quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Homem mais velho do mundo morre aos 112 anos no Japão

Para quem perguntava sobre longevidade, dizia que o segredo era não beber, não fumar, não exagerar. Ele faria 113 anos em março.

Recebeu no ano passado o título de homem mais velho do mundo. E se mostrava disposto pra mais.

O senhor Koide morreu nesta terça de manhã, na cidade de Nagoya, depois de ficar internado com pneumonia e problemas no coração. Para quem perguntava sobre longevidade, dizia que o segredo era não beber, não fumar, não exagerar.

Parece simples. O que faz a gente imaginar que talvez o mais difícil talvez não seja viver tanto tempo. Mas sobreviver. Tendo passado por praticamente todo o Século 20, o senhor Koide enfrentou guerras e destruição.

Tinha 42 anos quando bombas devastaram cidades japonesas inteiras. Testemunhou a paz. A reconstrução. Sentiu o efeito de crises. Desastres como o terremoto e o tsunami de 2011. E uma nova reconstrução. Viu o Japão moderno surgir e mudar o jeito que viajamos, nos comunicamos, vivemos. E ele se adaptou a tudo isso.

Talvez uma informação seja importante: o senhor Koide, quando jovem, foi alfaiate. Profissão que até hoje, apesar do avanço da indústria da moda, de tecidos revolucionários, ainda pode ser encontrada sendo feita do mesmo jeito. Tradicional e resistindo ao tempo, como o senhor Koide, nesses 112 anos.

A pessoa mais velha do mundo é uma mulher. A americana Susannah Jones tem 116 anos. O Livro dos Recordes anunciou que ainda está verificando quem passou a ser o homem mais velho.

 www.g1.com.br/jn

Nenhum comentário: