segunda-feira, 13 de junho de 2016

Espelho da redação do Enem 2015 é divulgado

Candidatos podem conferir online a correção do texto. Arquivos são disponibilizados com mais de três de atraso.


MEC anunciou a divulgação do espelho no Facebook (Foto: Reprodução)Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 já podem consultar o espelho da redação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (13) a correção online dos textos, que pode ser conferida neste link .

O tema da redação foi "A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira". Dos 5.631.606 textos corrigidos, 104 obtiveram nota mil. Outros 53.032 foram anulados e receberam nota zero.
De acordo com o Inep, foram anuladas as redações que fugiram do tema, desrespeitaram os direitos humanos e escreveram em uma tipologia diferente da solicitada, dentre outras razões. 
O espelho é divulgado com mais de três meses de atraso. O Inep firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF) para que as redações fossem disponibilizadas em até 60 dias após a divulgação das notas, que ocorreu no dia 8 de janeiro.
Desde 2012, há este acordo entre Inep e MPF para garantir o direito de vistas de provas de redação a todos os participantes do Enem, apenas para fins pedagógicos. Mesmo que o estudante esteja insatisfeito com a nota ou algum ponto da correção da redação, não há mais tempo hábil para recursos, visto que os programas do governo que selecionam os candidatos para o ensino superior já estão em andamento.
Em contrapartida, o Ministério da Educação assegura que o processo de correção da redação é rigoroso. O texto é avaliado por dois corretores. Se houver uma discrepância de 100 pontos (em 2012, era 200), a redação é submetida ao crivo de um terceiro corretor. Caso permaneça a diferença, a redação fica a cargo de uma banca de três especialistas.
Critérios 
Pelo espelho, o participante do Enem pode saber qual seu resultado em cada uma das cinco competências avaliadas e compará-lo com o desempenho dos demais candidatos. Os critérios são os seguintes, segundo o Inep: 
1- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa, pelo qual o participante deve expor um aspecto relacionado ao tema, em defesa de uma posição.
2- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
3- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
4- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.
5- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
G1

Nenhum comentário: