quinta-feira, 30 de junho de 2016

Marina Ruy Barbosa completa 21 anos! Confira 21 fatos sobre a atriz

Marina Ruy Barbosa está fazendo aniversário! A atriz completa 21 anos nesta quinta-feira, 30/6, e o Gshow aproveita para listar 21 fatos sobre a ruiva. Você sabia, por exemplo, que ela toca piano? E que adora cantar no chuveiro?
Quer saber mais? Confira nossa lista!
Veja mais sobre novelas no Gshow!

Baixe o aplicativo do Gshow gratuitamente na loja do seu smartphone e tablet e acompanhe tudo sobre o entretenimento da TV Globo.

Ex-BBB Ana Paula comemora convite para participar de 'Haja Coração': 'Venci na vida'

A participante do 'BBB 16' fará ela mesma na trama de Daniel Ortiz e promete deixar Leonora, personagem de Ellen Rocche, furiosa.

Olha eeeela em Haja Coração! É isso mesmo. A dona do bordão mais famoso do Big Brother Brasil 16Ana Paula Renault, vai gravar uma participação na trama de Daniel Ortiz, interpretando ela mesma. E Leonora Lammar, a ex-sister interpretada por Ellen Rocche na novela, que se cuide, porque a ex-BBB vai chegar CAU-SAN-DO! Ao Gshow, Ana Paula disse que o convite foi inesperado e é "simplesmente um sonho" ter essa oportunidade.
"Recebi um telefonema da produtora de elenco da novela perguntando se eu gostaria de fazer uma participação. Oi?! Mesmo se eu tivesse milhares de compromissos desmarcaria todos para ter essa oportunidade! Conversamos um pouco e ela explicou que o próprio Daniel Ortiz vai escrever a cena para mim... Gente!!! Venci na vida! Adeus!!! (risos)", comemora, empolgada, Ana Paula.
A jornalista, que depois do reality ainda participou do Vídeo Show como repórter, comenta que nunca pensou em ser atriz e, no momento, esta não é sua pretensão. "Jamais me imaginei atuando em uma novela. É simplesmente o sonho de qualquer telespectador! Poder conhecer os bastidores, saber o que se passa por trás das câmeras, conhecer e contracenar com grandes atores... Estou feliz demais! Espero corresponder às expectativas e deixar a Leonora furiosa!", brinca, sobre a cena que irá fazer, e complementa: "Sinceramente, este não é o meu foco. Para ser atriz é preciso estudo e dedicação. Além de muito talento, claro!".
Sobre o convite à jornalista, o autor Daniel Ortiz entrega que ela é a escolha perfeita. "A  gente precisava de uma ex-BBB que tomasse o lugar da Leonora na vida do seu empresário, oMarquinhos, feito por Jandir Ferrari. E quem melhor que a Ana Paula Renault, que causou no BBB deste ano? Ela é um fenômeno de público”, elogia.
Eita, que poder, hein!? O que será que Ana Paula vai aprontar na novela? Fique ligado nas emoções de Haja Coração!
Relembre participação de Ana Paula no BBB 16:
Baixe o aplicativo do Gshow gratuitamente na loja do seu smartphone e tablet e acompanhe tudo sobre o entretenimento da TV Globo.

Procurador diz ter convicção de que medidas contra a corrupção serão aprovadas

O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, disse hoje (29) que tem convicção de que o Projeto de Lei (PL) 4.850/16 será aprovado.  A proposta reúne as dez medidas contra a corrupção elaboradas pelo Ministério Público Federal (MPF) e que foram enviadas ao Congresso Nacional com o apoio de 2,2 milhões de assinaturas.
“Muitos parlamentares se movimentaram para que esse projeto tramite de modo célere e seja aprovado. Foi criada uma frente parlamentar, para aprovação das medidas, com mais de 200 parlamentares. Nossa convicção é de que esse projeto vai caminhar e, com a apoio da sociedade, vai ser aprovado”, disse Dallagnol após participar de cerimônia que homenageou os voluntários que ajudaram a colher assinaturas em prol do projeto.
Entre as medidas propostas está o aumento de penas para crimes relacionados com a corrupção e a criminalização das doações não declaradas em campanhas eleitorais. Apesar de tramitarem no Congresso projetos em sentido contrário, que dificultam, por exemplo, as delações premiadas, o procurador garantiu que está otimista. “Vou dar todo o meu esforço, dedicação e energia para que esses projetos possam ser aprovados”, destacou.
Para Dallagnol, a proposta é importante para combater a corrupção de forma estrutural. “Mais importante que nós avançarmos apenas em relação a fatos é avançarmos como país para condições que desfavoreçam a corrupção. Nesse sentido vêm as dez medidas contra a corrupção e a necessidade de uma reforma política”, acrescentou.
Foram entregues na cerimônia certificados de participação na campanha de apoio às medidas contra a corrupção. Durante o evento, foram dadas salvas de palmas e gritos de “Viva a Lava Jato”. Depois da distribuição das homenagens, os voluntários aproveitaram para tirar fotos com os promotores. Grande parte dos que participaram da campanha também atuou na mobilização em favor do impeachmentda presidenta Dilma Rousseff.
Entre esses está a militante do Movimento Acorda Brasil, Celene Carvalho, responsável por levar o boneco inflável gigante que retrata o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em roupas de presidiário. Ao receber o certificado, aproveitou o momento para pedir que Dallagnol atuasse para prender o ex-presidente. Em resposta, o procurador se limitou a sorrir.
No Congresso
Na semana passada,  Dallagnol esteve na Câmara dos Deputados, em uma sessão que discutiu as medidas propostas pelo MPF para defender o projeto de lei. Também falaram em defesa das medidas parlamentares e especialistas.
Já foi autorizada pelo presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), a instalação de uma comissão especial para analisas a matéria. Vão integrar o colegiado 30 titulares e 30 suplentes.
Outros pontos previstos no projeto são tornar crime o enriquecimento ilícito de agentes públicos, quando o patrimônio for incompatível com a renda, ainda que não seja possível provar a origem dos recursos, a prisão preventiva para evitar que suspeitos de corrupção ocultem ou dissipem o dinheiro ganho com o crime, além do confisco do patrimônio do condenado por corrupção, sem distinção direta entre os ganhos extraídos exclusivamente do crime e os lucros posteriores.
Agência Brasil /PARAIBA.COM

Justiça do Rio aceita pedido de recuperação judicial da Oi

Magistrado disse considerar que o grupo é um dos maiores do setor no país.Anatel terá que apresentar até 5 empresas para escolha do administrador.


O juiz Fernando Viana, da 7ª Vara Empresarial do Rio, deferiu na noite desta quarta-feira (29) o pedido de recuperação judicial do Grupo Oi, formado pelas empresas Oi, Telemar Norte Leste, Oi Móvel, Copart 4 e 5 Participações, Portugal Telecom e Oi Brasil.
A Oi anunciou na segunda-feira (20) o pedido de recuperação, incluindo no processo um total de R$ 65,4 bilhões em dívidas. A empresa é a maior operadora em telefonia fixa do país e a quarta em telefonia móvel, com cerca de 70 milhões de clientes.O juiz determinou também que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresente, no prazo de cinco dias, uma relação de até cinco empresas, com "idoneidade e expertise sobre a matéria", que será avaliada pela Justiça para nomeação do administrador judicial.
Na decisão, o magistrado disse que considerou o fato de a empresa ser uma das maiores do setor de telecomunicação no mundo e o impacto na economia brasileira.
"Há de se reconhecer que o presente pedido de proteção judicial é formulado por uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, que impacta fortemente a economia brasileira, já que alcança um universo colossal de 70 milhões de clientes, empregando mais de 140 mil brasileiros, com milhares de fornecedores, e ainda gera recolhimento de volume bilionário de impostos aos cofres públicos", escreveu o magistrado em sua decisão.
Trata-se do maior pedido de recuperação judicial da história do Brasil. Até então, o maior era o da Sete Brasil (empresa de sondas de águas ultraprofundas), que envolveu R$ 19,3 bilhões.
Como a Justiça aceitou o pedido, a empresa terá agora 60 dias para elaborar plano de recuperação e, em seguida, buscar um acordo com os credores.

Em nota, a Oi informou que o objetivo do plano de recuperação judicial “é manter a prestação do serviço com qualidade aos clientes e equacionar o endividamento”.

No mesmo comunicado, a empresa afirmou que "todas as nossas atividades de atendimento, vendas, instalação e manutenção estão sendo desempenhadas normalmente", e ressaltou que "tudo será mantido exatamente como está combinado, inclusive nas contas dos clientes e os preços praticados pela Oi, agora sob proteção da Justiça".
MAIS INFORMAÇÕES G1

Paraibano é convocado para a Seleção Olímpica; Veja lista que tem Neymar e Prass

O principal nome, como já era esperado, é o do atacante Neymar, liberado pelo Barcelona.


O lateral paraibano Douglas Santos, do Atlético Mineiro, está entre os convocados que devem representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. O técnico Rogério Micale anunciou a lista com 18 nomes na manhã desta quarta-feira (29), na sede da CBF. A convocação, contudo, pode não ser definitiva.
O principal nome, como já era esperado, é o do atacante Neymar, liberado pelo Barcelona. Além dele, os três jogadores acima de 23 anos permitidos pelo regulamento escolhidos por Micale são o goleiro Fernando Prass (37), do Palmeiras, e Douglas Costa (25), do Bayern de Munique.

O técnico Rogério Micale convocou a Seleção Brasileira Olímpica para a disputa dos Jogos do Rio 2016. Foram relacionados os 18 jogadores que irão em busca da conquista inédita da medalha de ouro para o Brasil.

A delegação se apresenta para o último período de preparação no dia 18 de julho. Serão nove dias de Granja Comary antes do embarque para Goiânia, no dia 27, para a disputa do último amistoso antes da estreia na competição. A partida será contra o Japão, no Estádio Serra Dourada, no dia 30 de julho.

No dia 4, a Seleção Brasileira inicia sua caminhada pelo ouro contra a África do Sul, em Brasília. Em seguida, no dia 7, novamente no Estádio Nacional de Brasília, o time do técnico Rogério Micale enfrenta o Iraque. O encerramento da primeira fase para o Brasil será contra a Dinamarca, no dia 10, desta vez em Salvador, na Arena Fonte Nova.

Confira a lista de convocados:
WSCOM

Ouça: Prefeito de Guarabira projeta aliança entre PMDB e PSDB nas eleições deste ano

O prefeito de Guarabira Zenóbio Toscando (PSDB) comentou, durante uma entrevista, sobre a aproximação cada vez mais forte entre o PMDB e o PSDB na Paraíba. Para ele, isso acontece porque a conjuntura nacional propiciou esse reencontro de forças. Zenóbio ainda afirmou que há um esforço das duas legendas para poder se integrar ao projeto de reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), em João Pessoa.
“Faz tempo que não vou a Brasília para ter uma informação maior com a cúpula do PSDB. Mas pelo que eu sei, tudo leva para uma composição na prefeitura da capital, uma participação não só do PSD que é o partido do prefeito Luciano Cartaxo, mas também com a participação do PMDB e do PSDB”, declarou.
Ouça:
Zenóbio afirma que tem todas possibilidades para a aliança entre os partidos, levando em consideração a relação em nível nacional.
“O meu sentimento é de que tem todas as possibilidades do PMDB estar junto do PSDB na próxima eleição estadual aqui em Guarabira. Porque há hoje uma composição muito forte do PMDB com o PSDB a nível de Brasília, a nível de país”, comentou.
Ele destacou a força do PSDB nas participações das decisões no Congresso Nacional, na Câmara e no Senado.
“O PSDB tem como grande senador, como líder do Governo no Senado Federal, Aluísio Nunes. Estamos vendo o PSDB votando todas as matérias do governo no Congresso Nacional, tanto na Câmara como no Senado”, concluiu.


PARAIBA JÁ 

Manchetes dos principais jornais nacionais desta quinta-feira

Folha de S.Paulo
STF considera prisão ilegal e solta ex-ministro do PT
O Estado de S. Paulo
‘Pacote de bondades’ de Temer chega a R$ 125 bi
O Globo (RJ)
Apesar da crise, Judiciário e Bolsa Família terão aumento
Correio Braziliense
Senado aprova reajuste para Judiciário e MPU
Estado de Minas
(Dólar) Ladeira abaixo
Zero Hora (RS)
Orçamento congelado leva Piratini ao terceiro ano de arrocho
Agora São Paulo
Confira valor do 13º do INSS para quem se aposentou neste ano
Valor Econômico (SP)
Fazenda quer fim de desonerações
Jornal do Commercio
Pacote de bondades pra todo lado
A Tarde (BA)
Supremo manda soltar ex-ministro de Dilma
FONTE: Da Redação/PARAIBA ONLINE

quarta-feira, 29 de junho de 2016

William Bonner erra o nome da Maju e imita o Cebolinha no Jornal Nacional

O Jornal Nacional desta terça-feira (28) foi uma pândega, como diria minha tia Petúnia. William Bonner se levantou da bancada para falar sobre o clima com a Maju. Já logo de cara errou o nome - ou o apelido - da moça e a chamou de "Malu". Daí, pediu desculpas.
Mas Bonner, prevendo que esse seu errinho iria repercutir nas redes sociais, decidiu interromper a previsão de Maju e brincar um pouco mais com a situação. Ele disse para a apresentadora do tempo: "Você se assustou quando eu te chamei de Malu". A moça respondeu: "Achei estranho. Malu? Quem é essa?". E foi quando o chefão do JN resolveu bancar o Cebolinha, aquele da turma da Mônica. "Há mais ou menos um ano perguntei se você preferiria ser chamada de Maria Júlia ou de Maju. Você escolheu Maju. Agora eu soltei um Malu. Hoje estou um tloca-letlas. Mas, Maju, como ficam as tempelatulas amanhã?". Maju: "Ah, Cebolinha! Vamos lá, Bonner Cebolinha".
Ficou engraçado e, como o próprio Bonner diz sobre si mesmo, acabou saindo uma daquelas brincadeiras meio de tiozão. Mas tudo bem também. No final, todos se salvaram.
Portal R7

Lei Rouanet foi criada em 91 para o patrocínio de eventos culturais

28.jun.2016 - William Bonner chama Maju de "Malu" e imita Cebolinha no "JN" William Bonner imitou Cebolinha, famoso garoto da Turma da Mônica, no "Jornal Nacional" desta terça-feira (28). O jornalista errou o apelido de Maria Júlia Coutinho, a Maju, e chamou a moça do tempo de "Malu". Após o ato falho, ele falou como o personagem de Mauricio de Sousa, trocando a letra "r" pela letra "l". "A Maria Júlia Coutinho, que está em São Paulo, quer falar sobre um alerta desses incêndios que a gente acabou de ver, né, Malu? Maju, desculpe, boa noite para você", disse Bonner no "JN", sem ser corrigida pela colega.

 Enquanto falava a previsão do tempo, Maju foi interrompida por Bonner: "Você se assustou quando eu te chamei de 'Malu' agora há pouco". A moça do tempo respondeu, sincera: "Achei estranho esse Malu, quem é essa?". "Faz um ano mais ou menos que perguntei se você preferiria ser Maria Júlia ou Maju.

Você escolheu Maju. Agora eu soltei um 'Malu', hoje estou um 'tloca-letlas'. Mas, Maju, como ficam as 'tempelatulas' amanhã então?", brincou o apresentador. "Ah, Cebolinha! Vamos lá, Bonner Cebolinha", emendou Maju. Nas redes sociais, o público se divertiu com o erro e a brincadeira de Bonner, e o próprio jornalista continuou no Twitter:

WWW.G1.COM.BR/JN

ÊTA MUNDO BOM:Sandra é ameaçada de escândalo judicial!

Vilã loira é obrigada a ceder um terço da fábrica para Celso

Não restou outra escolha para Sandra (Flávia Alessandra) a não ser ceder um terço da fábrica para Celso (Rainer Cadete)! Na ocasião do plano do falso filho de Anastácia (Eliane Giardini), o sobrinho da ex-dona da fábrica de sabonetes fez a loira assinar uma promissória prometendo a ele um terço da empresa para se resguardar quando a irmã aplicasse o golpe.
Munido da promissória, Celso ameaça Sandra, e Araújo (Flávio Tolezani) aconselha a amante a dar ao irmão um terço da fábrica para que ela não se envolva em um escândalo judicial. Não vendo outra saída, a vilã loira esbraveja: "Você, meu próprio irmão, me traiu. Estou despedaçada". Confira o que vai rolar em Êta Mundo Bom! nesta quarta-feira, 29/6. Saiba mais sobre o capítulo.
Assista ao 70º episódio da radionovela 'Herança de Ódio':Baixe o aplicativo do Gshow gratuitamente na loja do seu smartphone e tablet e acompanhe tudo sobre o entretenimento da TV Globo.

Prazo para sacar abono salarial de 2015 termina amanhã

Até a semana passada, cerca de 1,38 milhão ainda não havia feito saque.Benefício do PIS/Pasep é de um salário mínimo.


Termina na quinta-feira (30) o prazo para os trabalhadores sacarem o abono salarial do PIS/Pasep. Até a última sexta-feira, cerca de 1,38 milhão de pessoas ainda não havia feito o saque. Outros 22,2 milhões de trabalhadores já havia retirado o benefício, num total de R$ 18,4 bilhões.
Para ter direito ao abono salarial de 2015, o trabalhador precisa:
- estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014;
- ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014;
- ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais
Como sacar o PIS/Pasep
- Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.
- Já os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação. 
- As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil.
O valor equivale a um salário mínimo vigente na data de pagamento, atualmente em R$ 880. Os recursos que não forem sacados retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).PIS e Pasep
O governo lembrou que o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do Seguro-Desemprego e Abono Salarial.
De acordo com o Ministério do Trabalho, o PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Pasep é devido aos servidores públicos.
Segundo os números oficiais, em todo o Brasil foram identificados 23,6 milhões de trabalhadores com direito a receber o abono salarial de 2015.
G1

Presidente da OAB: Defendemos que combate à corrupção seja feito de acordo com a lei

Foto: Paraibaonline
O presidente nacional da OAB Cláudio Lamachia, durante evento em Campina Grande, falou sobre o trabalho da operação Lava Jato e sua contribuição para o combate a corrupção.
Ele disse que o combate à corrupção é uma luta antiga da OAB e que a Lava jato tem feito a sociedade acompanhar as investigações e tudo que está acontecendo na politica.
Lamachia ressaltou que as investigações da operação precisam acontecer observando a legalidade e o respeito aos direitos individuais de cada investigado.
 – Defendemos enquanto instituição que esse combate seja feito sempre de acordo com a lei e com a constituição, no mais respeito às garantias individuais – afirmou.
Para ele, essa atual sensação de impunidade vivida pela população tende a reduzir muito a partir desses movimentos.
– Estamos caminhado para uma depuração em nossa sociedade – pontuou.
FONTE: Da Redação/PARAIBA ONLINE

Ricardo promove mudanças em sua equipe de auxiliares; saiba quem entra e quem sai

Já disponível na internet, a edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial do Estado traz uma série de modificações na equipe de auxiliares do governador Ricardo Coutinho (PSB). São dezenas de nomeações, exonerações e remanejamentos.
Conforme especulado pela imprensa, o deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) foi nomeado para a Secretaria Representação Institucional do Estado, com sede em Brasília. Com a ida do parlamentar socialista para o Poder Executivo, o vereador Raoni Mendes (DEM), suplente de deputado, assumirá o mandado na Assembleia Legislativa.
O deputado estadual licenciado Lindolfo Pires (PROS) foi remanejado da Secretaria de Representação Institucional do Estado para Secretaria de Turismo e do Desenvolvimento Econômico, até então ocupada por Laplace Guedes, que foi designado para ocupar a Secretaria Executiva de Energia e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O Diário Oficial traz, ainda, a nomeação de Bruno Roberto, filho do deputado federal Wellington Roberto (PR), para a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. O medalhista olímpico Zé Marco, que vinha respondendo interinamente pela Sejel, volta à condição de secretário executivo.
Na Câmara
A mexida do governador Ricardo Coutinho em seu secretariado acabou gerando mudança também na Câmara Municipal de João Pessoa já que, com a ida do vereador Raoni Mendes para a Assembleia Legislativa, a suplente Sandra Marrocos (PSB) assumirá a titularidade do mandato no Parlamento da Capital.
Clique aqui para acessar a edição completa da edição desta quarta Diário Oficial do Estado.
Veja abaixo as principais mudanças: PARAIBA JÁ

Servidores da Saúde de Campina Grande deflagram greve por tempo indeterminado

Após extensa discussão em assembleia realizada nesta terça-feira(28), no Cine São José, os servidores da saúde de Campina Grande, decidiram por maioria deflagrar greve por tempo indeterminador a partir desta quarta-feira (29). A decisão foi tomada após os servidores avaliarem como negligente a forma que a gestão municipal vem tratando as reivindicações da categoria.

O principal motivo que levou a greve foi o não cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos profissionais da saúde, porém, outros motivos acentuaram a vontade dos trabalhadores em lutar pelos seus direitos, como o não pagamento do salário dentro do mês trabalhado, falta de material de trabalho, o não enquadramento dos servidores da saúde e dos Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate à Endemias nos seus respectivos planos, além dos vários ofícios informando as reivindicações e pedidos de reuniões que não foram sequer respondidos pela secretaria.

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e da Borborema (SINTAB) informa ainda que a categoria irá respeitar o percentual de 30% dos servidores em atividade e que espera o mais rápido possível uma reunião entre a gestão e representantes dos trabalhadores para que o problema seja solucionado e os prejuízos sejam mínimos para a população.


PB Agora com informações do Sintab/PB AGORA

terça-feira, 28 de junho de 2016

Jogo da Eurocopa altera programação das TV Cabo Branco e Paraíba

Os programas locais JPB 1ª Edição e Globo Esporte vão ao ar mais cedo.


