sexta-feira, 22 de abril de 2016

Chama olímpica é acesa em cerimônia em Olímpia, na Grécia

Tocha chega ao Brasil no dia 3 de maio.Fogo vai viajar por mais de 100 dias anunciando as Olimpíadas do Rio.


A 106 dias das Olimpíadas do Rio, a chama olímpica foi acesa na cidade grega de Olímpia, onde eram realizados os jogos na antiguidade. A tocha chega ao Brasil no dia 3 de maio.
O nosso hino, a nossa bandeira. Era finalmente a nossa vez na terra onde os Jogos Olímpicos nasceram, quase 3 mil anos atrás.

Antes do grande momento, um organizador grego teve que ajustar o espelho parabólico no ângulo exato para que, instantes depois, a atriz grega Katerina Lehou levasse exatos sete segundos para acender a chama olímpica com a luz do sol.
Lentamente, a chama foi conduzida ao estádio onde arqueólogos dizem ter sido o lugar exato dos primeiros jogos.
A elegantíssima tocha inspirada nas cores e formas do Brasil chegou pelas mãos do ginasta grego Lefteris Petrounias. Foi mais um momento pra gente nunca mais esquecer. A tocha da Rio 2016 foi acesa oficialmente, avisando ao mundo que as nossas Olimpíadas já estão a caminho.
Lefteris percorreu os cerca de 300 metros do estádio olímpico para encontrar um brasileiro ansioso e emocionado.
Giovanni andou o mais devagar que conseguiu. Por fim, entregou a chama olímpica a um remador grego.
“Foi algo assim muito emocionante, como nos pódios olímpicos que tive a oportunidade de participar”, contou.
Da cidade-santuário das Olimpíadas, a tocha foi percorrer a Grécia, vai fazer uma escala na Suíça e depois passar 95 dias viajando por praticamente todo o Brasil. E essa quinta-feira (21) vai entrar pra história como o primeiro dia em que as Olimpíadas Rio 2016 emocionaram os brasileiros e o mundo inteiro.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Tomas Bach, lembrou que o Brasil enfrenta tempos difíceis e disse esperar que a chama lembre que somos "todos parte de uma mesma humanidade".
O presidente do Comitê Brasileiro, Carlos Nuzman, também ressaltou o espírito de união trazido pelos jogos. Mais poderoso que qualquer palavra, o fogo, símbolo divino na antiguidade, vai viajar por mais de cem dias anunciando as Olimpíadas do Rio e lembrando que, em Olímpia, os gregos antigos deixavam suas guerras de lado para competir em paz.
www.g1.com.br/jn

Nenhum comentário: