Decisão sobre o tema caberá ao Plenário da Câmara dos Deputados
A comissão especial da Câmara dos Deputados sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que torna obrigatório o voto impresso, recomendou nessa sexta-feira (6) que o Plenário rejeite o texto. O parecer elaborado pelo relator, deputado Raul Henry (MDB-PE), foi aprovado por 22 votos a 11.
“A população brasileira, depois de 25 anos da utilização da urna eletrônica, reconhece e testemunha a conquista que ela representa”, justificou Henry. “Diferentemente do período em que o voto era em papel, não há nenhuma confirmação de uma única fraude nesse período”, continuou o relator.
Em nove páginas, Henry listou motivos contrários à PEC 135/19, entre eles o risco potencial de fraudes devido à manipulação de comprovantes em papel, os empecilhos derivados do acoplamento de impressoras às atuais urnas eletrônicas e os efeitos diversos sobre o processo eleitoral e os partidos, entre outros.
Portal Correio
2-Efraim Filho articula apoio do prefeito de Sousa Fábio Tyrone para disputa ao SenadoO coordenador da bancada paraibana, Efraim Filho, tem buscado apoio por onde passa. Durante entrevista dessa sexta-feira (06) à Rádio Progresso FM, o pré-candidato ao Senado comentou vários temas da política nacional a estadual pelos jornalistas, Júcelio Almeida, João Antônio e Benedito Ramalho, dentre eles o assunto sobre sua aproximação com o grupo de situação liderado pelo prefeito Fábio Tyrone, e seu vice-prefeito, Zenildo Oliveira, onde busca uma aliança para 2022. Dentro da Câmara, Efraim tem mantido contato com o presidente Radamés Estrela, além dos demais vereadores do grupo situacionista.3-Presidente defende diálogo entre os Três Poderes
O presidente Jair Bolsonaro defendeu nessa quinta-feira (5) o diálogo entre os Três Poderes durante a live semanal nas redes sociais. O presidente disse que está à disposição para conversar e também reafirmou a defesa do voto impresso para garantir “eleições democráticas e transparentes” no ano que vem, por meio de contagem pública de votos.
Segundo Bolsonaro, a proposta não significa que o eleitor vai levar um comprovante de votação para casa após votar na urna eletrônica. “Ninguém vai levar para casa o papel, nunca foi discutido isso. Uma impressora imprime [o voto] através de uma placa transparente, e se a pessoa concordar que foi impresso de acordo com tela, aperta um botão, aquilo cai em um saco de lona e vai ser aberto depois das eleições. As eleições continuam sendo apuradas de forma eletrônica, só que se faz também, imediatamente após o fim das eleições, a contagem pública dos votos”, disse.
Portal Correio
4-Assembleia Legislativa vai realizar sessões híbridas a partir de setembroCaberá a cada parlamentar decidir se vai comparecer às sessões na sede do Legislativo ou se vai continuar participando de forma remota
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (3), a realização de sessões no formato híbrido (remoto e presencial) a partir do mês de setembro. As sessões de forma online acontecem desde de março de 2020, por causa pandemia da Covid-19.
O retorno de forma híbrida foi decidido através de votação e aprovado pela maioria. De acordo com a ALPB, foram apresentadas três propostas: continuar na forma online, passar para a forma híbrida ou adotar o formato 100% presencial.
Conforme a Assembleia, caberá a cada parlamentar decidir se vai comparecer às sessões na sede do Legislativo ou se vai continuar participando de forma remota.
Portal t5
Nenhum comentário:
Postar um comentário