domingo, 4 de abril de 2021

ENTREVISTA DA SEMANA: Major Eduardo Milanez

 





Entrevistado: Major Eduardo Milanez

Repórter/Jornalista: Marina Sousa

João Pessoa, 04/04/2021.

 Caso esteja no Celular (Smartphone) CLIQUE AQUI Para abrir no YouTube.




NOTICIA DO ESPORTE! Saudosista, Dudu quer voltar ao Palmeiras. Mas só depois de três anos no Catar


Atacante ainda tem contrato com Verdão, mas reitera desejo de seguir no exterior.

O atacante Dudu, ídolo do Palmeiras emprestado ao Al Duhail, do Catar, ainda é jogador do clube paulista – mas deixará de ser em breve, se depender da vontade dele.

O empréstimo do atleta expira no meio do ano. Seria a chance de o brasileiro tomar o caminho de volta para o Allianz Parque, mas o assunto será definido nos próximos meses. Se permanecer, Dudu vai render ao Verdão mais seis milhões de euros além dos sete milhões de euros já pagos pelos cataris na primeira transferência.

Não posso esconder a minha vontade de continuar aqui. Se o clube me comprar, eu vou, automaticamente, ficar mais dois anos. Eu quero ficar aqui, ter esse tempo meu aqui no Catar – afirmou ele, ao Esporte Espetacular.

 Fico vendo vídeos dos meus gols (pelo Palmeiras) para relembrar. Mas se voltar agora, foi porque eu não fiz um bom trabalho aqui. E eu não quero sair daqui desse jeito. Quero sair daqui como foi no Palmeiras, pela porta da frente, com as pessoas querendo que eu não tivesse vindo pra cá. Naquele momento, aconteceram algumas coisas que o melhor era ter vindo para cá, e eu vim.

O ex-Palmeiras se refere às acusações feitas pela ex-esposa Mallu Ohana de agressão contra ela. Em janeiro deste ano, ele foi inocentado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). Até o momento, a reportagem não conseguiu localizar os advogados nem contatar Ohana.

O saudosismo acompanha Dudu no Catar. Mantém contato frequente com os ex-colegas, funcionários do clube paulista e com o presidente Maurício Galiotte.

Ele (Galiotte) sempre me pergunta se eu estou bem, se estão me tratando bem aqui, se meus filhos estão precisando de alguma coisa aí (em São Paulo). Meus filhos moram em frente ao CT e fazem escolinha de futebol no Palmeiras. Então ele sempre me liga, me pergunta se está tudo bem.


Mesmo de longe, fica claro que o laço entre Dudu e o Verdão não foi rompido. E nem será.



Posse de Queiroga no Ministério da Saúde é antecipada por Bolsonaro

 PortaL T5

O termo de posse do novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi assinado nesta terça-feira (23) pelo presidente Jair Bolsonaro. A assinatura do documento não estava prevista para acontecer hoje (23). Com isso, a nomeção do paraibano deve sair ainda esta terça (23) no Diário Oficial da União (DOU).



A expectativa era de que a posse de Marcelo Queiroga no Ministério da Saúde acontecesse na próxima quinta-feita (25).

Queiroga é o quarto ministro da Saúde desde o início do governo Bolsonaro. Ele assume a pasta, substituindo Eduardo Pazuello, no pior momento da pandemia no Brasil - que se aproxima das 300 mil mortes pela Covid-19.




No primeiro pronunciamento frente ao Ministério da Saúde, Marcelo Queiroga defendeu a ciência e o uso de máscara. Ele disse ainda que pretende trazer novas contribuições "sempre baseado no melhor da evidência científica".





Paraíba confirma mais 46 novos óbitos por Covid-19 nas últimas 24h


Portal Paraiba já

 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, neste sábado (03), 789 novos casos de Covid-19, em 24 horas. Entre os confirmados hoje, 38 (4,81%) são casos de pacientes hospitalizados e 751 (95,18%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 262.500 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 754.704 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.



Também foram confirmados 46 novos óbitos desde a última atualização, sendo 36 nas últimas 24h. Os óbitos ocorreram entre os dias 26 de março e 03 de abril de 2021, sendo 07 deles em hospitais privados, 01 em residência e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 5.866 mortes. O boletim registra ainda um total de 186.334 pacientes recuperados da doença.





Concentração de casos

Cinco municípios concentram 451 novos casos, o que corresponde a 57,16% dos casos registrados neste sábado. São eles: João Pessoa, com 291 novos casos, totalizando 71.118; Campina Grande, com 68 novos casos, totalizando 24.011; Patos, com 37 novos casos, totalizando 10.089; Bayeux, com 29 novos casos, totalizando 5.226; Solânea, com 26 novos casos, totalizando 2.399.

res (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 03/04/2021, sujeitos à alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até este sábado, 214 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 46 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Alagoa Grande (01), Arara (1), Bayeux (2), Caaporã (2), Campina Grande (5), Itabaiana (2), João Pessoa (23), Matureia (1), Monteiro (01), Nova Palmeira (01), Patos (1); Pedras de Fogo (1), Pilõezinhos (1), Santa Rita (2); São Sebastião de Lagoa de Roça (1), e Teixeira (1).

As vítimas são 36 homens e 10 mulheres, com idades entre 25 e 95 anos. Hipertensão e cardiopatia foram as comorbidades mais frequentes. 16 não tinham comorbidades.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 79%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 88%. Em Campina Grande estão ocupados 68% dos leitos de UTI adulto e no sertão 90% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 74 pacientes foram internados, nas últimas 24 horas.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 515.452 doses. Até o momento, 419.065 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 96.387 com a segunda dose da vacina. Um total de 835.928 doses já foram distribuídas.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Enem: apenas 28 participantes tiveram pontuação máxima


PORTAL CORREIO

Nota média da redação deste ano é 588 pontos

Na noite de ontem (29), as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em balanço, o órgão aponta que 28 participantes do Enem 2020 tiraram nota máxima na redação. Ao todo, 2.723.583 redações foram entregues e corrigidas cuja média geral foi 588,74 pontos. Ainda conforme o Inep, 87.567 participantes tiraram nota zero na redação.

A nota do Enem é uma das formas de ingresso no ensino superior por meio das universidades federais pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para as bolsas de estudos em instituições privadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e Financiamento do Ensino Superior (Fies). Para participar desses programas, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

Cada participante do Enem pode acompanhar a correção da sua redação por meio do espelho que será liberado na Página do Participante no dia 28 de maio.

A correção da redação do Enem envolve diversos critérios e para obter boa pontuação é preciso obedecer às cinco competências de avaliação, que vale 200 pontos cada. Assim, se o estudante conseguir a pontuação máxima em todas, a nota será mil.

Em 2013, 481 candidatos tiraram pontuação máxima na redação do Enem. Em 2019, a estimativa foi de 53 pessoas com a nota mil.

Em contrapartida, o Enem 2020 registrou menor número de redação zerada. Cerca de 1,12% dos candidatos entregaram a redação em branco, por isso não pontuaram. Já 0,93% fugiram do tema proposto e 0,46% zeraram por copiar o texto motivador.

POLITICA:Prefeitura de Mamanguape mantem em vigor medidas de combate ao Coronavírus

 

Portal PB Vale

A Prefeitura de Mamanguape publicou neste domingo (19) mais um decreto que dispõe sobre a adoção de novas medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19). O Decreto Municipal nº 1476 foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município e traz uma série de orientações para a população local.

A nova publicação mantem a suspensão das aulas na Rede Pública Municipal de ensino no período compreendido entre o dia 22 de abril e o dia 03 de maio de 2020, podendo inclusive ser prorrogado, diante da orientação das autoridades em saúde. Segundo o decreto, também continuam suspensas as atividades das lojas e estabelecimentos que pratiquem o comércio que não estejam no rol de exceção previsto no artigo 1º, § 1º do Decreto Municipal nº 1470/2020até o dia 03 de maio do corrente ano, podendo ainda ser prorrogado.

Por sua vez, as feiras livres que ocorrem aos sábados e domingos, nos bairros do Centro e Areal respectivamente, permanecerão suspensas nos dias 25 e 26 de abril e 02 e 03 de maio de 2020, devendo acontecer no mesmo regime de segunda a sexta-feira, como foi estabelecido no Decreto Municipal nº 1471 de 25 de março de 2020.

As medidas já impostas para os estabelecimentos comerciais que estão em funcionamento seguem em vigor e eles deverão realizar higienização constante de instalações, ambientes, superfícies, materiais e equipamentos, devendo ser definida rotina para a higienização e desinfecção do mobiliário e equipamentos de trabalho a cada troca de turno ou quando da ocupação de posto de trabalho utilizado por outro trabalhador, manter ventilados ambientes de uso dos clientes e evitar aglomerações.

Todos deverão obedecer às recomendações de prevenção e controle para o enfrentamento da COVID-19.

POLITICA:Parlamentar solicita inclusão de nutricionistas nas equipes das escolas municipais e unidades de saúde de João Pessoa

 Portal WSCOM


Nesta quarta-feira (31), Dia Mundial da Saúde e Nutrição, o vereador Marmuthe Cavalcanti destaca a necessidade de incluir nutricionistas nas equipes multiprofissionais das escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), e demais programas de Saúde da Família em funcionamento na capital paraibana. A respeito desse tema, o parlamentar apresentou na Câmara de João Pessoa, no último mês de fevereiro, dois projetos de indicação (13/2021 e 14/2021), já enviados para o Poder Executivo Municipal.

Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde em todas as capitais do País, e divulgada em 2017, a Cidade de João Pessoa é exemplo das marcas negativas do crescimento das doenças alimentares e suas complicações. Cerca de 21,7% da população da Capital estava obesa, conforme a mencionada pesquisa. O índice é o maior entre as capitais do Nordeste, ficando à frente de Maceió (21,1%) e Aracaju (20,2%), e acima da média nacional (18,9%). Ainda conforme o Ministério da Saúde, mais da metade da população de João Pessoa estava acima do peso, pouco mais que 56% dos habitantes. Ou seja, 71% da população estava, naquela data, com excesso de peso ou obesa.

“A presença do profissional nutricionista nas escolas da Rede Municipal de Ensino possibilitará um melhor acompanhamento preventivo no combate não só às comorbidades físicas da má alimentação, mas também às psicológicas, visto que a nutrição é essencial no desenvolvimento cognitivo e na personalidade de uma pessoa. Essa assistência resultará em benefícios não só para os estudantes do Município, mas também para suas famílias, pois o aprendizado e a prevenção são as maneiras mais econômicas, sustentáveis e eficientes de incentivar uma melhor alimentação dentro de casa”, justificou Marmuthe.

Por sua vez, fortalecer e qualificar o cuidado nutricional no âmbito da atenção primária das Unidades de Saúde é uma forma mais econômica, ágil, sustentável e eficiente de prevenir a ocorrência de doenças, devendo ser priorizada em detrimento do trabalho de referenciar os pacientes para o atendimento hospitalar, num futuro próximo, em decorrência de deficiências nutricionais, que certamente serão mais severas e menos reparáveis. A presença do profissional nutricionista na Unidade Básica de Saúde da Família traz à comunidade indispensável acompanhamento preventivo no combate não só às comorbidades físicas da má alimentação, mas também às psicológicas.

“É imperativo o desenvolvimento de uma agenda multiprofissional de promoção da saúde que reconheça a importância e indispensabilidade do profissional nutricionista no atendimento primário. As Unidades Básicas de Saúde da Família são, para milhares de pessoenses, o primeiro contato com a atenção multiprofissional de saúde. O acolhimento nestes espaços deve ser, portanto, o mais completo e preventivo possível. As práticas coletivas de educação alimentar devem estar presentes nas escolas e na base da Saúde Pública, e isso se dá por meio do trabalho especializado do profissional da Nutrição. Por isso, apresentamos dois projetos sobre este tema na Câmara de João Pessoa e solicitamos a implementação destas medidas, o quanto antes”, concluiu Marmuthe