
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) está dando mais um passo
importante para a definitiva consolidação do Programa de Proteção e
Defesa do Consumidor da instituição, o MP-Procon. Foi o que avaliou o
procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, no início da
tarde dessa quarta-feira (9), ao abrir a reunião que discutiu a
plataforma para resolução de conflitos, o consumidor.gov.br, e a
manutenção e ampliação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do
Consumidor da Paraíba (Sindec). “Vamos trabalhar continuamente para cada
vez mais agregar valores em defesa do consumidor”, ressaltou o
procurador-geral de Justiça.
O encontro aconteceu na Sala de Sessões do edifício-sede da Procuradoria
Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa, e contou com a presença da
coordenadora-geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do
Consumidor (Sindec), Lorena Tamanini Tavares; de representantes do
MP-Procon, Procon-JP, Procon-PB, Procon-Cabedelo, Procon-CG e
Procon-Patos; além de representantes do Shopping Tambiá, do Manaíra
Shopping, da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de
João Pessoa (AETC-JP); da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa
(CDL) e da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
A plataforma para resolução de conflitos, o consumidor.gov.br, permite
contato direto para a solução de conflitos entre as empresas que estejam
cadastradas e os consumidores. Ressaltando que possui um alto índice de
resolubilidade – mais de 75% dos conflitos são solucionados. Outro
ponto importante é que as informações quanto ao índice de resolubilidade
das empresas podem ser acessadas pelo consumidor. Dessa forma, pode-se
extrair quais são as empresas que melhor atendem aos seus consumidores.
Por
outro lado, o Sindec permite o registro dos atendimentos individuais a
consumidores, a instrução dos procedimentos de atendimento e dos
processos de reclamação, além da gestão das políticas de atendimento e
fluxos internos dos Procons integrados e a elaboração de Cadastros
Estaduais e Nacional de Reclamações Fundamentadas.
Parcerias
Na reunião dessa quarta-feira também foram definidas as parcerias do
MP-Procon com a AETC, a CDL e os dois maiores shoppings da capital
paraibana. A CDL ficou responsável pela confecção de 10 mil exemplares
do Código de Defesa do Consumidor, com as logos do MP-Procon, da própria
CDL e do portal consumidor.gov.br. Já a AETC fará a divulgação desse
portal nos ônibus de João Pessoa e Campina Grande, tanto na parte
interna dos coletivos quanto nos parabrisas traseiros dos veículos.
Os Shoppings Manaíra e Mangabeira farão a divulgação do portal
consumidor.gov.br nas redes sociais (Facebook, Instagran e Twitter) e em
suas dependências físicas. E o Shopping Tambiá fará a divulgação da
parceria nas suas instalações internas, com o suporte da sua equipe de
marketing.
PB agora
Assessoria