quinta-feira, 2 de junho de 2016

Jurista Torquato Jardim assume na quinta (2) Ministério da Transparência Torquato e Temer se conhecem há mais de 30 anos. Nome teve o aval do presidente do Senado, Renan Calheiros.

Torquato e Temer se conhecem há mais de 30 anos.

Nome teve o aval do presidente do Senado, Renan Calheiros.


O novo ministro da Transparência vai tomar posse nesta quinta-feira (2). O jurista Torquato Jardim foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral. Assume o Ministério da Transparência após a crise que levou à demissão de Fabiano Silveira, flagrado em diálogos, revelados pelo Fantástico, orientando investigados da Lava Jato, entre eles o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Torquato não quis gravar entrevista. Por telefone, disse não ter restrições à Lava Jato. Ele e o presidente em exercício, Michel Temer, se conhecem há mais de 30 anos. Divergem em pelo menos em um ponto. 

Em julho de 2015, o novo ministro publicou um artigo afirmando que, se o TSE cassasse o mandato de Dilma Rousseff, teria que cassar o de Temer, "visto que a eleição do vice é mera decorrência da eleição do titular". Mas, afirmou que, nesse caso, Temer não ficaria inelegível.
Na defesa ao TSE, Michel Temer considera que as campanhas têm responsabilidades separadas.

O nome de Torquato teve o aval do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira. Eunício contou que ele e Renan foram chamados ao Palácio do Planalto na noite de segunda-feira (31) e que Temer apresentou nomes, entre eles o de Torquato. A assessoria da Presidência confirma a reunião, mas diz que Temer não consultou e, sim, comunicou a escolha.
Uma das prioridades do novo ministro, segundo ele, são os acordos de leniência, uma espécie de delação premiada das empresas em troca da possibilidade de continuar tocando obras públicas. Com isso, Torquato espera que as empreiteiras voltem a gerar empregos.

A MP da Leniência perdeu a validade na semana passada e uma nova lei, mais rigorosa com as empresas, está sendo discutida no Congresso.
WWW.G1.COM.BR/JN

Fazenda anuncia Ana Paula Vescovi para o comando do Tesouro Nacional

Ela será primeira mulher a chefiar a Secretaria do Tesouro Nacional.Vescovi substitui Otávio Ladeira, que estava no cargo há três meses.


O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou nesta quinta-feira (2) que a economista Ana Paula Vescovi, que estava no comando da Secretaria de Fazenda do Espírito Santo desde o início de 2015, será a primeira mulher a comandar o Tesouro Nacional- que centraliza os pagamentos das despesas do governo federal.
Vescovi se graduou em Ciências Econômicas pela Universidade do Espírito Santo e fez mestrado em Economia do setor público pela Universidade de Brasília (UnB).
Também se especializou em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e obteve o mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (Ebap), no Rio de Janeiro.Vescovi já trabalhou, antes, no Ministério da Fazenda por quase dez anos na Secretaria de Política Econômica (SPE). Atuou como coordenadora de Políticas Setoriais, coordenadora-geral de Indústria e como assessora de gabinete e como secretária-adjunta da SPE.
Entre 2008 e 2011 exerceu no governo do Estado do Espírito Santo a função de diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves. De 2011 a 2014, trabalhou na assessoria em assuntos de economia do Senador Ricardo Ferraço, no Senado Federal.
Contas públicas
No comando do Tesouro Nacional, Vescovi terá vários desafios pela frente, como a atual situação das contas públicas, que passam por forte deterioração e pelo pior momento de sua história, além da situação crítica da contabilidade de vários estados da federação.
Em meio ao fraco nível de atividade da economia, que reduz a arrecadação de impostos, e à dificuldade para cortar gastos públicos em um orçamento com um alto grau de vinculações, o governo obteve autorização do Congresso para um rombo fiscal de até R$ 170,5 bilhões neste ano. Se confirmado, será o pior resultado da série histórica, que tem início em 1997.
Para começar a melhorar a situação das contas públicas e o nível de confiança na economia brasileira, o governo do presidente em exercício, Michel Temer, anunciou recentemente o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai devolver ao Tesouro Nacional pelo menos R$ 100 bilhões em recursos repassados nos últimos anos.
O Tesouro fez os repasses ao BNDES dentro da estratégia do governo da presidente afastada, Dilma Rosseff, de ampliar o financiamento com juros subsidiados (mais baixos que os praticados no mercado) para estimular a economia brasileira e colocar em prática programas, como o de concessões de aeroportos e rodovias.
A equipe econômica também anunciou que vai propor um limite para aumento dos gastos públicos, a suspensão de novos subsídios, a extinção do fundo soberano e o apoio ao um projeto que muda as regras para exploração do petróleo no pré-sal.
G1

Museu do Louvre vai fechar para retirar obras por risco de inundação

Direção teme aumento do nível do Rio Sena.
Parte do acervo será levada para andares superiores.


O museu do Louvre, em Paris, fechará na sexta-feira (3) para poder retirar "de forma preventiva" as obras conservadas nos depósitos, ameaçadas diante do aumento do nível do Rio Sena, anunciou sua direção nesta quinta-feira.
"O objetivo é colocar a salvo as obras conservadas nas zonas inundáveis, deslocando-as aos andares superiores", disse o Louvre, que está sob "alerta geral de inundação". O Louvre é o museu mais frequentado do mundo, com cerca de 9 milhões de visitantes por ano.
O aumento do nível do Sena é consequência das fortes chuvas na parte norte da França nos últimos dias, que também provocaram a inundação do cais em ambas as margens do rio emParis, a interrupção do transporte fluvial e o bloqueio de uma linha de trem regional que atravessa a capital francesa.
O museu de Orsay cancelou sua abertura noturna nesta quinta-feira devido a um "plano de proteção". O rio está 5 metros acima de seu nível habitual.
O ponto máximo da cheia é esperado para sexta-feira, segundo Bruno Janet, responsável pelo serviço de previsão de enchentes.
"Estaremos muito distantes da cheia de 1910, quando estávamos a 8,60 metros" e as ruas de Paris se inundaram. Também "devemos ficar abaixo" da enchente de 1982 (6,15 metros), disse.
G1

VELHO CHICO: Afrânio resgata aliado do passado; veja quem está de volta!

Na tentativa de cercar Santo por todos os lados, o coronel convida Queiroz, que era delegado da cidade, para trabalhar na Secretária de Segurança de Grotas.

Afrânio (Antonio Fagundes) não gostou quando o delegado Germano (Claudio Jaborandy) o acusou e ainda defendeu Santo (Domingos Montagner). Pensando em prejudicar os dois e voltar a ter o comando do poder, o coronel sugere que o prefeito Raimundo (Saulo Laranjeira) chameQueiroz (Batoré), o ex-delegado de Grotas, para trabalhar na Secretaria de Segurança.


"Ele vai  meus olhos e ouvido lá dentro. Que  na hora de cortá as asa desse tal de Germano", diz o Saruê ao político. Antes de Raimundo começar a pensar no assunto, Cícero (Marcos Palmeira) surge com Queiroz, e o coronel já logo faz o convite: "Pois, pelo bem de Grotas, prefeito resolveu te nomeá Secretário de Segurança Pública de Grotas".
Não perca a cena que está prevista para ir ao ar nesta quinta-feira, 2/6. Saiba mais sobre o capítulo.
Relembre outro momento de Queiroz enquanto atuava como delegado de Grotas do São Francisco anos atrás:Baixe o aplicativo do Gshow gratuitamente na loja do seu smartphone e tablet e acompanhe tudo sobre o entretenimento da TV Globo.

Jota Quest lança clipe de ‘Um Dia Para Não Se Esquecer’ com participação de Projota

Em primeira mão, assista ao romântico vídeo do mais novo single do disco dos mineiros, ‘Pancadélico’.

Jota Quest é uma das maiores bandas do Brasil, não tem discussão! Maior pela quantidade de shows que faz, pelo público que leva, pela quantidade de sucessos na carreira, pela produção sempre grandiosa de seus shows, pelas vendagens de álbuns e músicas e por mais um monte de motivos. Um desses é a quantidade de visualizações em seus clipes. Agora ficarão ainda maiores com o lançamento do novo clipe “Um Dia Para Não Se Esquecer (Sunrise)”, do segundo do disco dos mineiros, “Pancadélico" (assista ao videoclipe acima).

Dirigido por Bruno Fioravanti, o clipe foi todo gravado com câmera na mão e conta a história de um casal apaixonado que passa por uma briga. E neste dia, um dia para não se esquecer, eles se reconciliam.

O Jota Quest tem uma habilidade fora do comum em fazer músicas para casais apaixonados. Em “Um Dia Para Não Se Esquecer (Sunrise)” não seria diferente. A batida é pop e traz um refrão daqueles fácil para todo mundo cantar junto e conta ainda com a participação do rapper Projota. Tiro certo e sucesso nas trilhas dos enamorados.

A banda liderada por Rogério Flausino segue na estrada com a nova turnê “Pancadélico”, que também celebra os 20 anos dos mineiros juntos. Inclusive, no clipe, tem também imagens doshow de lançamento da banda, que aconteceu recentemente no Rio de Janeiro.

GSHOW

Cássio relata o jantar com Michel Temer

O senador Cássio Cunha Lima, líder do PSDB no Senado, participou esta semana de um jantar com o presidente em exercício Michel Temer (PMDB).
“No encontro, tivemos a oportunidade de mostrar a importância do gesto do (senador do PSDB/SP) Aloysio Nunes (aceitou assumir a liderança do Governo no Senado) como fator de integração e participação do PSDB no núcleo central e decisório do governo”, relatou posteriormente o líder ´tucano´, Cássio Cunha Lima.

Segundo Cássio, “o fato é que nós fomos dormir no centro da oposição e acordamos, no dia seguinte ao impeachment, na periferia do governo.
Muitas vezes você ser centro da oposição é melhor do que ser periferia de governo”.
O senador paraibano argumentou que a aproximação PMDB/PSDB ocorre de forma gradual: “É uma construção que se faz no dia a dia como num matrimônio”.
*fonte: coluna aparte
Para ler na íntegra acesse:
FONTE: Da Redação

Agentes da CVC Brasília fazem visita à João Pessoa e vão conhecer o São João de CG

Um grupo de agentes de viagens da CVC, maior operadora de Turismo da América do Sul, chega na Paraíba nesta quinta-feira (02) à tarde para conhecer os principais atrativos de João Pessoa, Cabedelo e Costa do Conde, além de participar da abertura do Maior São João do Mundo, em Campina Grande.
Durante quatro dias, a programação do grupo é bastante extensa, com visitas técnicas na rede hoteleira da capital paraibana (Hotel Quality, Atlântico Cabo branco, Ouro Branco, Netuanah, Hardman e todos os empreendimentos da Rede Nord, onde os agentes ficarão hospedados).
Nesta sexta-feira (03), o grupo faz um city tour pelos pontos turísticos de João Pessoa e, no final da tarde, segue para Campina Grande, onde será recebido pela equipe da Coordenadoria de Turismo da cidade. O grupo ficará instalado em um camarote exclusivo para acompanhar os primeiros shows da programação do São João.
No sábado (04), além das visitas técnicas aos hotéis da orla marítima, o grupo irá conhecer o Pôr do Sol na Praia do Jacaré, em Cabedelo, um dos três roteiros mais visitados pelos turistas que visitam a Paraíba. A grande atração será a apresentação do músico Jurandy do Sax, que tocará o Bolero de Ravel.
O domingo (05) será praticamente de despedida. A manhã será livre para os agentes de viagens descansarem ou sair para caminhadas pelas praias urbanas de João Pessoa. O grupo retorna para Brasília após o almoço.
A ação é uma parceria da CVC com a Luck João Pessoa receptivo, Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e conta com apoio da Rede Nord.

Informações do Turismo em Foco.
Paraiba ja