quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

David Gilmour promete duas horas e meia de show em turnê no Brasil

David Gilmour começa na sexta-feira (11), em São Paulo, sua primeira turnê no Brasil. Mas o show do ex-guitarrista e vocalista do Pink Floyd não é só de nostalgia. Quase metade das apresentações recentes mostra músicas do recém-lançado "Rattle that lock" ou de "On an island" (2006). Em entrevista nesta quinta, ele reforçou que não quer se apegar só ao passado. "Quero fazer mais música boa", disse Gilmour (veja vídeo acima).
Cada show deve durar duas horas e meia, diz o músico. Ele toca em São Paulo, no Allianz Parque (11 e 12), Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski (14) e Porto Alegre, na Arena do Grêmio (16). Os ingressos custam de R$ 270 a R$ 1200. Alguns setores estão esgotados.
G1

Saúde de Guarabira inicia ação contra o mosquito Aedes Aegypti, o Zika Vírus, e a sua relação com a microcefalía

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Guarabira através da Coordenação de Atenção Básica em Saúde – iniciou um plano de ação emergencial contra o mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, da Chikugunya e do já temível Zika Vírus. Este último que vem sendo o suspeito principal de ser o causador de uma epidemia de casos de microcefalia em gestantes ocorrida no Brasil, recentemente, inclusive na Região Nordeste, sendo a maioria em Pernambuco e na Paraíba.
Um encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira (9/12) com médicos e enfermeiros, no auditório da SMS, onde na ocasião foi apresentado o Protocolo Para Investigação e Acompanhamento dos Casos de Microcefalia no Estado da Paraíba. Nesta quinta-feira, outro encontro, com o mesmo propósito, será direcionado aos agentes comunitários de saúde.
De acordo com a coordenadora de Atenção Básica Fernanda Macedo, na próxima quarta-feira (16), um movimento de alerta, orientação e prevenção contra o Aedes Aegypti, e de informações sobre o Zika relacionado com a microcefalia será realizado no calçadão da Avenida D. Pedro II, próximo ao girador central. Onde haverá panfletagens e falas de profissionais de saúde através de veículos de sonorização tratando sobre o assunto em questão, e declarando ‘guerra’ ao mosquito causador do Zika Vírus.
Portal Mídia

Prefeitura de Mamanguape adota medidas para enfrentar a microcefalia

Prefeito de Mamanguape, Eduardo Carneiro de Brito
No último dia 11 de novembro, o ministro da saúde, Marcelo Castro, declarou estado de emergência em saúde pública por causa do grande número de casos de microcefalia notificados no Nordeste, em especial nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Na época da adoção da medida o número real de casos era desconhecido, assim como as possíveis causas desse aumento tão significativo do problema.
Antes dessa epidemia, a média de casos para o estado de Pernambuco era de 10 (dez) por ano. O quantitativo nos outros estados também era pouco significativo. Por conta disso, começou-se uma verdadeira corrida contra o tempo para descobrir as causas do aumento vertiginoso e uma apuração minuciosa do número de casos por estado da federação. Não demorou muito e as autoridades de saúde chegaram a duas conclusões: a primeira de que o possível causador era um antigo vilão nacional, o aedes aegypti, vetor do zika vírus, e a segunda de que estava ocorrendo uma subnotificação do problema.
Desde então, o Prefeito de Mamanguape, Eduardo Carneiro de Brito, convocou a Secretaria de Saúde e determinou a elaboração de um plano de enfrentamento para o problema. Uma das primeiras medidas adotadas a mando do gestor foi a realização de um levantamento do número de gestantes do município que estão na faixa de risco. A partir daí a Coordenação de Atenção Básica e a Vigilância Epidemiológica começaram o trabalho em várias frentes, buscando nos governos estadual e federal a adoção de protocolos para uma ação conjunta e sistematizada no combate ao problema da sua raiz às suas consequências.
Portal do vale

Orquestra Infantil encerra o ano com concertos em homenagem à maestrina Norma Romano

A Orquestra Infantil da Paraíba (OIEPB) encerra a temporada de 2015 com dois concertos. O primeiro acontece no dia 18 deste mês, às 18h, na Sala Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego. O segundo está programado para o dia 20, no mesmo horário, na Estação Cabo Branco. A regência é do maestro Marcelo Vasconcelos. Nos dois momentos, o grupo vai homenagear a maestrina Norma Romano, falecida em setembro deste ano. A entrada é gratuita.


A música “Por Uma Cabeza”, do argentino Carlos Gardel (1890-1935), abre o concerto com arranjos de Norma Romano. Em seguida, a Orquestrinha toca “Rói-Couro”, de Dimas Sedícias (1930-2001). Na sequência, a música “De volta pro aconchego”, de Dominguinhos (1941-2013), é tocada com arranjos da maestrina. A canção seguinte é “Te Deum Laudamos”, de Marc-Antoine Cherpentier (1643-1704). Para finalizar, “O Toreador”, canção de Georges Bizet (1838-1875), com arranjo de Francieudo Torres.


OIEPB – A Orquestra Infantil da Paraíba foi criada em 1986 pela professora Izabel Burity e, desde então, foi coordenada e regida pela professora Norma Romano, nascida em Buenos Aires, Argentina. Com a morte da maestrina, em setembro de 2015, quem assumiu a coordenação e regência foi o professor Marcelo Vasconcelos.


A Orquestrinha é um bem cultural da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal, visa a formação cultural e social da criança e do adolescente através da prática instrumental, incentivando o convívio e a partilha de esforços, buscando incutir conceitos de trabalho em equipe, disciplina, respeito e superação. Para tanto, fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar os promissores instrumentistas mirins.

PB AGORA