sexta-feira, 21 de novembro de 2014

João Pessoa inicia inscrições para 473 vagas de cursos do Pronatec


Oportunidades são destinadas a candidatos a partir dos 15 anos de idade.
As inscrições começam nesta sexta-feira (21).


Começa nesta sexta-feira (21) o prazo para as inscrições para 473 vagas em 17 cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As vagas foram divulgadas durante a Feira do Trabalho, que acontece na sede do Sebrae, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. As oportunidades são destinadas a candidatos a partir dos 15 anos de idade.

Segundo a coordenadora do Pronatec na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Kaline Guerra, as inscrições podem ser feitas a partir das 9h no estande da Sedes, desde que os candidatos estejam com a versão original da Carteira de Identidade (RG) e o CPF.
No total, 12 cursos estão sendo ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e os demais pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac). As aulas vão ser ministradas no Colégio Presidente Médici (Polivalente), no Castelo Branco, e no Instituto Dom Ulrico (próximo ao Hospital São Vicente de Paulo), ambos na capital paraibana.

Dentro da Programação da Sedes na Feira de Trabalho, serão certificados 200 alunos concluintes de cursos do Pronatec, ofertados pelo Serviço Nacional da Indústria (SENAI e SENAC). A solenidade acontece na sexta-feira (21), às 14h, no auditório do Sebrae.
Confira os cursos com  vagas abertas
 
IFPB
Recepcionista, Auxiliar Adminitrativo, Auxiliar Financeiro, Auxiliar de Recursos Humanos, Montador e Reparador de Computador, Mecânico de Motores, Pintor de Obras, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Eletricista e Instalador Predial de Baixa Tensão.
Senac
Recepcionista, Auxiliar Administrativo,Vendedor, Operador de Supermercado e Operador de Computador.

Com Galdino na presidência da AL, Ricardo pode ter novo mandato ‘tranquilo’

A provável eleição do deputado Adriano Galdino (PSB) para presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALPB) deve garantir ao governador Ricardo Coutinho (PSB) um segundo mandato mais ‘tranquilo’ do que o primeiro. Com uma bancada pequena e com um presidente de oposição nos quatro primeiros anos de gestão, Ricardo teve dificuldades em aprovar pautas de interesse do Governo.

O deputado Hervásio Bezerra (PSB), primeiro suplente para a próxima legislatura, avalia que, com a maioria dos deputados na Assembleia Legislativa e conseguindo que aliados sejam eleitos para a Mesa Diretora, o governador Ricardo Coutinho terá ganhos extraordinários no seu segundo mandato. “As matérias, os projetos do Poder Executivo, de interesse dos paraibanos, tramitarão de forma mais ágil, sem turbulência, sem problemas”, analisou.

Hervásio, que foi líder do governo nesta gestão, precisou recorrer à Justiça para destravar determinadas matérias. “O governo e a Paraíba tiveram muitos prejuízos com a disputa travada na Assembleia. Hoje mesmo tramita há quatro meses o projeto do empréstimo de 165 milhões para saneamento na cidade de Patos”, criticou.

Ele citou ainda a permuta do terreno do Shopping Mangabeira e da Central de Polícia, que foi emperrada pela ALPB e que atrasou as duas obras, bem como o empréstimo para sanear as dívidas da Cagepa.

Estratégia socialista
 Leia portal Paraíba já

Dilma Roussef chama Nelson Barbosa, cotado para a equipe econômica, a Brasília


O anúncio dos novos assessores de Dilma será nesta tarde, após o fechamento da Bovespa.

Barbosa voltou ao páreo após o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, recusar convite de Dilma para assumir a Fazenda.

Trabuco esteve com Dilma na quarta-feira (19), quando agradeceu o convite, mas disse que não tinha condições de aceitar por causa de compromissos assumidos com o presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Lázaro Brandão.

Diante da recusa de Trabuco, Dilma passou a avaliar três nomes para formar sua equipe econômica: Joaquim Levy (ex-secretário do Tesouro no governo Lula), Nelson Barbosa (ex-secretário-executivo da Fazenda) e Alexandre Tombini, atual presidente do Banco Central.

Barbosa, então, seria o plano B da presidente para a Fazenda. Ele também está cotado para assumir o Planejamento.

Senador pelo PTB e candidato derrotado ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro está cotado para assumir o Ministério de Desenvolvimento e Indústria, segundo a Folha apurou.

Além da equipe econômica, Dilma deve anunciar a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para o Ministério da Agricultura.


Folha Online

Cássio decide nesta sexta com deputados data para reunião da oposição

A reunião entre os líderes que compõe a oposição ao Governo do Estado deveria ter acontecido nessa segunda-feira (17), mas foi adiada por falta de compatibilidade entre as agendas dos parlamentares que compõe a base oposicionista. Nesta sexta-feira (22) o encontro ainda não havia sido remarcado.

Leia mais notícias de Política do Portal Correio
A oposição ao governo de Ricardo Coutinho (PSB) é liderada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB), derrotado no segundo turno das eleições deste ano. Ele informou que irá procurar os deputados estaduais e federais da base para agendar o encontro.

“Ainda não temos uma data. Vou combinar hoje com os deputados”, disse Cássio Cunha Lima. A previsão é que a reunião aconteça na próxima semana.
No encontro além de debater qual será o direcionamento da oposição e debater a gestão do governador, a bancada deve tratar sobre a eleição da mesa diretora na Assembleia Legislativa.
O atual presidente da Casa, Ricardo Marcelo (PEN), deve ser defendido para disputar a eleição com Adriano Galdino, nome cotado para concorrer pela base aliada ao governo.