domingo, 28 de março de 2021

Pandemia afeta formação de futuros médicos; universitários protestam contra suspensão de aulas práticas



Pandemia interrompeu continuidade da graduação no primeiro semestre de 2020; depois, reposição de aulas práticas teve que ser concentrada para atender às horas de aula. Associação Médica Brasileira afirma que impacto poderá ser minimizado ao longo da formação dos futuros médicos.

A pandemia de Covid-19 poderia ser a chance para que alunos de medicina aprendessem na prática como lidar com uma emergência sanitária e situações de estresse, em especial nos dois últimos anos da graduação, quando participam de atividades práticas dentro de hospitais.


Mas a formação exige acompanhamento de médicos mais experientes e muitos foram deslocados para a linha de frente. Desde março de 2020, a maioria das aulas práticas foram suspensas ou resumidas a períodos mais curtos. Agora, a reposição ocorre de modo acelerado, de acordo com o relato de estudantes.


Universitários ouvidos pelo G1 temem pelo impacto na qualidade na formação. A Associação Médica Brasileira (AMB) confirma que pode haver déficit, mas aposta que ele deve ser minimizado ao longo da formação de cada futuro profissional.



PORTAL G1

Nenhum comentário: