segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Núcleo de inteligência vai apurar 25 mil indícios de irregularidade em contas de campanhas

Técnicos do Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral, que reúne diversos órgãos de fiscalização, identificaram até o fim de outubro 25.064 indícios de irregularidades nas prestações de contas dos candidatos nas eleições deste ano. 

As suspeitas envolvem doações e gastos de campanha de candidatos a deputado, senador, governador e presidente. O total de recursos sob suspeita soma R$ 53,7 milhões. A principal suspeita diz respeito a artifícios empregados por empresas para fazer doações a candidatos, o que é proibido por lei.
O Núcleo de Inteligência envolve especialistas de:

São técnicos desses órgãos que vão avaliar se efetivamente houve fraude. Não foram divulgados nomes dos candidatos com indícios de irregularidades nas contas porque a questão ainda será investigada.
Se confirmadas fraudes, doadores de campanhas, fornecedores e políticos beneficiados podem sofrer punições, entre as quais multa, suspensão de repasses de recursos públicos e até cassação do mandato no caso dos eleitos. 


Os indícios de irregularidades mais verificados entre os doadores e fornecedores nas prestações de contas deste ano são os seguintes:
  • Funcionários de empresas - Os técnicos do núcleo de inteligência suspeitam que doações de funcionários de uma mesma empresa para um mesmo candidato sejam uma forma de burlar a proibição de financiamento por parte de empresas. Desde as eleições municipais de 2016, as campanhas só podem receber recursos públicos ou doações de pessoas físicas.
  •  
  • Bolsa Família - Também foram registrados casos de doações de cidadãos cadastrados no Bolsa Família e cujas doações são incompatíveis com a renda declarada. 
  • Doador morto - Há ainda situações em que o doador já havia falecido, segundo registro de óbito.
  • Empresário parente - Entre os fornecedores, há casos que envolvem empresas que prestaram serviços para a campanha e cujos donos têm relação de parentesco com o candidato, o que é considerado suspeito.
  • Empresas de filiados a partidos - Outra suspeita recai sobre empresas criadas recentemente, depois de 2015, com algum dos sócios filiado a partido político.
Empresas estão impedidas de fazer doações para campanhas eleitorais 

G1

sábado, 3 de novembro de 2018

Veja trajetória do presidente eleito Jair Bolsona

Veja trajetória do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Jair Messias Bolsonaro está na política há quase 30 anos. Foi vereador no Rio, deputado federal por sete mandatos, e começou a construir a candidatura à presidência há quatro anos. O repórter Paulo Renato Soares mostra a trajetória do novo presidente desde a infância, no interior de São Paulo, as polêmicas em que se envolveu e algumas das primeiras medidas que Bolsonaro.

O repórter Paulo Renato Soares mostra a trajetória das primeiras medidas que Bolsonaro do novo presidente desde a infância.

 

João Azevedo aproveita datas especiais ao lado de familiares

8 de outubro

Paraibanas e paraibanos,
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, criança e atividades ao ar livre Hoje é um dia muito especial. Quero agradecer a Deus por este momento, à minha família, minha mulher Ana, aos três filhos e aos cinco netos, me desculpem pela ausência dos últimos meses.

Está é uma vitória coletiva, foram muitas as mãos que construíram este momento.

Agradeço aos 1.119.758 paraibanos pela renovação da confiança neste projeto que transformou a Paraíba e continuará transformando.Agradeço aos que nos apoiaram, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Deputados, Vereadores, Lideranças de todos os municípios, que mesmo antes de qualquer número de pesquisa indicar que estávamos no caminho certo se integraram nesta caminhada;Agradeço ao condutor deste momento especial que a Paraíba vive, meu amigo e governador deste Estado Ricardo Coutinho.

Esta não foi uma vitória do dia para noite. Com muita humildade, mas também com muita determinação, vencemos etapas importantes.

Houve quem disse lá atrás: NÃO EMPLACA, NÃO DECOLA, VAI SER SUBSTITUÍDO.
A esses “analistas” e alguns veículos de imprensa, eu digo: não subestimem o povo, não subestimem o povo paraibano.

Trabalhei muito para chegar até aqui, vencendo batalhas cotidianas para fazer nossa campanha avançar. E cada batalha vencida nos fortaleceu muito e nos deu a convicção que venceríamos estas eleições.
Conversamos com os cidadãos e cidadãs da Paraíba, de uma maneira direta e sincera, levando nossa mensagem aos quatro cantos deste Estado.

Vocês me conhecem pelo nome.

Celebramos junto com a nossa gente em grandes encontros que realizamos, na Caravana do Trabalho, que visitou mais de 150 municípios. Fizemos uma grande festa da democracia e do trabalho. Quero deixar meu muito obrigado a cada cidade que nos recebeu, pelo carinho e pela alegria.
Sei da responsabilidade que nos aguarda a partir de janeiro de 2019. E isso me estimula mais ainda. Não os decepcionarei.

Fique certo o povo da minha Paraíba, dedicarei cada momento da minha vida, nos próximos quatro anos, para fazer um estado cada vez melhor.

Que Deus nos ilumine grandemente. Muito obrigado meu pai.
João Azevêdo.

  Se liga como foi a semana de João: ele encontrou com deputados federais e senadores paraibanos, lá em Brasília, onde definiram R$ 59 milhões para obras e ações só para o ano que vem. João esteve também no Ministério da Integração e conversou sobre a liberação de mais recursos para a obra do Canal Acauã/Araçagi e a revitalização da barreira do Cabo Branco. Na quarta, deu entrevista ao programa Conexão Master em que falou sobre o Fórum de Governadores do Nordeste, uma frente para tratar questões da nossa região. E mais: ele garantiu que uma de suas primeiras medidas vai ser reduzir a conta de luz e dobrar o 13º do Bolsa Família. Com João é trabalho, minha gente!

Blog/ Marina locutora/facebook