terça-feira, 7 de outubro de 2014

PB teve o 4º maior nível de votos em branco e nulos para o Senado

brancos e nulos para o Senado no Brasil nas eleições de primeiro turno. No Estado paraibano, mais de 500 eleitores anularam o voto. Somado os votos nulos e brancos, a abstenção ultrapassou os 800 votos que deixaram de ser suflagados nas urnas. O Estado do Maranhão foi o estado em que mais eleitores deixaram de comparecer às urnas.


Já o Distrito Federal registrou a menor abstenção. Branco, nulos e abstenções somam 29,03 por cento dos votos em todo o país. O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, considera esse número elevado e diz que os candidatos que passaram para o segundo turno devem tentar conquistar esses eleitores se quiserem chegar à Presidência da República.


O mesmo critério pode ser usado para as eleições na Paraíba se notarmos que somados os votos em brancos e nulos para o Senado o Estado da PB se obteve 25,30% dos votos número esse nunca registrados numa eleição para o Senado. A paraíba só ficou para trás de São Paulo, Sergipe e Minas Gerais que alcançaram mais de 26%. Nesta eleição o senador eleito José Maranhão obteve mais de 600 mil votos, enquanto a média da eleição passada ficou acima dos 800 mil.


“Não deixa de ser um voto um voto de protesto. Talvez um pouco do resultado ainda daquele grande movimento de junho e julho que o Brasil teve. É esse voto que os políticos têm que conquistar. Isso obriga a gente a cada vez mais ouvir as ruas e saber caminhar junto com a nossa população”, revela Paim.

PB- AGORA

Nenhum comentário: