segunda-feira, 18 de abril de 2016

Uruguai e cenário de Totalmente Demais

Estrelas do Uruguai, Montevidéu e Punta fascinam pelo charme e glamour.

As duas cidades mais famosas do país têm atrações para todos

Dois dos destinos mais famosos da América do Sul, Montevidéu e Punta del Este são as joias do Uruguai. E são cidades de fácil acesso para os brasileiros em férias, que podem chegar nelas a bordo de navios de cruzeiro ou de avião. Quem curte desbravar territórios atrás do volante ou em duas rodas, é só pegar a estrada apreciando a paisagem do Pampa uruguaio.

Localizada no leste do país, Punta é um glamouroso destino turístico procurado por celebridades internacionais. Conhecida como a St. Tropez do Uruguai, ela oferece suas praias badaladas, monumentos arquitetônicos e artísticos e compras em grifes internacionais na Calle 20 e na Avenida Gorlero. Há uma atração para cada tipo de visitante.
A vista mais conhecida de Punta é, sem dúvida, do pôr do sol da Casapueblo, que acompanhado de uma taça de vinho Tannat pode ser a prévia de um jantar romântico. Hoje usada como hotel, galeria de arte e museu, esta cidadela escultural é obra do artista plástico e arquiteto Carlos Páez Vilaró, que a usava como casa de verão.
Praias e arte se misturam
Punta também é conhecida por suas praias, que se dividem e se complementam. A Praia Mansa é famosa por seus edifícios de luxo, águas calmas e rasas, ideais para famílias. Já a Praia Brava, como o nome indica, é profunda e de ondas fortes, procurada por surfistas e os fashionistas. Nela também fica um dos ícones de Punta del Este, a escultura La Mano, do artista plástico chileno Mario Irrazábal, ponto obrigatório para fotos.
Dar uma esticada de Punta del Este para a vizinha San José Ignácio não é difícil. São apenas 45 quilômetros para chegar ao local, mais calmo e discreto, mas ainda assim belíssimo. Antigo povoado de pescadores localizado numa península, tem como marca as praias rochosas de visual incrível e o Farol de José Ignácio. Uma subida aos seus quase 33 metros acima do nível do mar oferece uma vista incrível e um marcante pôr do sol.
A charmosa Montevidéu
É difícil saber por onde começar um passeio pela bela capital uruguaia. Uma opção é aproveitar a manhã para conhecer o centro histórico, a famosa Ciudad Vieja. É possível ainda encontrar vestígios da época colonial, como a Puerta de la Ciudadela, uma das poucas partes da muralha que rodeava a cidade antiga ainda intacta e que fica na bela Plaza Independencia.
Por suas ruas dá para conferir feirinhas de antiguidades e locais como a Praça da Matriz, onde está a Catedral Metropolitana. Após a caminhada, nada melhor do que aproveitar o almoço para visitar o Mercado del Puerto, de frente para o porto da cidade. Lá não há dúvida, a pedida é encarar uma bela parrilla com a suculenta carne do país, acompanhada de uma taça de vinho e uma sobremesa de doce de leite.
Um pouco de cultura sempre faz bem. E o Teatro Sólis é parada obrigatória para uma visita guiada. Inaugurado em 1856, é um exemplo do neoclassicismo e arquitetura inspirada em casas de espetáculo italianas. Outro edifício imponente é o Palácio Salvo, de 1928, com torre de 95 metros e 27 andares, que por muitos anos foi a maior da América do Sul.
Fim de tarde na Rambla
A capital uruguaia tem uma grande vantagem para os turistas e moradores: a segurança. Andar por suas ruas é tranquilo em qualquer hora do dia. Por isso, vale a pena curtir o final de tarde da cidade na Rambla. Na praia de Pocitos, diante do Rio da Prata, o pôr do sol pode ser a opção ideal para os apaixonados.
Outros pontos turísticos:
Montevidéu
- Sofitel Montevidéu – O antigo Hotel Casino de Carrasco é um deslumbrante palácio de 100 anos que vale uma visita para apreciar sua bela fachada.
- Palácio Legislativo – Esse imponente prédio da capital, finalizado em 1925, mistura estilos e pedras como granitos e basalto.
- Aeroporto de Montevidéu – Reformado em 2009, o aeroporto da capital se tornou um ícone arquitetônico graças ao projeto do artista Rafael Viñoly.
Punta del Este
- Mercado dos Pescadores – Uma das atrações são os lobos-marinhos que ficam na expectativa dos restos de peixes deixados pelos pescadores.
- Laguna Garzón e Laguna Escondida – Em direção ao interior, é ideal para quem gosta de praticar esportes como kitesurf e remo.
- Puente Garzón – Conhecida como Ponte Redonda, serve como acesso à lagoa e possui design que acompanha as linhas do seu destino.
GSHOW


Nenhum comentário: