sábado, 29 de dezembro de 2018

REPRISE:Brazil Election: Jair Bolsonaro Heads to Runoff After Missing Outright Win

Jair Bolsonaro, the right-wing presidential candidate, in Rio de Janeiro on Sunday. With 99.9 percent of votes tallied, Mr. Bolsonaro had 46 percent of the vote.

  RIO DE JANEIRO — A far-right candidate who has spoken fondly of Brazil’s onetime military dictatorship came close to an outright victory in the country’s presidential election on Sunday, as Brazilians expressed disgust with politics as usual and endorsed an iron-fisted approach to fighting crime and corruption.

Voters delivered a first-round victory to Jair Bolsonaro, who had stunned the political establishment by rising to the top of a crowded presidential field despite a long history of offensive remarks about women, blacks and gays.
With 99.9 percent of votes tallied, Mr. Bolsonaro had 46 percent of the vote; he needed 50 percent to avoid a runoff. His nearest rival finished far behind, with 29 percent.
With the presidency in sight, Mr. Bolsonaro said Sunday night he intended to unite a nation that is “on the brink of chaos” and said, “Together we will rebuild our Brazil.”

João Azevêdo anuncia últimos nomes de secretários de governo da Paraíba

Auxiliares foram anunciados por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais. 

 O governador eleito João Azevêdo (PSB) anunciou o restante do seu secretariado na manhã desta sexta-feira (28), por meio de uma transmissão ao vivo pela internet, em perfis oficiais nas redes sociais. Até esta sexta-feira, faltavam definições em pelo menos cinco secretarias de governo. Um dos destaques do anúncio desta sexta-feira é o nome de Jean Francisco Bezerra Nunes, que vai ficar no lugar de Cláudio Lima na Secretaria de Segurança.

No dia 7 de dezembro, João Azevêdo havia anunciado a primeira parte dos seus secretários também por meio da internet. Entre os nomes do novo governo, o atual procurador-geral do estado, Gilberto Carneiro, foi confirmado oficialmente por João Azevêdo como primeiro nome da futura gestão. Gilberto Carneiro também é parte da equipe de transição.
Também continuam na equipe nomes como o do secretário de Comunicação, Luís Torres, e do secretário de Planejamento, Waldson Souza. O governador eleito havia anunciado anteriormente que não iria fazer grandes mudanças no secretariado do atual governador Ricardo Coutinho, de quem é aliado político. 

“Tenho a certeza de que nós buscamos uma identidade de novo governo, entendemos ser oxigenação de nova gestão, entendemos como continuidade de um projeto. Por isso tivemos preocupação de manter uma estrutura de um governo, mas que pudesse trazer novidades e aprimorar”, comentou João Azevêdo.
O governador eleito também comentou a mudança na Secretaria da Segurança e Defesa Social (Seds), agradecendo o trabalho do delegado da Polícia Federal, Cláudio Lima, que administrou a pasta nos últimos oito anos, mas que deixa a pasta a partir de janeiro. João Azevêdo considerou um ciclo encerrado. 

“É claro que durante esse processo todo eu não poderia deixar de agradecer de uma forma muito efusiva, a participação de Cláudio Lima ao longo desses oito anos que ele passou a frente da secretaria [de segurança]. Essa política deu certo porque teve um secretário dedicado. É fundamental reconhecer. E como todo ciclo, que precisa se renovar, é apenas isso. Não há absolutamente nenhum tipo de problema”, comentou João Azevêdo sobre o antigo colega e secretário de segurança pública Cláudio Lima. 

PARAIBA JÁ

E-Social : desafio para a otimização do dia a dia das empresas

Em nível global, os países têm assistido grandes e silenciosas revoluções. As inovações tecnológicas estão desarranjando a maneira como as pessoas se relacionam e como fazem negócios, e com as Empresas não é diferente, principalmente em razão de um mercado dinâmico e bastante competitivo como o do Brasil.


 Não é nada fácil abrir um negócio no Brasil, uma vez que é considerado um dos lugares mais inóspitos para a geração de riquezas do mundo. A quantidade de obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas são enormes, resultando em altos custos para as Empresas.
Frente a esse novo mundo que assistimos, o Governo elaborou o eSocial, um sistema onde todas as Empresas deverão prestar informações relativas aos trabalhadores, que vem com a promessa de simplificar e padronizar a transmissão dessas obrigações. A introdução de um sistema público de transmissão de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, deverá reduzir custos e tempo das empresas na hora de informar esses dados.

Entretanto, o processo de implantação do eSocial para algumas atividades poderá se tornar um grande desafio. No caso das construtoras, por exemplo, que possuem alto grau de risco de acidente de trabalho, diversos tomadores de serviços em suas obras, alta rotatividade na mão de obra, a introdução do sistema pode se tornar bem complexa.  Referidas Empresas devem estar atentas a todas as mudanças, para não sofrerem qualquer autuação dos órgãos fiscalizadores.

Na prática, a primeira mudança é a unificação na transmissão das informações, tendo em vista que esses dados eram prestados a órgãos distintos, através de ferramentas diversas. Essa praticidade e agilidade na transmissão de informações aos órgãos, muito embora reduzam tempo e custo das empresas, também facilitará a fiscalização pelos órgãos que terão maior controle dessas informações prestadas, o que aumenta a responsabilidade do time de apoio das Empresas, tais como o Departamento Pessoal, Financeiro, Contábil, Jurídico, Segurança e Saúde do Trabalho e Recursos Humanos.

Nesse contexto, as Empresas deverão ficar atentas as diversas obrigações que serão unificadas, tais como: a GFIP, CAGED, RAIS, CAT, Livro de Registro de Empregados, Comunicação de Dispensa, PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, DIRF, DCTF, Folha de Pagamento, GPS, GRF, dentre outras.

Desta forma, para se adequar com essa nova ferramenta (eSocial), as Empresas precisam reformular os seus processos de maneira clara, adotando um fluxo de envio das informações trabalhistas bem delineados para que não se perca qualquer prazo ou informação, o que geraria autuações em um curto espaço de tempo pelos órgãos fiscalizadores. Além disso, é fundamental que as Empresas delimitem os profissionais responsáveis pelas respectivas informações de cada área específica, bem como que a comunicação entre os setores envolvidos nas áreas de apoio (departamento pessoal, contábil, jurídico, financeiro e recursos humanos) esteja bem integrada.

Assim, muito embora a implantação do eSocial represente modernização, fruto das revoluções tecnológicas que presenciamos (inteligência artificial, robótica, economia compartilhada, indústria 4.0), não se pode esquecer dos desafios que as Empresas encontrarão pela frente, sendo a organização, comunicação e a informatização as novas palavras de ordem para o cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas aos trabalhadores.

Para estes novos desafios do eSocial, uma eficaz assessoria jurídica empresarial ofertará às empresas em atuação conjunta com suas equipes de apoio, a observação dos prazos e obrigações da ferramenta, dinamizando a atividade, garantindo a segurança das operações e fornecendo suporte para que este instrumento seja utilizado da forma mais benéfica ao empreendimento empresarial, com vistas ao aumento da produtividade.

PB AGORA

Último Dia Verde do ano tem empreendedorismo criativo, feira de adoção e apresentação circense

Última edição do ano do Dia Verde envolve diversão e solidariedade num sábado animado pra você curtir com a família e sair do cotidiano. O Dia Verde é um evento mensal que tem o intuito de incentivar a economia solidária e valorizar quem faz a economia criativa no Estado de Paraíba, através da comercialização de produtos artesanais e produtos que prezam o meio ambiente. A sua 10° Edição vai acontecer na data 15 de dezembro, a partir das 15h no Celeiro Espaço Criativo no Altiplano.

Nessa edição o evento contará com o Natal Solidário, campanha para arrecadar roupas, brinquedos e alimentos não perecível para serem doados a instituições de caridade do Estado. Uma delas é a Comunidade Católica Fanuel, que cuida de idosos e a outra é os Donos do Amanhã, casa de apoio a criança com câncer. Toda arrecadação será feita no dia do evento, em que contará com a presença das entidades, onde poderão conhecer mais o trabalho realizado por cada.

Para quem tem filho de 4 patas, o evento terá a área PET, onde acontecerá adoção de cães e gatos com a ONG Adota JP, Grupo Aconchego e Clube Vira- Lata PB. Também terá um encontro canino para ter um bate papo descontraído sobre os principais cuidados com os animais em casa com a Dra. Débora Cristina Crispim, e para quem tem um danadinho em casa, poderá assistir um aulão de como adestrar o seu bichinho com o Adestrador profissional Gustavo Vilar. E a festa não para por aí, vai ter feirinha de produtos PETs de marcas de Recife e João Pessoa, desde caminhas sustentáveis de pneus, arranhadores para os felinos, cadeirinhas para animais com alguma deficiência, ração vegana pro seu animalzinho, a acessórios personalizados; e um desfile de fantasia canina, então se você tiver uma roupinha do seu filhinho, trás ele pra brincar no evento.

Para a garotada, terá área Kids com pula pula, muita recreação, escultura de balão, barraquinha de pipoca e algodão doce e pintura artística. Já para os adultos terá o espaço corpo e alma, com aulas de Yoga e meditação com a instrutora Aline Storni.

Para presentear a família no Natal, poderás comprar presentes personalizados de pequenos empreendedores, pois o evento terá mais de 30 artesões de Natal, Recife e João Pessoa, desde marcas de Design, Croché, Moda autoral, Brechó, Acessórios, Cosméticos, pintura, plantinhas e muito mais. Para quem quer comer algo diferente, terá a praça de alimentação cheia de doces, pizza, suco natural diversos, kombucha e drinks, e muita comida vegana.

No palco para todos os gostos e idades vai ter apresentação circense Trupeçando para você se divertir com a família e a atração musical da Banda o Som das Sextas, que toca um repertório eclético desde MPB, a Rock e Pop até as 21h gratuitamente.

PB Agora



REDE GLOBO DIVULGA MUDANÇAS DE PROGRMAÇÃO

 O início do ano 2019 atrai milhões de espectadores para ás renovações e novidades na programação da TV GLOBO

O Período das relativas mudanças programado para diferentes públicos estão determinados entre janeiro e Fevereiro. A reunião de direcionamento e produtores determinaram propostas condizentes á novos condicionamentos priorizando á programação vinculada na casa dos milhões de brasileiros.

Ás primeiras mudanças acontecem nos programas Mais vç e Vídeo Show

 

Ás manhãs simpáticas e esquentadas através da apresentadora Ana Maria Braga, exibido 9:hs ás 11da man breve corresponde ao sorriso e profissionalismo da apresentadora e jornalista Mariana Ruy Barbosa, confirmada respectiva mudança discutida há algumas semanas nos bastidores da emissora.

O disputado e eterno video show recentemente conquistou o favorecimento adicional de 10 minutos incluindo tempo para entrevista de artistas exibirão beleza e simpatia dos integrantes de MALHAÇÃO
Isabela Share, André Luiz Frambach. 

Marina Sousa
Jornalista