebemos a prefeitura com muitos rombos precatórios, com contas vencidas, fornecedores sem pagamento. Nós estamos mantendo o controle das despesas sem prejuízo das ações básicas do município. Tanto que somos um das poucas cidades em que pagam os funcionários em dia.

 A maior conquista do meu mandato é cuidar das pessoas, esse é meu slogan. Podemos citar calçamento de ruas, instalação de quadra de esportes, estamos concluindo escolas, a UPA que será inaugurada nos próximos dias”, falou.

Perspectiva
Ao ser perguntado sobre sua perspectiva para este ano, o prefeito acredita que mesmo com crise o otimismo vai prevalecer. Ele ainda aproveitou para alfinetar oposição, e afirmou que o candidato do PMDB em Bayeux, Leo Micena, não possui possibilidade de ser seu vice.
“A perspectiva é de muito pessimismo devido a crise política e financeira do país, agora como sou um homem otimista, acredito que vamos superar como superamos 2015. No caso dos opositores, mesmo quando não encontram problemas na gestão, eles inventam. Então já estou acostumado com críticas de opositor, ficaria muito admirado se eles fizessem elogios. Mesmo com oposição, já temos treze partidos nos apoiando. Não há possibilidade alguma de Leo compor chapa comigo, não vejo nele competência política”, concluiu.

PARAÍBA JÁ

Preços da indústria caem 0,28% em novembro, diz IBGE

Os preços da indústria caíram 0,28% de outubro para novembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O acumulado no ano foi de 9,35%, contra 9,66% em outubro. O acumulado em 12 meses foi de 9,55%, contra 10,89% em outubro. Entre as 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação, 12 apresentaram variações positivas de preços, contra 18 do mês anterior.
O Índice de Preços ao Produtor (IPP) mede a evolução dos preços de produtos “na porta de fábrica”, sem impostos e fretes.
O índice de preços ao produtor mede as mudanças nos preços de oferta, portanto, é um acompanhamento da variação média dos preços de produção de bens e serviços. O índice levanta setores que estão na base da cadeia (produtores de bens intermediários, por exemplo) e outros no topo (produtores de bens de consumo).

O IPP está restrito às indústrias extrativas e de transformação. No futuro todas as atividades econômicas (setor de serviços, agricultura etc) serão incorporadas no índice, segundo o IBGE.
Em novembro, as maiores influências na variação de -0,28% vieram das indústrias extrativas,  refino de petróleo e produtos de álcool, alimentos e outros produtos químicos.
Em 12 meses, influenciaram mais alimentos, outros produtos químicos, papel e celulose e outros equipamentos de transporte. As quatro maiores variações de preços ocorreram em outros equipamentos de transporte (34,05%), fumo (32,18%), papel e celulose (26,22%) e alimentos (14,19%).
No acumulado do ano, as maiores influências vieram de alimentos, outros produtos químicos, papel e celulose e outros equipamentos de transporte. As maiores variações vieram de outros equipamentos de transporte (31,13%), fumo (29,52%), papel e celulose (23,56%) e outros produtos químicos (15,03%).
No caso dos alimentos, os dois produtos que tiveram maior influência na comparação mensal - resíduos da extração de soja e açúcar cristal - aparecem também entre as maiores variações. Completam a lista dos quatro produtos de maior influência óleo de soja em bruto, mesmo degomado e óleo de soja refinado, assim como açúcar cristal.

G1

Milícia adota nova estratégia política nas próximas eleições no Rio

A milícia do Rio pretende mudar de estratégia política nas eleições deste ano para tentar eleger um candidato no pleito municipal. O quarto capítulo da série sobre milícias do G1 mostra que, segundo informações do Ministério Público, como a tática utilizada nas eleições de 2014 não deu certo, quando foram lançadas as candidaturas de muitos "representantes" e nenhum conseguiu se eleger, o objetivo em 2016 é apostar em poucos nomes para tentar chegar à Câmara Municipal.“Aconteceu um erro estratégico na última eleição.

Um candidato que eles apostavam muito tentou uma vaga como deputado federal, se tivesse se candidatado a estadual teria entrado. Houve um erro de abrir muito o número de candidatos.

 Foram com muita sede ao pote. Pelo que temos ouvido aqui, na próxima eleição municipal, eles vão apoiar um ou dois candidatos específicos, focar em um número menor de candidatos, numa área específica e determinada, para que realmente sejam eleitos”, alertou o promotor Antônio Luiz Ayres, que atua na região de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade, considerada o grande reduto da milícia.Nas eleições do ano passado, o G1 mostrou duas candidaturas que despertaram desconfiança de autoridades sobre a possibilidade de aliança com as milícias: a da mulher de Leandro Paixão Viegas, o Leandrinho Quebra Ossos, preso desde 2008 por formação de quadrilha e pos suspeita de integrar a Liga da Justiça, e a de Vera Lúcia Marques Serqueira, presidente da CooperOuro, cooperativa de transporte alternativo da Zona Oeste que é citada na CPI das Milícias da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Cristiane foi candidata deputada federal pelo Partido da República (PR) e Vera foi candidata ao cargo de deputada estadual pelo Partido Progressista (PP).

G1