A cidade de João Pessoa foi reconhecida como uma das mais transparentes do país em mais um importante levantamento nacional. Desta vez, a cidade foi apontada como a terceira capital mais transparente do Brasil, de acordo com estudo realizado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). O ranking pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br/ O levantamento, realizado entre oito de setembro e nove de outubro deste ano, avaliou os portais da transparência de todos os municípios e estados brasileiros, conferindo notas entre zero e dez.
João Pessoa recebeu nota nove, empatada com a cidade de Maceió (AL). As duas primeiras posições no ranking são de Porto Alegre (RS), com nota dez, e São Paulo (SP), que pontuou 9,3. Para chegar a este resultado, o MPF e o Enccla avaliaram o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, com disponibilização de informações obrigatórias.
Além disso, foram notadas algumas boas práticas, como a publicação de receitas e despesas, de editais e resultados de licitações, do relatório de gestão orçamentária e dos nomes e salários dos servidores públicos, entre outros itens. De acordo com o secretário municipal da Transparência, Ronald Lins, o resultado é fruto de um trabalho diário para garantir uma gestão mais próxima da população. “Este é um trabalho conjunto entre todos os setores do Governo Municipal para garantir a divulgação de informações à população por entendermos que essa é uma ferramenta essencial de combate à corrupção. Essa é a nossa luta”, afirmou. O resultado foi divulgado na data em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Corrupção.
PB AGORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário