Se voçe pensa em dar este passo, é necessário ter em mente que o processo exige não só amor e carinho, mas também preparo, paciência, tranquilidade e disposição. Mas não desanime: ao contrário que muita gente pensa, a burocracia não serve para atrapalhar ou viabilizar o processo; ela é necessária para determinar se os candidatos a pais são de fato adequados ás necessidades da criança , uma vez que todos vínculos jurídicos com a família original serão rompidos após a setença do juiz.
Quando realizada da forma correta , a adoção retirados pais biológicos o chamado poder familiar, ou seja, todos os direitos ( e os deveres) em relação á criança . A certidão de nascimento original é cancelada e um novo documento ( com os nomes dos adotantes e, opcionalmente, com um novo nome para criança) é emitido. Depois de concluído, o processo dá ao filho adotivo os mesmos direitos de um filho biológico, inclusivo á herança. E uma vez concretizada, torna-se definitiva. Mas os pais adotivos estão sujeitos á perda em casos de maus tratos e abusos.
Há quem prefira a chamada " adoção á Brasileira" , que consiste em registrar como filho biológico uma criança que não t5enha sido concebida . Só que o " jeitinho", quando descoberto, tem um preço alto: os pais biológicos podem rever a criança se não tiverem consentido legalmente a adoção ou se não tiverem sido destituídos do poder familiar.
Na próxima postagem confira: Como e quem de fato pode adotar.
Revista Protest.
Nenhum comentário:
Postar um comentário