segunda-feira, 18 de abril de 2016

Operadoras de internet ‘falham’ na comunicação com cliente, diz Anatel

Agência suspendeu corte ou redução de internet fixa após fim da franquia.
Empresas terão, antes, que permitir a cliente acompanhar o uso de dados.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, afirmou nesta segunda-feira (18) que as empresas que prestam serviço de internet “estão falhando” na comunicação com os usuários

.A avaliação dele foi feita em entrevista para divulgar a decisão cautelar da Anatel que impede temporariamente as operadoras de internet fixa de reduzir a velocidade ou suspender a prestação do serviço de banda larga após o término da franquia prevista.


“Acreditamos que as empresas falharam e estão falhando ainda na comunicação com o usuário. Eu estou dizendo isso porque tivemos a mesma experiência [com o telefone] móvel, quando houve esse debate, e agora, na banda larga fixa”, disse.

Modelo de negócio
Para Rezende, a demanda por serviço de internet fixa cresceu muito no Brasil e, por isso, "é evidente que em algum momento esse modelo de negócios", em que operadoras passam a impor limite ao acesso dos clientes à internet, "aconteceria." Segundo o presidente da Anatel, esse movimento se deve à limitação da infraestrutura e é parecido com o que já ocorreu com os serviços de voz e internet para celulares, onde os planos já trazem limites para o uso.

G1

Funcionária de telefonia é presa por usar dados de clientes para fraudes em JP

Uma mulher de 26 anos foi presa em João Pessoa suspeita de usar assinaturas de clientes para fraudar vendas de linhas telefônicas e aparelhos, na loja onde trabalhava. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (18) pelo delegado de Defraudações Lucas Sá.

Leia mais Notícias no Portal Correio

De acordo com o delegado, a suspeita trabalhava há apenas três meses na loja e, conforme a denúncia, teria fraudado a assinatura de um cliente da empresa, conseguindo contratar duas linhas telefônicas, além de retirar um smartphone de R$ 1,5 mil em nome de um cliente.

A polícia fez o rastreamento e a confirmação das informações e localizou a suspeita, portando o aparelho retirado, cuja identificação correspondeu exatamente ao obtido de maneira fraudulenta. A suspeita ainda teria confessado que algumas anotações constantes nos contratos tinham sido firmadas com a letra dela, mas afirmou que não se recordava dos fatos. 

A mulher foi presa em flagrante pelo crime de estelionato e poderá ficar presa de um a cinco anos. Ela foi levada para a Central de Polícia Civil, onde aguarda apresentação à audiência de custódia.

Orientações

O delegado Lucas Sá lembrou que qualquer crime praticado por meio de internet (com uso de telefones ou computadores) pode ser investigado, uma vez que a Polícia Civil possui instrumentos para identificar, localizar e prender suspeitos. Para isso, é necessário que a população colabore e denuncie por meio do 197, telefone gratuito. A identidade do denunciante é preservada.

Uruguai e cenário de Totalmente Demais

Estrelas do Uruguai, Montevidéu e Punta fascinam pelo charme e glamour.

As duas cidades mais famosas do país têm atrações para todos

Dois dos destinos mais famosos da América do Sul, Montevidéu e Punta del Este são as joias do Uruguai. E são cidades de fácil acesso para os brasileiros em férias, que podem chegar nelas a bordo de navios de cruzeiro ou de avião. Quem curte desbravar territórios atrás do volante ou em duas rodas, é só pegar a estrada apreciando a paisagem do Pampa uruguaio.

Localizada no leste do país, Punta é um glamouroso destino turístico procurado por celebridades internacionais. Conhecida como a St. Tropez do Uruguai, ela oferece suas praias badaladas, monumentos arquitetônicos e artísticos e compras em grifes internacionais na Calle 20 e na Avenida Gorlero. Há uma atração para cada tipo de visitante.
A vista mais conhecida de Punta é, sem dúvida, do pôr do sol da Casapueblo, que acompanhado de uma taça de vinho Tannat pode ser a prévia de um jantar romântico. Hoje usada como hotel, galeria de arte e museu, esta cidadela escultural é obra do artista plástico e arquiteto Carlos Páez Vilaró, que a usava como casa de verão.
Praias e arte se misturam
Punta também é conhecida por suas praias, que se dividem e se complementam. A Praia Mansa é famosa por seus edifícios de luxo, águas calmas e rasas, ideais para famílias. Já a Praia Brava, como o nome indica, é profunda e de ondas fortes, procurada por surfistas e os fashionistas. Nela também fica um dos ícones de Punta del Este, a escultura La Mano, do artista plástico chileno Mario Irrazábal, ponto obrigatório para fotos.
Dar uma esticada de Punta del Este para a vizinha San José Ignácio não é difícil. São apenas 45 quilômetros para chegar ao local, mais calmo e discreto, mas ainda assim belíssimo. Antigo povoado de pescadores localizado numa península, tem como marca as praias rochosas de visual incrível e o Farol de José Ignácio. Uma subida aos seus quase 33 metros acima do nível do mar oferece uma vista incrível e um marcante pôr do sol.
A charmosa Montevidéu
É difícil saber por onde começar um passeio pela bela capital uruguaia. Uma opção é aproveitar a manhã para conhecer o centro histórico, a famosa Ciudad Vieja. É possível ainda encontrar vestígios da época colonial, como a Puerta de la Ciudadela, uma das poucas partes da muralha que rodeava a cidade antiga ainda intacta e que fica na bela Plaza Independencia.
Por suas ruas dá para conferir feirinhas de antiguidades e locais como a Praça da Matriz, onde está a Catedral Metropolitana. Após a caminhada, nada melhor do que aproveitar o almoço para visitar o Mercado del Puerto, de frente para o porto da cidade. Lá não há dúvida, a pedida é encarar uma bela parrilla com a suculenta carne do país, acompanhada de uma taça de vinho e uma sobremesa de doce de leite.
Um pouco de cultura sempre faz bem. E o Teatro Sólis é parada obrigatória para uma visita guiada. Inaugurado em 1856, é um exemplo do neoclassicismo e arquitetura inspirada em casas de espetáculo italianas. Outro edifício imponente é o Palácio Salvo, de 1928, com torre de 95 metros e 27 andares, que por muitos anos foi a maior da América do Sul.
Fim de tarde na Rambla
A capital uruguaia tem uma grande vantagem para os turistas e moradores: a segurança. Andar por suas ruas é tranquilo em qualquer hora do dia. Por isso, vale a pena curtir o final de tarde da cidade na Rambla. Na praia de Pocitos, diante do Rio da Prata, o pôr do sol pode ser a opção ideal para os apaixonados.
Outros pontos turísticos:
Montevidéu
- Sofitel Montevidéu – O antigo Hotel Casino de Carrasco é um deslumbrante palácio de 100 anos que vale uma visita para apreciar sua bela fachada.
- Palácio Legislativo – Esse imponente prédio da capital, finalizado em 1925, mistura estilos e pedras como granitos e basalto.
- Aeroporto de Montevidéu – Reformado em 2009, o aeroporto da capital se tornou um ícone arquitetônico graças ao projeto do artista Rafael Viñoly.
Punta del Este
- Mercado dos Pescadores – Uma das atrações são os lobos-marinhos que ficam na expectativa dos restos de peixes deixados pelos pescadores.
- Laguna Garzón e Laguna Escondida – Em direção ao interior, é ideal para quem gosta de praticar esportes como kitesurf e remo.
- Puente Garzón – Conhecida como Ponte Redonda, serve como acesso à lagoa e possui design que acompanha as linhas do seu destino.
GSHOW


Dilma está 'otimista' e 'confiante', dizem deputados governistas

Parlamentares da base se reuniram nesta segunda com a presidente.Aliados prestaram apoio à petista após derrota na sessão do impeachment.


Após se reunirem na manhã desta segunda-feira (18) com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, deputados da base aliada relataram que a petista está “muito otimista” e “confiante”, mesmo após o governo ter sido derrotada neste domingo (17) na votação do processo de impeachment no plenário da Câmara dos Deputados.
Participaram da audiência com a presidente os deputados José Guimarães (PT-CE), Givaldo Carimbão (PHS-AL), Orlando Silva (PCdoB-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Marcelo Castro (PMDB-PI) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).“A luta está apenas começando. Tem ainda um longo período de disputa política. […] A presidenta está muito otimista e é impressionante como o astral dela está bom. Ela está animada e, solidária, agradeceu muito à nossa honradez e os votos que demos. E dissemos a ela: ‘Estamos com a senhora, como se diz no Nordeste, até debaixo d’água’”, afirmou o líder do governo na Câmara, José Guimarães.
“A presidenta está muito confiante, está muito bem. Acho que ontem foi um momento e agora o Senado terá outro papel. O governo está trabalhando a partir de agora para que o que aconteceu na Câmara ontem não aconteça no Senado. Estamos aqui, unidos como sempre, para irmos à luta mais uma vez”, acrescentou o líder do PHS, Givaldo Carimbão.
Por 367 votos a favor, 137 contra, 7 abstenções e 2 ausências, os deputados federais aprovaram a admissibilidade do processo de afastamento da petista. Agora, cabe ao Senado decidir se acolhe ou não o processo.
Se os senadores decidirem dar prosseguimento, a presidente deverá ser afastada por até 180 dias e, neste período, enquanto o Senado irá julgá-la, Temer assumirá a Presidência da República.
Temer e Cunha
Em meio às falas dos deputados, o vice-líder do governo na Câmara, Silvio Costa (PTdoB-PE), pediu a palavra para dizer que “o dia de ontem não deveria ter existido na democracia brasileira”. Para ele, o resultado foi uma “injustiça histórica” e um “equívoco” causado pelo “ódio e vingança” do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Aos jornalistas, Costa disse que o peemedebista é um “psicopata” que deveria estar internado “há muito tempo”. O vice-líder atacou ainda o vice-presidente Michel Temer, como tem feito em outras ocasiões, disse que fará oposição caso o Senado destitua Dilma.
“Ele [Temer] administra um tipo de comportamento do partido dele em que o único lado que tem é o do governo – ou seja, para qualquer governo, o partido dele serve. Repito aqui que quem ganhou foi o PCC, o Partido da Corja do Cunha. E, efetivamente, ratifico que, se o Senado ratificar a decisão equivocada da Câmara, vou fazer oposição a um eventual governo Michel Temer. [...] E oposição eu sei fazer bem”, disse o deputado.
G1

Ricardo usa as redes sociais para comentar resultado da votação do impeachment

Foto: Reprodução/Internet
Os maiores preços do produto foram encontrados nas padarias Bonfim (Tambaú) e Pão Doce Pão (Bairro dos Estados), a R$ 12,90; Panificadora El Shaday (Cabo Branco), a R$ 11,45; Padaria Bomfim (Princesa Isabel – Centro), a R$ 10,50; e a Padaria Mirasol (Mandacaru), a R$ 9,99.
Já os menores preços do pão foram encontrados nas padarias N. S. da Penha – Geisel), a R$ 5,90; Rede Pão (Cristo) e Panificadora Shammah (Mangabeira), a R$ 5,99; Doce Pão (Valentina), a R$ 6,00; padaria e lanchonete Cardoso (Geisel), a R$ 6,50.
O secretário do Procon-JP, Marcos Santos, alerta que o consumidor deve prestar atenção na diferença entre os maiores e os menores preços para poder economizar.
“Muitas vezes o consumidor passa diante de uma padaria em que o preço do quilo do pão é bem menor e nem presta atenção. Por isso nossa pesquisa divide os bairros por zona, orientando melhor o consumidor”, informou.
O levantamento de preços foi realizado em 27 estabelecimentos comerciais de 20 bairros da Capital. São eles: Delícias do Trigo, Almeidão e Rede Pão (Cristo); Souza Rangel e São Judas Tadeu (Rangel); Pontes (Cruz das Armas); Jaguaribe (Jaguaribe); Bonfim e Fluminense (Centro); Ipanema (Torre); Mirassol (Mandacaru); Flor das Neves (Roger); Pão Doce Pão (Bairro dos Estados); Pão da Vida e Shammah (Mangabeira); Castelo Branco (Castelo Branco); Doce Pão (Valentina); Bancários (Bancários); N. S. da Penha (Costa e Silva); Cardoso e N. S. da Penha (Geisel); El Shaday (Cabo Branco); Catolé (Bessa); Miramar (Miramar); Manaíra (Manaíra); Casa dos Pães e Bonfim (Tambaú).
Para conferir a pesquisa completa, o consumidor deve acessar o link http://goo.gl/MQA3h5
FONTE: Da Redação com Secom/JP/Paraiba Ja

João Pessoa constata variação de até 118,6% no preço do quilo do pão francês

O preço do quilo do pão francês nas padarias em João Pessoa apresenta uma variação de 118,6%.
O menor preço está sendo praticado a R$ 5,90 (Padaria N. S. da Penha – Geisel) e o maior a R$ 12,90 (Padarias Bonfim – Tambaú, e Pão Doce Pão – Bairros dos Estados), uma diferença de R$ 7,00.
A pesquisa foi realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) entre os dias 14 e 15 de abril.
A média das variações dos valores em relação à pesquisa realizada em fevereiro (115,4%) registrou um aumento em torno de 3%.
Foto: Reprodução/Internet
Os maiores preços do produto foram encontrados nas padarias Bonfim (Tambaú) e Pão Doce Pão (Bairro dos Estados), a R$ 12,90; Panificadora El Shaday (Cabo Branco), a R$ 11,45; Padaria Bomfim (Princesa Isabel – Centro), a R$ 10,50; e a Padaria Mirasol (Mandacaru), a R$ 9,99.
Já os menores preços do pão foram encontrados nas padarias N. S. da Penha – Geisel), a R$ 5,90; Rede Pão (Cristo) e Panificadora Shammah (Mangabeira), a R$ 5,99; Doce Pão (Valentina), a R$ 6,00; padaria e lanchonete Cardoso (Geisel), a R$ 6,50.
O secretário do Procon-JP, Marcos Santos, alerta que o consumidor deve prestar atenção na diferença entre os maiores e os menores preços para poder economizar.
“Muitas vezes o consumidor passa diante de uma padaria em que o preço do quilo do pão é bem menor e nem presta atenção. Por isso nossa pesquisa divide os bairros por zona, orientando melhor o consumidor”, informou.
O levantamento de preços foi realizado em 27 estabelecimentos comerciais de 20 bairros da Capital. São eles: Delícias do Trigo, Almeidão e Rede Pão (Cristo); Souza Rangel e São Judas Tadeu (Rangel); Pontes (Cruz das Armas); Jaguaribe (Jaguaribe); Bonfim e Fluminense (Centro); Ipanema (Torre); Mirassol (Mandacaru); Flor das Neves (Roger); Pão Doce Pão (Bairro dos Estados); Pão da Vida e Shammah (Mangabeira); Castelo Branco (Castelo Branco); Doce Pão (Valentina); Bancários (Bancários); N. S. da Penha (Costa e Silva); Cardoso e N. S. da Penha (Geisel); El Shaday (Cabo Branco); Catolé (Bessa); Miramar (Miramar); Manaíra (Manaíra); Casa dos Pães e Bonfim (Tambaú).
Para conferir a pesquisa completa, o consumidor deve acessar o link http://goo.gl/MQA3h5
FONTE: Da Redação com Secom/JP/Paraiba online

Em três dias, João Pessoa tem 18% mais chuvas que esperado para mês

O volume de chuvas registrado no fim de semana em João Pessoa foi 18% superior ao historicamente esperado para todo o mês de abril, de acordo com dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) nesta segunda-feira (18). Ao todo, foram registrados 312,2 milímetros de chuvas, enquanto a média do mês desde 1999 é de 263,9 milímetros, segundo dados da Defesa Civil da cidade.

O segundo maior registro no período foi feito em Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa, onde choveu 305 milímetros. No acumulado do mês, as duas cidades também ocupam destaque, já que a capital já registrou 328,7 milímetros de chuva e Cabedelo, 320,1 milímetros. O volume observado em João Pessoa, de acordo com os dados da Aesa, é 24% maior do que o esperado para todo o mês de abril.

Outras cidades com destaque no mês são Pedras de Fogo, na Zona da Mata, com 248 milímetros de chuvas no mês; Rio Tinto, no litoral norte, com 217,4 milímetros; e Mamanguape, também no litoral norte, com 196,2 milímetros.


Ato público - Um ato público interrompeu o trânsito na avenida Tancredo Neves, em João Pessoa, na manhã desta segunda-feira (18), de acordo com informações da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob). De acordo com o órgão, a via ficou totalmente interditada nos dois sentidos entre as 8h13 e 8h44 próximo ao viaduto de Manaíra. Agentes de trânsito estão no local organizando o fluxo de veículos. Ainda segundo informações da Semob, o protesto foi promovido por moradores da comunidade que fica às margens da avenida e que tiveram suas casas alagadas durante a chuva que foi registrada na cidade no fim de semana.


Redação com  G1/PB AGORA