domingo, 29 de maio de 2016

Com 17 trios elétricos, Parada Gay reúne multidão em São Paulo

Evento teve 2 milhões de pessoas, diz organizadores, e 190 mil, segundo PM.No 20º aniversário, parada teve várias menções a estupro de jovem no Rio.


A 20ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo foi realizada neste domingo (29), na região central de São Paulo. A concentração começou às 10h, e às 12h, uma multidão já ocupava a Avenida Paulista. O evento celebrou seu vigésimo aniversário neste ano com 17 trios elétricos. Às 18h, o trânsito de veículos foi liberado na Avenida Paulista e a Parada Gay ficou concentrada com a realização de shows no Vale do Anhangabaú.
O tema desta edição foi "Lei de identidade de gênero, já! - Todas as pessoas juntas contra a Transfobia!”. Os caminhões de som levaram uma bandeira com a letra T, em referência às mulheres transexuais, homens trans e travestis. Segundo a organização do evento, o objetivo foi fazer uma grande mobilização para que a “Lei de Identidade de Gênero”, seja aprovada.
O evento foi oficialmente aberto às 13h10. Com apresentação da Drag Queen Tchaka, o primeiro trio da 20ª edição da Parada do Orgulho LGBT foi o primeiro a deixar a Avenida Paulista rumo à Consolação.
Os organizadores estimaram um público de 2 milhões de pessoas na Parada Gay este ano. A PM afirmou que no horário de pico (15h15) o evento teve 190 mil pessoas.
No final da tarde, a PM prendeu três suspeitos na Rua da Consolação. Dois foram detidos por furto de celular, e um por dar uma garrafada na cabeça de um policial militar.
G1

Nenhum comentário: