sexta-feira, 25 de março de 2016

Operação prende 12 suspeitos de terrorismo em 24 horas na Europa

Na Alemanha, 2 suspeitos com possíveis ligações aos atentados na Bélgica foram detidos. Polícia prendeu um homem com explosivos na França.

Na Europa, a polícia prendeu 12 suspeitos de terrorismo em três países nas últimas 24 horas.
Cena de filme de ação em plena luz do dia: o suspeito leva um tiro e é arrastado pela polícia. O robô do esquadrão antibomba checa um pacote deixado na rua. Foram muitas operações desse tipo. Na Alemanha, segundo a imprensa, dois suspeitos com possíveis ligações aos atentados na Bélgica foram detidos. E na França, a polícia prendeu um homem com explosivos.

As autoridades continuam em busca de terroristas que podem ter escapado. Nesta sexta-feira (25) saiu a confirmação de que o segundo homem-bomba do aeroporto era mesmo Najim Laachraoui, que também fabricou os explosivos dos atentados de Paris.

O irmão dele, um conhecido lutador de taekwondo na Bélgica, revelou que a família avisou as autoridades quando Najim viajou pra Síria em 2013, mas que nada foi feito.
Em Bruxelas, o secretário de estado americano ofereceu solidariedade e ajuda para enfrentar o terrorismo. John Kerry afirmou que atacar a Europa é uma resposta desesperada do Estado Islâmico, que está perdendo terreno no Iraque e na Síria.

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, disse que está disposto a participar dos ataques aéreos contra os terroristas no Oriente Médio.

Dias depois dos ataques que deixaram 31 mortos e mais de 300 feridos, o nível de alerta na Bélgica foi reduzido, mas a segurança continua reforçada nas estações de trens e metrô. Cena que se repete na maioria dos países europeus e deve provocar atrasos nas viagens desse feriado da Páscoa.

www.g1.com.br/jn

Nenhum comentário: