A
cinco dias das eleições, as TVs Cabo Branco e Paraíba vão promover, na
noite de hoje, o último debate televisivo com os candidatos ao governo
do Estado antes do primeiro turno eleitoral. Será a última e decisiva
batalha entre os postulantes ao Palácio da Redenção antes do dia 5 de
outubro.
Para a ocasião, foram
convidados os cinco concorrentes com representação na Câmara. Federal:
Major Fábio (Pros), Cássio Cunha Lima (PSDB), Tárcio Teixeira (Psol),
Vital do Rêgo Filho
(PMDB) e Ricardo Coutinho (PSB). O candidato Antônio Radical (PCO), não
foi convidado, devido as regras do debate exigir representação na
Câmara.
Os cinco candidatos estarão mais uma vez frente a frente para apresentar
as suas propostas e confrontar as ideias, buscando principalmente,
convencer os eleitores que ainda estão indecisos.
O debate será mediado pelo jornalista da Rede
Globo José Raimundo e exibido, ao vivo, logo após a novela Império. O
debate será dividido em quatro blocos. Em dois deles, os participantes
irão fazer perguntas entre si, sobre temas definidos em sorteio. Nos
outros dois, os questionamentos terão temática livre. O quarto bloco
também abrirá espaço para as considerações finais.
Todas as regras foram previamente apresentadas para as equipes dos
concorrentes. José Raimundo chegou a João Pessoa ainda ontem para se
inteirar sobre o ambiente político local e os participantes do debate.
PBAgora
terça-feira, 30 de setembro de 2014
Tárcio quer construção de barragens para resolver problema da água no Sertão

O candidato afirmou que esse ainda é um dos principais problemas do Estado e que é necessário medidas imediatas para levar água para o semiárido, onde, segundo ele, vive metade da população da Paraíba.
Ele apresentou como proposta alternativa, a construção de barragens subterrâneas, cisternas e “barragens calçadão”, como método mais barato e que tem maior efeito de assistir as famílias que sofrem com o problema.
“Simplesmente a transposição do rio São Francisco não resolverá o problema do pequeno agricultor, da agricultura familiar, que depende da água não só para plantar, mas para sobreviver”, disse o candidato, comparando os problemas que enfrentam os pequenos agricultores de Sousa, onde as famílias que vivem perto dos mananciais, não usufruem da água por ser destinada à empresas estrangeiras.
Eleitores têm de ficar atentos a regras para celulares e tablets durante votação

Leia mais notícias de Política no Portal Correio
“Os mesários e o presidente de mesa estão orientados a determinar que o eleitor deixe os equipamentos eletrônicos que portar com o mesário”, informou a assessoria do TSE à Agência Brasil.
A legislação eleitoral proíbe o eleitor de “portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação, ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto”.
Ainda segundo a Justiça Eleitoral, o sigilo do voto também abrange ambientes virtuais e redes sociais, ou seja, é proibido publicar imagens ou fotos do voto e quem fizer isso pode sofrer sanções. Segundo o TSE, não haverá revista de eleitores, mas as pessoas que desrespeitarem a legislação estão sujeitas a até dois anos de detenção.
Para o pesquisador de ciência e tecnologia do departamento de sociologia da Universidade de Brasília (UnB) Marcello Barra, apesar do intenso ativismo de eleitores nas redes sociais, quem busca burlar a legislação presta um desserviço à nação. “A conquista do voto secreto é uma garantia da democracia. Qualquer meio que burle esse direito é um atentado à democracia”, resumiu.
Segundo ele, o caráter sigiloso impede que as pessoas fiquem vulneráveis ao assédio para mudança de voto. “A pessoa acha que está ajudando a militância, que está motivando outros a votar, mas, na verdade, ela está prejudicando o voto. O sigilo é uma garantia aos mais fracos”, completou.
Barra lembra que a popularização dos smartphones trouxe um incremento no número de pessoas que passaram a interagir na discussão política. Segundo o especialista, o uso da internet tem modificado a forma como as pessoas entendem e participam da vida política do país. “Eu venho acompanhando esse processo há muitos anos. Esses instrumentos estão se tornando cada vez mais importantes para a democracia. Cada um coloca a sua opinião de maneira direta, é cada vez mais democrático”, ponderou.
Segundo o TSE, caso os mesários flagrem algum eleitor fotografando o voto, a orientação é que o episódio seja registrado em ata, identificando o eleitor. Caberá ao juiz eleitoral comunicar o fato ao Ministério Público Eleitoral para instauração de inquérito.
Polícia investiga pastor suspeito de estuprar cinco crianças na PB

Em entrevista à TV Paraíba, uma das filhas do suspeito, uma adolescente de 16 anos, contou que desde os cinco anos era agredida fisicamente e abusada sexualmente pelo pai. “Uma vez ele tirou a minha roupa e me agrediu porque eu não quis. Daí começou a me ameaçar e me bater”, disse a jovem.
Segundo a adolescente, o pai também abusava das irmãs dela, de 11 e 12 anos. Elas moram em Boqueirão e a jovem disse que quando era mais nova contou à mãe o que acontecia com as três, mas o pai a mandou para o Rio de Janeiro para morar com a avó. “Ele me mandou para o Rio porque eu tinha decidido contar tudo para a polícia. Só que ele me ameaçou logo depois que eu tinha contado para minha mãe. Disse que se alguém mais soubesse ele ia me matar e matar minha mãe”, contou.
A situação das jovens só foi denunciada ao Conselho Tutelar no dia 28 de Agosto deste ano, depois que a mãe de uma outra menina, de oito anos, ouviu da filha que tinha sido tocada pelo homem. A menina tinha saído de casa com as filhas do suspeito para ir ao culto em uma igreja evangélica da cidade. “Ela falou que estava sentada e ele começou mexendo nas pernas dela, alisando, até chegar nas partes íntimas, então apertou”, disse a mãe da criança em entrevista à TV Paraíba. A menina também contou outra situação: “ele pegou no meu rosto, apertou e me fez beijar ele à força”. O suspeito morava no andar superior ao local onde funcionava a igreja em que ele era pastor. Pelo menos cinco crianças e adolescentes que frequentavam a mesma igreja deram declarações contra o homem. “O caso já está sendo acompanhado pela justiça e o suposto agressor está em prisão preventiva”, disse o conselheiro tutelar Valdeildo da Costa.
O delegado responsável pelo caso, Cícero Pereira, não quis gravar entrevista, mas confirmou que todas as meninas foram submetidas a exames de corpo de delito e que o suspeito está preso por posse ilegal de arma, uma vez que a polícia encontrou duas espingardas na casa dele. Cícero disse também que este caso corre em segredo de justiça.
Campanha Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama, começa nesta quarta-feira

Neste primeiro dia, intitulado “Ação Dia do Peito”, o Governo do Estado, a ONG Amigos do peito do Hospital Napoleão Laureano, a Rede Feminina de Combate ao Câncer e representantes de vários segmentos da sociedade unirão forças para dar acessibilidade às mulheres paraibanas, a partir dos 40 anos, a um atendimento especializado na área de mastologia, disponibilizando consultas, agendamento e, se possível, a realização da mamografia no próprio Laureano, e em casos específicos, dando continuidade às medidas necessárias para que as pacientes possam iniciar o tratamento adequado ao seu caso.
De acordo com a programação da abertura da campanha, a ONG realizará uma palestra sobre as formas de prevenção do câncer de mama e logo em seguida, será oferecido um café da manhã aos funcionários, pacientes e familiares.
A gerente do Núcleo de Saúde da Mulher, Cíntia Regina Silva, informou que a SES está mobilizando os municípios para realizar diversas atividades voltadas à população feminina. “Será realizado um evento no Centro Especializado em Diagnóstico do Câncer (CEDC). Fizemos uma mobilização em parceria com a Agevisa e, além disso, o governo estadual participará do Congresso Internacional de Saúde da Mulher, nos dias 16, 17 e 18 de outubro”, disse.
Mais informações no portal PB-AGORA!
Idosos na sociedade
O trabalho ligado aos idosos cresce significativamente.Grupos religiosos , culturais, representações reconhecidas nos diversos segmentos sociais. Atividades realizadas na maioridade abre caminho, aprimora a qualidade de vida desejada desde a juventude.
Cuidados diários: horários de medicamentos, alimentação, higiene pessoal.; momentos essenciais na vida de pessoas especiais.Reunir a família, amigos, garantia do retorno de anos dedicados a todos de forma inteligente, atenciosa. Assunto interessante recheado de respeito, segurança, assistência e amor.
Abrigos acolhem idosos com histórias marcantes. Casos de abandono, negligência familiar. passar á conviver neste ambiente para eles;o inicio da renovação, novo lar.Receber visitas, momento prazeroso, descontraído, verdadeiro aconchego, esperança contínua seguida de forma gloriosa no seu belo caminho.
Direitos garantidos:Filas preferenciais, passe livre e assentos preferenciais nos transportes públicos, descontos nas farmácias etc.
Dia 1º de Outubro: comemora-se o dia do idoso. Data especial, dia de reflexão.. Presentear, visitar, um simples abraço faz muita diferença para: papai, mamãe, vovô, vovó que credita na vida, desperta a cada amanhecer a vontade de viver.
Parabéns! idosos da Paraíba.
Leia o Estatuto do idoso
Lei nº 10.741, DE 1º de Outubro de 2003
Marina Sousa
Jornalista online
9800-2589
Acidente entre as cidades de Pilar e Juripiranga

De acordo com a Delegacia da Polícia Civil de Pilar, a vítima dirigia
um veículo Fiat Uno e perdeu o controle da direção ao fazer uma curva
nas proximidades de uma fazenda.
“O condutor do carro teria
feito uma curva muito fechada e bateu de frente com o caminhão que vinha
na faixa contrária e seguia com destino a Pilar onde seria carregado de
areia. Com o impacto, o veículo da vítima foi arrastado para fora da
rodovia e ficou embaixo do outro. O veterinário ficou preso entre as
ferragens e morreu no local”, confirmou o agente Hugo.
O Corpo de Bombeiros esteve no local e utilizou um trator e um guincho para retirar o veículo. O corpo de Marcos
Pedro foi levado para Instituto de Medicina Legal (IML) da cidade de
Guarabira, no Brejo do estado. O motorista do caminhão fugiu do local.
Fonte: Itabaiana hoje
Assinar:
Postagens (Atom)