sábado, 12 de março de 2016

Festival em Trancoso agita a BA com estilos que vão do jazz ao clássico

Festival em Trancoso agita a BA com estilos que vão do jazz ao clássico.

 No litoral do sul da Bahia, os estilos variam do jazz até ao clássico. É o festival "Música em Trancoso".
É em um teatro com uma estrutura moderna que mais de 200 músicos nacionais e internacionais se apresentam. Os concertos estão sempre cheios. Esta já é a 5ª edição do festival “Música em Trancoso”.

"É uma coisa pra mim muito bonita e eu sou fã de música", afirma um homem.


Da música clássica à bossa nova, tem espaço para todos os estilos. Improvisos também são bem-vindos. "A liberdade que o festival nos dá de montar o que a gente quer, trazer quem a gente quer, inventar na hora”, diz o músico César Camargo Mariano.

Uma das atrações esse ano é Madison McFerrin, filha de Bobby McFerrin, um dos nomes mais famosos do jazz nos Estados Unidos. No palco, ela interpretou música brasileira.

A música também chega às escolas públicas. E são em momentos como este que muitos alunos têm o primeiro contato com instrumentos da música clássica.

“Conheci o violoncelo, o violino, o contrabaixo. Eu já vi aqui na minha mesa eu me imaginando tocando”, relata o estudante Flávio Souza.

Os alunos observavam atentamente cada acorde dos instrumentos. Hedriana gostou do violoncelo e também do repertório que os músicos prepararam para os adolescentes. "Eu gostei da música de Claudinho e Buchecha, que eles tocaram. Muito legal", conta.

"Estamos muito felizes porque acho que semeamos alguma coisa que acho que eventualmente vai perdurar por muito tempo", diz a organizadora do festival Sabine Lovatelli.

Durante o dia, orquestras fazem apresentações de graça em um bosque no centro da vila. E é bem à vontade que o público aprecia cada concerto.

www.g1.com.br/jn

Nenhum comentário: