segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Entrevista da Semana: Projeto Coleta Mão Amiga

    O Projeto Coleta Mão Amiga está instalado no Alto do Mateus, foi elaborado e desenvolvido através de um grupo visando a coleta correta de recicláveis e o reaproveitamento do material. 

Integrantes:

José Augusto Brito

Eliza Brito

José de Arimatéa Brito

Maria Aparecida Brito (Grupo Familiar)





1-Como iniciou o projeto?

 Boa noite amiga Marina, o projeto coleta mão amiga foi oficializado no dia 17 abril 2020 na verdade ele já existia por parte de meu pai, ele trabalhava com a coleta de recicláveis já fazia a coleta desse material, então ele me passou as informações de como funcionava, eu e minha irmã organizamos as idéias, buscamos parcerias e divulgamos o projeto.



2- Com o intuito de coletar recicláveis de maneira correta o coleta mão amiga contribui para o meio ambiente , você acredita  na conscientização das pessoas?

 Com certeza, nosso intuito é a conscientização dos nossos parceiros e amigos do dia a dia porque ao mesmo tempo que a gente coleta tem a questão das orientações sobre recicláveis e trajeto dos recicláveis que podem ser reutilizados, retrabalhados. Fazer um material bacana como você pode conferir em nossa página, então nosso principal objetivo são as orientações com a preservação do meio ambiente.


3-O projeto foi desenvolvido para o Alto do Mateus?

 Na verdade, como moramos aqui no bairro no inicio pensamos apenas no Alto do Mateus, mas vamos expandir para outros bairros. Temos alguns obstáculos pela frente, mas devagar com Deus no controle vamos expandir a coleta para outros bairros. Na verdade, existem doações de pessoas de fora do bairro que se fazem presentes, mantemos a vontade de expandir nosso projeto.

4- A coleta de recicláveis é feita de qual maneira? existe um cuidado específico? 

 Bem, as recomendações que a gente segue na atualidade, como por exemplo COVID 19 temos cuidado em relação à coleta, utilização de luvas. Existe também a separação do material, garrafas pet, latinhas e outros, ainda existe separação dos materiais que não são reaproveitáveis. Existe todo um cuidado.

5- Para facilitar a coleta na hora da separação dos recicláveis é necessário uma maneira correta, explique o que são considerados recicláveis.

 Podemos alencar vários objetos, garrafas pet, catemba classificação dos plásticos mais rígidos, shampoos, margarinas. Existem também a categoria de alumínios, latinhas de cervejas, refrigerantes, alumínios rígidos, panelas, vidros para serem coletados e utilizados em decorações, algumas garrafas de vidro para reutilização e outros fins.

6- A iniciativa de evitar que os recicláveis sejam levados ao lixo evitando desperdicio e poluição iniciou há um ano. Existe resultado do trabalho de coleta realizado? 

 Os próprios parceiros já conseguiram identificar os descartes corretos. Agradeço a equipe coleta porque alguns parceiros já descartaram de forma incorreta, hoje são conscientes. Garrafas pet, vidro, isso dificulta na coleta da própria empresa que faz a coleta do lixo, e como fechamos uma parceria na coleta do oléo, a coleta do oléo estava sendo incorreta, uma pessoa até reclamou que estava gerando problemas no esgoto. Podemos enfatizar o número de material coletado, o descarte correto pode ser reaproveitado, diminuindo o impacto ao meio ambiente.

Encerramento!


 Agradecimentos: Agradeço à Deus por tudo estar dando certo no projeto mão amiga, à você Marina, e todos os parceiros do Mão Amiga.

Siga nosso Instragram @coletamaoamiga

Entrevistado: José Augusto Brito/Projeto Coleta mão amiga

Repórter/Jornalista: Marina Sousa 

 

João Pessoa 22/02/21

 


 


 



Nenhum comentário: