domingo, 30 de maio de 2021

POLITICA: Projeto de Lei favorece o desenvolvimento da Inteligência Socioemocional no Plano de Educação do Município de João Pessoa



Em tramitação na Câmara de João Pessoa (CMJP), o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 388/2021, de autoria do vereador Marmuthe Cavalcanti, propõe a criação do Projeto de Desenvolvimento de Inteligência Socioemocional nas escolas da rede de ensino do Município de João Pessoa. O objetivo é promover o resguardo psíquico e emocional dos alunos, pois a carência de ações nesse sentido tem potencializado os déficits, transtornos e doenças emocionais no público infanto-juvenil, especialmente após a chegada da pandemia causada pela Covid-19 e seus efeitos de isolamento social.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), indicam que uma a cada quatro crianças tem ou terão problemas emocionais graves como ansiedade ou depressão, estando estas crianças atualmente já inseridas no âmbito escolar. A promoção da Educação Socioemocional se faz imprescindível, vez que a saúde mental é vetor de qualidade de vida e boa relação social, trazendo à tona todos os recursos humanos de interação, comunicação e aprendizado.

“Nos dias atuais, é importante promover a Educação Psicossocial desde a base, ajudando os jovens a lidarem com as suas dificuldades, reconhecimento de sentimentos, dores e angústias, regulando a intensidade das emoções para poderem resolver os conflitos e se relacionarem de forma positiva. Trabalhar com habilidades emocionais no público infantil é a chave para um desenvolvimento completo”, destacou Marmuthe.

Neste contexto, o PLO 388/2021 sugere oferecer às novas gerações um aprendizado que envolve autoconhecimento, ensinando a trabalhar com habilidades da psique, como chave para o desenvolvimento pessoal e na construção de cidadãos conscientes, seguros, capazes de resolver conflitos e tomar decisões responsáveis. Trabalhar com as habilidades emocionais é extremamente importante e eficaz para o desenvolvimento socioemocional, e de extrema relevância para os alunos, crianças e adolescentes, em formação social.

Educação Socioemocional – É o processo por meio do qual os alunos aprendem, dentro do currículo escolar, a refletir e aplicar conhecimentos, atitudes e competências necessárias para o seu desenvolvimento humano e pleno como cidadão. Portanto, este projeto educacional favorece um desenvolvimento mais saudável das crianças e adolescentes, dando condições para uma constituição mais equilibrada como cidadão e indivíduo.
PORTAL marmuthe.com.br

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