Superando as expectativas, cerca de 160 usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Campina Grande, e acompanhantes, estiveram nesta sexta-feira (18), no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), para a realização da confraternização de fim de ano da Associação. Na ocasião, os visitantes participaram de interações com animais exóticos e silvestres, realizaram piqueniques e passearam pelo Parque.
Jair Azevedo, diretor do Parque, comentou que foi de grande importância receber a APAE. “Nos sentimos muito honrados de recebê-los, além de um dia diferente, nós proporcionamos atividades de terapia assistida para os visitantes e pudemos ver as reações positivas no rosto de cada um deles. O trabalho que a equipe técnica do Parque executou, superou todas as expectativas, demonstrando capacidade e competência. Esperamos que outras atividades como essa possam se repetir no decorrer do ano que vem” afirmou o diretor.
Gustavo Vilar, responsável pelo Setor de Comportamento e Condicionamento Animal e pelo Programa de Terapia Assistida do Parque, afirmou que foi emocionante receber um grande volume de usuários da APAE, e que realizou algumas adaptações para melhor atender e oferecer interações com os animais do zoológico. “Foi nossa primeira experiência no projeto de Terapia Assistida com um volume tão grande de pessoas, mas ao final do processo vimos que as adaptações deram certo. Nós fizemos interações diretas, com as pessoas tocando em animais, demonstração de manejo, tanto dentro quanto fora de recinto, para que eles pudessem conhecer o zoológico de uma outra forma e um pouco da rotina do Parque”, disse.
Valéria Pequeno, diretora da Escola da APAE de Campina Grande, ressaltou que a felicidade e o prazer que a Bica proporcionou aos usuários foi indescritível. “A receptividade e a vivência que tivemos foram fantásticas. Foi uma experiência maravilhosa, todos se propuseram a fazer uma demonstração de muito amor para receber a APAE, só Jesus que vai poder agradecer a atenção das pessoas que nos acolheram”, declarou.
As interações realizadas durante a Terapia Assistida são feitas com animais que não têm condições de retornar à natureza, selecionados através de uma triagem, onde é avaliado qual animal tem propensão ao contato físico com o ser humano, sem sofrer estresse.
Sobre a Bica – Aberto de terça a domingo, das 8h às 17hs (bilheteria até as 16h), o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) está situado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n – Róger, com ingresso de R$ 1,00 por pessoa. Crianças até 7 anos e idosos não pagam. Mais informações através do telefone 3218-9710.
Secom-JP
Nenhum comentário:
Postar um comentário