Atenção, telespectadores! Excepcionalmente nesta segunda-feira (27), a programação das TVsCabo Branco e Paraíba sofrerá alterações. A mudança acontece por causa da partida entre Itália e Espanha, válida pelas oitavas de final da Eurocopa.
Com isso, anote aí: o JPB 1ª Edição vai ao ar às 11h45. Depois do telejornal apresentado por Bruno Sakaue, Fernanda Gentil entra com o Globo Esporte também mais cedo, às 12h10. Logo após, às 12h25, será a vez do Jornal Hoje. Por causa das alterações, o Vídeo Show não será exibido.
O jogo entre Itália e Espanha começa às 12h20. Cleber Machado terá a missão de comandar mais um grande jogo. A Itália enfrenta a bicampeã Espanha com alguns dos melhores jogadores do mundo, direto do Stade de France. A transmissãpo contará com comentários de Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba.
O vencedor da Euro 2016 ganha o direito de disputar a Copa das Confederações 2017, organizada pela Rússia, sede da Copa do Mundo 2018. Se Alemanha ou Rússia vencerem, a vaga fica com o segundo colocado, já que as duas seleções já estão classificadas, a Alemanha por ter vencido a Copa de 2014 e a Rússia, por ser a anfitriã.


segunda-feira, 27 de junho de 2016

Reino Unido vive clima de ressaca depois da decisão de deixar a UE

Votação favorável ao rompimento com a União Europeia no plebiscito revelou divisões profundas e deixou muitas perguntas no ar.


Edição do dia 25/06/2016
25/06/2016 20h36 - Atualizado em 25/06/2016 21h01

Reino Unido vive clima de ressaca depois da decisão de deixar a UE

Votação favorável ao rompimento com a União Europeia no plebiscito revelou divisões profundas e deixou muitas perguntas no ar.

A terra dos bares e pubs parece estar de ressaca. Depois que os britânicos decidiram, em plebiscito, que querem se separar da União Europeia, o clima no Reino Unido é de apreensão. O resultado da votação revelou divisões profundas e deixou perguntas no ar.
A ficha está caindo aos poucos. O país segue num limbo, sem saber os próximos passos. E mais dividido do que nunca. Analisar as tendências da votação é um exercício revelador. Escancara uma silenciosa guerra geográfica e de gerações.

Os jovens britânicos queriam ficar. Afinal, o futuro é deles e a Europa é um mundo de oportunidades. Só que o comparecimento dessa faixa etária nas urnas foi bem menor do que o dos com mais de 65 anos. Por isso, pode-se dizer que o plebiscito foi decidido, em grande parte, pelos idosos, que votaram em peso, na direção oposta.
O conflito foi, também, demográfico. País de Gales e interior da Inglaterra, fora.
Escócia e Irlanda do Norte, dentro. Cidades maiores como Manchester, Liverpool, Cambridge, Oxford e Londres também votaram para deixar as coisas como estão.
Mas até mesmo dentro da capital britânica, encontramos contrastes. O bairro de Hackney, no leste de Londres, é um ponto de encontro de diferentes etnias e jovens profissionais. Dos 382 distritos eleitorais do Reino Unido, foi o terceiro com o maior número de votos pela permanência. O clima, agora, é de desolação.
“Estou com vergonha do meu país. Acho que quem votou para sair fez sem entender as consequências”, diz uma britânica.
A 30 quilômetros de distância, outro bairro: Harlow Town. Lá, os moradores são majoritariamente ingleses brancos. Todos os funcionários de um café mostrado na reportagem são estrangeiros. Já alguns clientes votaram para abandonar o bloco europeu justamente por conta da imigração.
“Somos britânicos, não queremos toda essa gente”, diz uma mulher.

“Vai ser bom voltar a ser só a Inglaterra”, acredita uma outra.
É claro que nem todos em Harlow votaram pela separação, assim como nem todos os moradores de Hackney votaram para ficar. Mas é impressionante como lugares tão próximos podem ter visões tão divergentes sobre o país que querem ter.

De sexta-feira (24) para sábado (25), mais de dois milhões de pessoas já assinaram uma petição pedindo um novo plebiscito. Um gesto chamativo, mas que tem chance quase zero de dar certo.
Do lado de fora do Parlamento, alguns britânicos inconformados foram extravasar.

“Estou de luto, viramos motivo de chacota”, queixa-se um cidadão.

Uma mulher desabafou: “O resultado não me representa”.
WWW.G1.COM.BR/JN