terça-feira, 9 de setembro de 2014

Picadas de insetos!


Os insetos estão por toda parte, e embora a maioria não seja perigosa, sua picada ou ferroada incomoda. Mosquitos e carrapatos sugam o sangue humano para sobreviver. Já abelhas, vespas, aranhas, marimbondos ferroam pessoas quando se sentem ameaçados ou quando querem proteger seus ninhos.

Ao picar ou ferroar, os insetos injetam veneno junto, responsável pela coceira e inchaço no local. Apesar de não ser grave, o fato é que essas picadas incomodam. Coçar a região pode fazer o veneno espalhar e aumentar a coceira ainda mais.

SINTOMAS

A picada de insetos pode causar dor e desencadear uma reação alérgica. E a gravidade desta reação irá depender da sua sensibilidade ao veneno. A maioria das reações é leve, provocando coceira, ardência e inchaço que somem em um ou dois dias. Uma reação tardia pode desencadear febre, urticária, dor nas articulações e inchaço nas glândulas.

Somente pequena porcentagem das pessoas desencadeiam reações graves, anafilaxia, às picadas, com náusea, edema facial, dificuldade para respirar, dor abdominal, aumento da pressão arterial.
Picadas de abelhas, vespas, marimbondos e formigas de fogo são mais problemáticos em termos de reações alérgicas. Picadas de mosquitos, carrapatos, moscas, formigas e algumas aranhas também podem causar reações. Escorpião, aranhas e algumas formigas podem ser desencadear reações muito severas. Há também insetos que transmitem doenças, como a dengue, malária e febre amarela, entre outras. Nestes casos, o cuidado precisa ser redobrado.

Nenhum comentário: