Entrevistado: Antônio Andrade (Diretor Geral / Rádio Rainha FM, Itabaiana-PB)
Instagram @etiquetas_empreentimentos
Repórter/Jornalista: Marina Sousa
João Pessoa, 13/06/2021.
Entrevistado: Antônio Andrade (Diretor Geral / Rádio Rainha FM, Itabaiana-PB)
Instagram @etiquetas_empreentimentos
Repórter/Jornalista: Marina Sousa
João Pessoa, 13/06/2021.
Trama, que estreia no próximo dia 14, terá ao menos dez atores paraibanos
G1/PB
O repórter Hildebrando Neto e o cinegrafista Jardel Nunes estão na cidade maravilhosa para cobrir o lançamento de 'Velho Chico', a nova novela das 9 que conta com dez paraibanos no elenco.
A nova novela das 9, Velho Chico, estreia na telinha da Rede Globo na próxima semana. O evento de lançamento oficial, no entanto, já acontece nesta segunda-feira (7), no Museu do Amanhã, no centro do Rio de Janeiro. A trama - escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, sob a supervisão de Benedito Ruy Barbosa - trará no seu elenco ao menos dez paraibanos. Para acompanhar todos os detalhes da festa, uma equipe da TV Cabo Branco desembarcou em solo carioca.
O repórter Hildebrando Neto e o cinegrafista Jardel Nunes iniciaram os trabalhos da cobertura desde cedo. Da área externa do museu, eles comandaram um link ao vivo para o JPB 1ª Edição da afiliada pessoense. As imagens especiais que os telespectadores na Paraíba puderam ver foram transmitidas em tempo real graças à internet.
Por lá, durante o flash, Hildebrando bateu um papo com Lucy Alves, que estará em Velho Chico como Luzia, mulher de Santo, protagonista vivido por Domingos Montagner. A artista ficou conhecida em todo o país após ser finalista da segunda temporada do The Voice Brasil. Esse será o primeiro trabalho dela em telenovelas.
“Fiz um teste, no ano passado, para a série Dois Irmãos. Não funcionou para aquele projeto, mas foi tão legal, que acabei convidada para Velho Chico”, contou. Por se tratar de uma experiência recente, ela destacou que o trabalho tem sido um grande desafio. “Não sou atriz. Minha história é de musicista. Porém, estou aprendendo pra caramba”.
ELENCO
Da equipe de atores e atrizes de Velho Chico, cerca de 70% são artistas nordestinos. Da Paraíba, além de Lucy Alves, a novela contará com outros nove nomes, em suas duas fases: Verônica Cavalcante, como Zilu; Zezita Matos, como Piedade; Marcelia Cartaxo, como Josefa; Lucas Veloso, que viverá um personagem também chamado Lucas; José Dumont, como Zé Peringueiro; Fernando Teixeira, como Coronel Floriano; Dadá Venceslau, como Benedito; Luci Pereira, que será a rezadeira Ceci; e a cantora de coco de roda Vó Mera, que fará uma participação como uma parteira. A trama será marcada por mortes, duelos, confrontos familiares e o despertar de romances, tendo como principal pano de fundo o rio São Francisco.
COBERTURA
A equipe da TV Cabo Branco vai cobrir todos os detalhes e produzir matéria para o JPB 2ª Edição da emissora bem como para o da TV Paraíba. Ainda na noite desta segunda, Hildebrando Neto entrará na programação das afiliadas paraibanas da Rede Globo com flashes ao vivo da festa. A cobertura completa será mostrada nos telejornais desta terça-feira (8).
Portal Correio
Os pedidos poderão ser feitos pelo Zé Delivery ou no formato drive-thru durante todos os finais de semana de Junho. Iniciativa mantém viva a tradicional culinária junina de Campina Grande.
Para assegurar a renda dos comerciantes de comida de Campina Grande durante o ciclo junino, a cerveja Bohemia montou uma vila gastronômica no Parque do Povo. O espaço, que será lançado nesta quinta-feira (10), foi construído para manter viva a paixão e a tradição das festas juninas apesar do isolamento social. A Vila Bohemia vai funcionar, na Estação Velha, de quinta a domingo, até o dia 4 de julho, das 18h às 23h.
Em sistema drive-thru e delivery, a Vila Bohemia contará com cinco barraquinhas formadas por restaurantes locais e um bar Bohemia. No cardápio, os consumidores poderão escolher desde as tradicionais comidas de milho até carne de sol na nata, cuscuz recheado, crepe, espetinho, churros e muito mais. Então, quem está com saudade de fazer o tour gastronômico pelo Quartel General do Forró já pode se preparar.
Na ação, os protocolos contra a covid-19 serão rigorosamente respeitados. “Os consumidores só poderão fazer os pedidos pelo Zé Delivery ou pelo drive-thru, mas sem descer do carro, e receberão todos os pratos muito higienizados”, explica Ismênia Barbosa, gerente regional de eventos da Ambev. Na compra de Bohemia Puro Malte + um prato típico e usando o código SÃOJOÃOBOHEMIA no Zé Delivery o frete sairá grátis.
“Unimos a tradição da Bohemia, a primeira cervejaria do Brasil, com a tradição do São João de Campina Grande para preservar a cultura da nossa gente e aquecer a economia local. Tudo com a máxima segurança”, completa Ismênia.
Parte da renda das operações de comida e 100% da renda da venda de Bohemia será revertida para a compra de cestas básicas e doadas às associações de representantes da cadeia produtiva do São João.
Para o presidente da Associação dos Barraqueiros do Parque do Povo, Lucinei Cavalcante, a Vila Bohemia acende a fogueira da nossa tradição e dá aos comerciantes esperança de dias melhores. “Esse seria nosso segundo ano sem faturamento e sem levar para os campinenses a nossa cultura através da culinária. Com a Vila Bohemia, que aquece a economia, reacendemos a alegria e a esperança de que tudo isso vai passar para comemorarmos juntos no Parque do Povo”, comenta Lucinei.
Iniciativas foram anunciadas durante cerimônia que contou com a presença de Jair Bolsonaro.
Portal Correio
O Ministério do Turismo e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançaram nessa quinta-feira (10) ações para atrair investimentos, modernizar a sinalização turística no país e desburocratizar processos que dependem de licenças ambientais. As iniciativas foram anunciadas durante cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.
Uma das novidades é o Portal de Investimentos em turismo. Trata-se de um site na internet que passa a reunir o portfólio digital de oportunidades de negócios do setor em todo o país. A ideia é aproximar investidores, empreendedores e o poder público no fomento a novos projetos.
Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado, o portal conta com 50 projetos cadastrados em 19 estados, com projeção de investimentos na ordem de R$ 21 bilhões, com potencial de geração de 116 mil empregos diretos e indiretos. O repositório inclui informações sobre concessão de parques nacionais e oportunidades de investimentos privados no setor hoteleiro e em outros empreendimentos turísticos.
Também foi lançado, durante a cerimônia, o Sistema de Avaliação de Impacto ao Patrimônio (SAIP) do Iphan, autarquia vinculada ao Ministério do Turismo. A ferramenta digitaliza parte do processo de licenciamento ambiental que dependem da liberação do instituto, quando envolve impactos no patrimônio histórico e artístico do país.
Até então, praticamente todo o processo era feito de forma manual, mas agora os projetos de infraestrutura mais simples, que representam 70% das mais de 4 mil solicitações ao Iphan por ano, e que levavam semanas ou até meses para serem analisados, passam a ter o resultado em minutos. “Para se ter uma licença do Iphan, antigamente, durava, no mínimo, 45 dias. Hoje a gente conseguiu otimizar isso em 30 minutos, numa licença digital”, afirmou o ministro.
De acordo com a pasta, o sistema utiliza o georreferenciamento como base e faz o cruzamento de informações da base de dados do Iphan com os dados inseridos virtualmente pelo proponente, automatizando etapas e possibilitando esse ganho nos prazos de liberação.
O próprio sistema indicará a necessidade de realização de estudo de impacto ao patrimônio cultural no local da obra ou se a atividade está dispensada dessa exigência. A expectativa é que a análise de um técnico do instituto só ocorra nos casos mais complexos, quando for identificada a existência de bens tombados na área de influência direta do empreendimento ou se o responsável pelo empreendimento discordar do posicionamento do Iphan emitido automaticamente.
Guia de Sinalização
A outra medida anunciada pelo Ministério do Turismo é o lançamento do Guia Brasileiro de Sinalização Turística, que teve a primeira edição em 2001, e agora ganhou uma atualização. A nova edição foi elaborada em uma parceria entre Iphan, Ministério do Turismo, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O documento orienta locais turísticos nacionais quanto à sinalização adequada para facilitar a movimentação de visitantes e apresenta um passo a passo para que estados e municípios possam sinalizar os deslocamentos quer sejam feitos a pé, de bicicleta ou automóvel a destinos, locais e atrações de interesse turístico que formam o patrimônio cultural e natural do Brasil, como sítios históricos, artísticos, naturais e arqueológicos e as paisagens culturais.
O guia conta com informações sobre características da tipografia, modelos de placas, abreviações e consolida no Brasil a sinalização de cor marrom, reconhecida internacionalmente como indicativa de bens turísticos e patrimoniais. O guia ainda padroniza e reitera pictogramas já consagrados de acordo com padrões internacionais.
Portal PB agora
O ex-governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, Ricardo Coutinho (PSB), comemorou a filiação do deputado federal Marcelo Freixo ao PSB. O motivo da comemoração de Ricardo é a aproximação do PSB com Lula, um movimento que é defendido há anos pelo socialista.
“Marcelo Freixo é um bom quadro da esquerda brasileira e fortalece qualquer partido. No caso do PSB, tem outra importância que é fazer com que o partido se consolide como parte do campo democrático e popular a caminho da unidade das esquerdas e dos setores democráticos em torno da candidatura do Presidente Lula”, comentou ao PB Agora.
Entenda
Freixo estava no PSOL e irá disputar o Governo do Rio de Janeiro pelo PSB, com o apoio do ex-presidente Lula. Com isso, deve ser a primeira vez nas últimas eleições que o partido irá apoiar um candidato petista já no 1º turno das eleições presidenciais.
Em 2014, o partido lançou Eduardo Campos, que faleceu em um acidente aéreo durante a campanha e foi substituído por Marina Silva. No 2º turno, a escolha do PSB foi de apoiar Aécio Neves (a contragosto de Ricardo, que apoiou Dilma Rousseff); já em 2018, o partido não lançou candidato e apoiou Fernando Haddad (PT) apenas no 2º turno.
Da Redação