terça-feira, 15 de setembro de 2015

Salão Nacional de Humor José Lins do Rego começa em João Pessoa

João Pessoa, com trabalhos de 14 artistas. As atividades lembram o 58º aniversário de morte do autor de obras como “Menino de Engenho” e “Riacho Doce”, falecido em setembro de 1957.

A exposição ficará aberta para visitação a partir das 19h desta terça até 15 de outubro, no mezanino, com acesso pela rampa 1. Além de homenagear o escritor paraibano, o Salão de Humor traz trabalhos inspirados na vida e obra de outros autores de reconhecido talento no cenário nacional. A exposição contém cartum, charge, tira, HQ (uma página) e caricatura, nas linguagens desenho, pintura e colagem.


Começa nesta terça-feira (15) o 3º Salão Nacional de Humor José Lins do Rego, que acontece no Espaço Cultural, em

As obras foram selecionadas por meio de edital lançado em 2014. Os artistas selecionados são: Américo, Beto, Douglas Nogueira, Edilson Oliveira, Fernando Nascimento, Iéio, Izaac Brito, Luyse Costa, Marcela Luni, Moisés, Paulo Gracino, Val Fonseca, Wallace Ramon e William Medeiros.

Blog Itabaiana hoje

Padre Marcelo Rossi participa de evento em João Pessoa nesta terça

O padre Marcelo Rossi participa de evento de promoção do seu novo livro, ‘Philia’, em João Pessoa nesta terça-feira (15). O evento acontece às 14h em uma livraria do Manaíra Shopping e desde o início da manhã já havia registro de filas de pessoas aguardando a abertura do shopping.


"Eu mordi a língua: sempre achei que depressão era frescura, até que enfrentei esse problema", diz o padre, que escreveu o livro a partir de sua experiência diante da doença.

O livro ‘Philia’ fala sobre a derrota da depressão, mas também do medo da ansiedade e de outros problemas contemporâneos. Nos 14 capítulos, o padre trata as questões de forma simples e direta, com exemplos práticos e orações, apresentando caminhos de esperança e superação através do amor fraternal.

G1 PB

Ex primeira dama da Paraíba é agredida por familiares do governador

A ex-primeira-dama da Paraíba, Pâmela Bório, afirmou que não vê o filho desde segunda-feira (7), dia em que se envolveu em uma confusão com parentes do ex-marido, o governador Ricardo Coutinho, na Granja Santana, a residência oficial do governador da Paraíba, em João Pessoa. Ela explicou que terça-feira (8) era o dia em que ela poderia, por determinação judicial, ficar com a criança. Porém, segundo ela, esse direito não lhe foi concedido.

Em Boletim de Ocorrência registrado no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp) do bairro de Manaíra, na capital, a ex-primeira-dama diz que foi agredida pela sobrinha e pela irmã do governador, Ana Carolina Coelho Coutinho e Viviane Coutinho."Eu não tive acesso à granja. Fui na escola duas vezes e ele não foi pra aula. Nem avisaram que ele não ia. Ontem ele estava lá, mas ele estava em aula e era o dia do pai. E eu respeito a decisão judi

cial, o que não está acontecendo por parte do pai", disse. Pâmela afirmou que foi à escola para solicitar acompanhamento psicológico para o filho, que presenciou a briga. "Se pra mim foi de extrema violência, foi chocante, estou perplexa ainda, estou sem chão, imagina para uma criança", lamentou Pâmela.


 Em entrevista à TV Cabo Branco, Pâmela Bório relatou que estava indo com o filho a um shopping da capital. Os dois estavam acompanhados da guarda que faz a segurança da criança. Segundo relatou, ela estranhou quando o policial que dirigia o carro passou direto de duas entradas para o bairro onde fica o shopping e fez um desvio no trajeto. “Ele falou ‘dona Pâmela, eu recebi a determinação agora de que a gente tem que pegar a janta de Henry’. Eu até estranhei pelo horário, estranhei pela questão dele desviar o trajeto. Porque em outras oportunidades que eles falavam que teriam que buscar alguma refeição, alguma coisa, eles não alteravam nem o nosso traslado, nem o lugar onde a gente estivesse”, contou.

Ela firmou que o motorista entrou na granja com ela e ela questionou o motivo, uma vez que existe uma ordem judicial que a impede de entrar no local desde março. “Ele sabe que eu não posso entrar. É ordem do governador”, enfatizou a ex-primeira-dama.

Segundo Pâmela, assim que abriu a porta do carro, ela foi agredida por Ana Carolina e Viviane. “Elas já vieram pra cima de mim eu perguntei ‘o que foi?’. E ela respondeu ‘o que foi nada, agora vamos acertar as contas’. Ela não tirou a criança do carro e passou a me atacar.


Blog Itabaiana Hoje

Academia de Polícia realiza curso em Itabaiana

Está sendo realizado em Itabaiana, um curso de aperfeiçoamento em tiro da Academia de Polícia Civil (Acadepol), ligada a Secretaria de Segurança Pública do estado. Um caminhão todo customizado que abriga um moderna tecnologia, com cenários 3D e sistema de detecção de disparos, está no pátio da 9° seccional local, para que os policiais realizem o curso
No caminhao, o ambiente virtual com cenários projetados com alta tecnologia, possibilita visualizar várias situações, das quais, os policiais vivenciam em treinamentos e na vida real, para agir em situações de ação onde a tomada de decisão é feita em segundos.

A Academia de Polícia Civil da Paraíba – ACADEPOL é a segunda do país a dispor de uma Unidade Itinerante de Treinamento Avançado de Tiro. Para o Estado, a unidade representa não somente a oportunidade de aprimorar qualificação policial, mas também a economia com munição utilizada nos treinamentos. Segundo o Delegado Regional, Dr. Hugo Helder, o curso proporciona aos policiais maior precisão no treinamento e mais segurança no momento de tomar a decisão de atirar ou não em um alvo.

 O treinamento está sendo realizado por policiais civis, que utilizam o simulador para acompanhar a projeção de imagens. As armas são ligadas a um cilindro de ar comprimido, com mira a laser e o treinamento inclui alvos fixos, móveis e ainda tomada de decisões em situações concretas. 

Marcos Adriano
Blog Itabaiana hoje

Finalmente, nova sede: Galdino anuncia cessão de prédio do DER para novas instalações da ALPB

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) Adriano Galdino (PSB), anunciou, na manhã desta terça-feira (15), que o governador Ricardo Coutinho (PSB) cedeu o prédio onde funciona atualmente o Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER/PB) para ser a nova sede do Legislativo Estadual.

“O governador vai fazer um novo Centro Administrativo Estadual e nós iremos ficar com o prédio do DER. Agora é tempo de pensar nas intervenções que faremos no local, como a construção do novo plenário”, afirmou Galdino.

PB JÁ


Em CPI, Oi reconhece que há problemas para operações na Paraíba

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel entrou em uma nova fase nessa segunda-feira (14) com o depoimento do diretor de Relações Institucionais da Oi, Frederico de Siqueira Filho, que fez uma apresentação dos investimentos nos últimos cinco anos e reconheceu que há problemas.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

O deputado Bosco Carneiro disse que a Oi não tem qualidade nos serviços prestados na Paraíba porque tem um déficit de mais de mil antenas. "Temos atualmente 483 antenas no estado quando o necessário seria 1.496", disse. A deputada Camila Toscano destacou que em Guarabira há apagões e a oscilação do sinal existe a todo momento. Já Janduhy Carneiro ratificou que desde 2012 ele próprio acionou o Ministério Público por conta dos apagões.

O deputado Ricardo Barbosa questionou o que a empresa tem elaborado para ampliar todas as cidades do estado e denunciou que recebe mensagens da empresa sobre premiações que não são autorizados pelos usuários. Inácio Falcão destacou que em Campina Grande não há sinal de celular em algumas localidades, como o distrito de São José da Mata, e as operadoras não investem em tecnologia para amenizar o sofrimento da população com a falta de sinal.

Frederico relevou ainda que a construção de anéis óticos entre João Pessoa e Patos permite a comunicação de dados que vem do interior para Capital, além de implantação e ampliação para Campina Grande da rede 4G e modernização das redes de 3G e 2G.

"Sabemos que a empresa ainda tem problema e estamos lutando para tentar minimizar. Fizemos algumas coisas para melhorar o tráfego dos dados, mas sabemos das dificuldades existentes. Hoje a Paraíba não depende de nenhum outro estado para atingir a demanda de tráfego de informações, com a ampliação de 26% na capacidade de tráfego de voz e 417% a capacidade de tráfego de dados”, disse.

O diretor da Oi, Frederico de Siqueira Filho, revelou que existem atualmente 1,619 milhão de linhas de telefones móveis e nos últimos quatro anos foram investidos R$ 202 milhões, especialmente em transmissão de dados para telefones celulares, nas 84 cidades atendidas pela empresa.

Portal correio

PMJP abre turmas especiais na Academia de Saúde

PMJP abre turmas para idosos e pessoas com deficiência na Academia de Saúde no Geisel


 A Academia de Saúde do Geisel tem, há cerca de seis meses, proporcionado à população uma vida mais saudável e ativa. Desde esta terça-feira (15), no entanto, o espaço se tornou ainda mais apto para promover a inclusão por meio do esporte. Em solenidade com a presença do prefeito Luciano Cartaxo e da primeira-dama, Maísa Cartaxo, foram abertas as primeiras turmas específicas de atividades adaptadas para pessoas com deficiência e idosos.


“Nossa gestão tem entregado inúmeros espaços de lazer, convivência e de prática esportiva por toda a cidade porque acredita que estimular uma vida mais saudável é a melhor forma de levar saúde à população”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Hoje este ato vai além, focando especialmente os idosos e as pessoas com deficiência, que com certeza vão ganhar uma vida mais feliz”, complementou.


A primeira-dama, Maísa Cartaxo, é madrinha da iniciativa. “Nós compreendemos muito bem a importância de serviços de inclusão e é pensando nisso que iniciativas como estas são desenvolvidas, para que eles possam aproveitar ao máximo os benefícios de uma vida com mais qualidade”, afirmou.


Os alunos, que já aproveitavam a academia antes, estão animados para as novas aulas. É o caso de Fábio Bezerra, de 50 anos, que passou a usar cadeira de rodas após um AVC, e inspirou o projeto. “Eu me mudei para o bairro e já entrei na Academia, Aqui me divirto, encontro os colegas e os professores, que são muito legais, e já sinto muita melhora. Consigo ficar em pé, usar algumas máquinas. E agora quero incentivar outros cadeirantes, pois é muito bom”, afirmou.


Dona Rosa Faustino, de 69 anos, também aprovou a iniciativa. “Eu me matriculei um dia depois da inauguração e tenho aproveitado muito. Foi a melhor coisa aqui pro Geisel. Eu chego 5h30, faço meus exercícios, e passo o resto do dia bem, mais disposta e fortalecida”, contou.


O serviço - As turmas funcionam as segundas e quintas-feiras, sendo o primeiro dia voltado para os idosos e o último para as pessoas com deficiência, público que está sendo mapeado no bairro pelas equipes que atuam no Distrito Sanitário II. As aulas têm duração de uma hora, e começam às 8h, 9h e 10h e às 14h, 15h e 16h, sempre com apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Mais informações-
PB AGORA