terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Obama propõe fundo de emergência para combater o vírus da zika

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta segunda-feira (8) a criação de um fundo de emergência para combater o Aedes aegypti e o vírus da zika.
Com sensação térmica de menos quatro graus, os mosquitos que transmitem o vírus da zika teriam pouca chance em Nova York. Mas a chegada do calor nos próximos meses preocupa as autoridades.

A população de mosquitos deve aumentar principalmente no sul dos Estados Unidos. Para combater os insetos e conter a transmissão, Barack Obama pediu US$ 1,8 bilhão ao Congresso.

O fundo de emergência também vai ser usado para acelerar pesquisas sobre uma vacina, investigar a ligação entre o vírus da zika e a microcefalia, e aumentar a capacidade dos laboratórios de fazer exames.

Trezentos e trinta e cinco milhões de dólares devem ir para países afetados pela doença, como o Brasil.

Anthony Fauci, diretor do Instituto de Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, disse que os testes em humanos da vacina contra o vírus da zika devem terminar ainda este ano. E que, numa emergência, o tempo que leva para uma vacina ser aprovada pode ser reduzido de três a cinco anos para oito meses.

De dezembro do ano passado até a última sexta-feira (5), 50 americanos voltaram do exterior com o vírus da zika. a preocupação de muita gente é com os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto, quando o Brasil espera receber mais de 10 mil atletas e 300 mil turistas do mundo inteiro.

O diretor da Associação Olímpica britânica assegurou nesta segunda-feira (8) que os atletas não estão relutantes em ir para o Rio: "Temos uma tradição de competir sempre e queremos mantê-la."
 
www.g1.com.br/jn

Nenhum comentário: